CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sábado, 29 de maio de 2021

Governo alerta para a pior seca em 111 anos para cinco estados

Seca severa no Pantanal deve durar cinco anos, afirma secretário nacional  de Defesa Civil - 30/09/2020 - Cotidiano - Folha

Crédito da foto: Folha UOL - Ilustração

O Governo deve emitir alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em cinco Estados brasileiros – Minas Gerais (MG), Goiás (GO), Mato Grosso do Sul (MT), São Paulo (SP) e Paraná PR). Todos estão na Bacia do Rio Paraná, onde se concentra parte da produção agropecuária e grandes hidrelétricas. Na região, a situação é classificada como “severa” e a previsão é de pouco volume de chuvas para o período.

É o primeiro alerta dessa natureza em 111 anos de serviços meteorológicos do País. A medida corrobora as declarações do presidente Jair Bolsonaro e do Ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, de que o Brasil enfrenta a maior crise hídrica dos últimos tempos.

Fátima “gosta de se apropriar de tudo o que o Governo Federal faz”, diz Fábio Faria

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, usou as redes sociais nesta sexta-feira (28) para criticar a governadora do Rio Grande do Norte (RN), Fátima Bezerra (PT), por ter atribuído para si a articulação em torno da inclusão de trabalhadores da educação no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Sem citar diretamente Fátima, que é a única governadora mulher do País, o ministro das Comunicações atribuiu ao presidente Jair Bolsonaro, e não à gestora potiguar, a ação para acelerar a chegada da vacina para os educadores. Ele alfinetou a governadora dizendo que ela tenta se “apropriar” de ações do Governo Federal.

“Parabéns ao @mqueiroga2 que prontamente atendeu o pedido do PR @jairbolsonaro de priorizar os professores!! Esclarecendo que foi um pleito do Pr Bolsonaro, pq tem uma governadora que gosta de se apropriar de tudo que o governo federal faz para o RN (sic)”, escreveu o ministro, citando também o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

98 FM

Decreto do Governo do RN remaneja recursos da área social

Através do Decreto nº 30.612/2021, a Governadora Fátima Boku’s Bezerra, remanejou a quantia de R$ 2.500.000,00 das despesas determinadas por Sentenças Judiciais para a FUNDASE, e de R$ 850,000,00 retirados do Programa Restaurante Popular e Sopa Cidadã para o Fundo Estadual de Assistência Social.


Brasil registra 2.371 óbitos e 49 mil novos casos de COVID-19 nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (28):

– O país registrou 2.371 óbitos nas últimas 24h, totalizando 459.045 mortes;

– Foram 49.768 novos casos de coronavírus registrados, no total 16.391.930 milhões pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 14.811.266, com o registro de mais 24.974 pacientes curados. Outros 1.121.619 pacientes estão em acompanhamento.

Ministério da Saúde define ordem de imunização de trabalhadores da Educação

O Ministério da Saúde definiu, em nota técnica emitida nesta sexta-feira (28), a ordem de prioridade para vacinação de trabalhadores da Educação. A pasta também autorizou a vacinação de pessoas fora dos grupos prioritários, com idades entre 18 e 59 anos, após esta etapa. (Veja mais abaixo como fica a ordem geral da vacinação).

Conforme o documento, professores de creches e pré-escolas deverão ser os primeiros da fila, e os da educação superior, os últimos (veja ordem mais abaixo). Segundo a assessoria do ministério, serão incluídos todos os profissionais que trabalham na Educação, não somente professores – como os da faxina, portaria e manutenção.

Para as pessoas fora dos grupos prioritários com idade entre 18 e 59 anos, a vacinação deverá ocorrer em ordem decrescente de idade, ou seja: primeiro as mais velhas, depois as mais novas.

A imunização dos grupos não prioritários deverá acontecer ao mesmo tempo em que ocorre a vacinação dos grupos prioritários que vêm depois dos professores. Os profissionais da Educação são o 18º e o 19º grupos prioritários da imunização, conforme a edição mais recente do Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação contra a Covid-19.

Vacinação da Educação: veja ordem de prioridade conforme nível de ensino

  1. Creches
  2. Pré-escolas
  3. Ensino fundamental
  4. Ensino médio
  5. Ensino profissionalizante
  6. Educação de jovens e adultos (EJA)
  7. Ensino superior (grupo prioritário nº 19)

Na nota desta sexta (28), o ministério considera que, como estados e municípios vêm relatando pouca demanda em alguns grupos do plano, ficou decidido, em uma reunião de quinta-feira (27), que a vacinação dos trabalhadores de Educação poderia ser antecipada.

“A jusficativa para a antecipação da vacinação deste grupo diz respeito aos importantes impactos sociais ocasionados pela covid-19 na educação infantil com a necessidade de volta às aulas presenciais. Estes impactos seguramente estão sendo mais importantes justamente nos grupos sociais menos favorecidos”, diz o texto.

A nota afirma ainda que “as creches e escolas contribuem não apenas para a educação, mas também para a segurança alimentar das crianças, cumprindo ainda outras atribuições sociais importantes”, acrescenta a nota.

O documento considera, também, que o ambiente escolar traz “elevado risco de exposição a vírus respiratórios aos trabalhadores da educação”. O texto é assinado pela coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fantinato, e Laurício Cruz, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis.

O documento diz que as doses serão enviadas da seguinte forma:

Parte das doses será destinada aos grupos 14 a 17, cuja vacinação já está ocorrendo:

  • grupo 14: pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas com comorbidades;
  • grupo 15: pessoas com deficiência permanente (18 a 59 anos) sem cadastro no BPC;
  • grupo 16: pessoas em situação de rua (18 a 59 anos);
  • grupo 17: funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Conforme a determinação da nota, parte das doses será, agora, destinada aos trabalhadores de Educação, que serão imunizados na ordem da lista mais acima (grupos 18 e 19).

Depois que os professores forem vacinados, as pessoas de 18 a 59 anos que não se encaixam em nenhum grupo prioritário poderão receber a vacina.

A vacinação desse grupo será feita ao mesmo tempo em que a dos grupos prioritários que vêm depois dos professores, que são:

  • grupo 20: forças de segurança e salvamento e Forças Armadas (na 11ª etapa da Campanha iniciou-se a vacinação escalonada desses trabalhadores, restrita aos profissionais envolvidos nas ações de combate à Covid-19);
  • grupo 21: trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros
  • grupo 22: trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário
  • grupo 23: trabalhadores de transporte aéreo
  • grupo 24: trabalhadores de transporte aquaviário
  • grupo 25: caminhoneiros
  • grupo 26: trabalhadores portuários
  • grupo 27: trabalhadores industriais
  • grupo 28: trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

Autonomia de Estados e Municípios

A nota ressalta, ainda, que “a estratégia organizacional das ações de vacinação é de responsabilidade das três esferas de gestão do SUS”.

A vacinação em paralelo de grupos prioritários e não prioritários, por idade decrescente, já está ocorrendo em algumas cidades e estados do país. A prefeitura de Natal afirmou que vai começar a imunização de pessoas com 59 anos sem comorbidades a partir da próxima remessa de vacinas.

G1