CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7
domingo, 14 de março de 2021
Escandalos nos governos do PT: R$ 111,4 bilhões da CPMF desviados da saúde e outros. VEJA.
Anvisa vai monitorar empresas fabricantes e distribuidoras de oxigênio medicinal
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que vai monitorar empresas fabricantes, envasadoras e distribuidoras de oxigênio medicinal. A agência reguladora quer que as empresas informem, semanalmente, sobre a capacidade de fabricação, envase e distribuição do produto, além dos estoques disponíveis. A medida foi publicada em um edital na edição extra do Diário Oficial da União deste sábado (13).
De acordo com o G1, as empresas ligadas ao fornecimento de oxigênio medicinal também deverão informar à agência sobre a quantidade demandada pelo setor público e privado.
“A medida visa monitorar o abastecimento de mercado e a quantidade demandada de oxigênio medicinal, com o intuito de minimizar o risco de desabastecimento do produto. Dessa forma, o Ministério da Saúde poderá ter previsibilidade sobre o abastecimento de mercado, permitindo a adoção, em tempo hábil, das medidas necessárias à garantia de fornecimento do oxigênio medicinal”, explica a Anvisa.
Segundo a publicação, o Edital da Anvisa informa que a coleta das informações pela agência reguladora acontecerá pelos próximos 120 dias, a contar a partir deste sábado. As informações deverão ser repassadas toda quarta-feira, sendo que o primeiro envio deverá repassar dados dos últimos sessenta dias.
Um ministro sem ética e irresponsável: “Lava Jato vira Mãos Limpas se Moro for declarado parcial”, diz Fachin
Lembrando... Fachin fez comicio pra Dilma em 2010 pedindo votos pra ela... Poderia votar contra o PT? NUNCA....
O ministro Edson *Covarde" Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que, se o ex-juiz Sergio Moro for declarado parcial na Lava-Jato, a operação terá o mesmo fim que a “Mãos Limpas” teve na Itália, desmontada antes de completar 3 anos.
Em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo, o ministro relator da operação defendeu as investigações, apesar de ter anulado as condenações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Fachin atuou para interromper a discussão na 2ª Turma do STF sobre a suspeição de Moro. O ministro Gilmar Mendes é contrário. Disse que a Lava-Jato é o “maior escândalo judicial da história”.
A Lava-Jato completa 7 anos na próxima quarta-feira (17). “Se continuar no caminho de entender que há suspeição (do ex-juiz Sérgio Moro), a história da Lava Jato será a história do que aconteceu com as Mãos Limpas na Itália. É a história de uma derrocada, em que o sistema impregnado pela corrupção venceu o sistema de apuração de investigação e de condenação dos delitos ligados à corrupção”, afirmou Fachin.
O ministro assumiu a relatoria da operação em 2017 na Lava-Jato. De acordo com ele, foram homologadas 120 colaborações premiadas desde o início da operação. A arrecadação somou R$ 1,37 bilhão. Há outros valores mais expressivos recuperados nos juízos de 1º grau, segundo Fachin.
Vacina russa comprada por Estados do Nordeste com dinheiro do governo Bolsonaro serão distribuídas a todo país
Governadores do Nordeste fazem média com dinheiro federal
O consórcio dos Estados da Região Nordeste comprará 37 milhões de doses da vacina russa contra covid-19 Sputinik V. Os contratos terão a participação do governo federal. Os imunizantes serão destinados ao SUS (Sistema Único de Saúde) pelo PNI (Plano Nacional de Imunização), e serão distribuídos em todo o país, a partir de abril.
A informação foi anunciada pelo governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), neste sábado (13), em vídeo divulgado pela sua assessoria. Pela manhã os governadores do Nordeste participaram de uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e representantes da AGU (Advocacia Geral da União).
A previsão é de que até segunda-feira (15) a equipe técnica do ministério já tenha acertado os detalhes contratuais da compra. Segundo Dias, o Ministério da Saúde entraria como interveniente -quando o órgão público manifesta consentimento ou assume obrigações em convênios e contratos.
O governador do Piauí também informou que o Ministério da Saúde trabalha na regulamentação da lei, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que permite a Estados, municípios e empresas privadas importarem vacinas.
“O ministério vai manter o que está na lei: toda vacina, seja comprada pelo municípios, Estados, ou setor privado, será para o PNI, para a distribuição em todo o Brasil”, disse Dias.
Governo federal atualiza cronograma e antecipa previsão de chegada da vacina da Pfizer
O Ministério da Saúde afirmou nesta sexta-feira (12) que 424,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 serão entregues até o fim de 2021. O anúncio foi feito pelo secretário executivo Élcio Franco, acrescentando que, além desse número, o Brasil ainda estaria negociando outros 168 milhões de doses de outros laboratórios.
O número de vacinas da Pfizer agora devem chegar a partir de abril, e não mais em junho. A previsão é de 13,5 milhões de doses ainda no primeiro semestre e outras 86,5 milhões de doses no segundo semestre, totalizando 100 milhões.
“Toda a tramitação que diz respeito ao ministério da Saúde já ocorreu, inclusive a parte de seguro, e agora seus departamentos jurídicos estão finalizando a análise para que possamos assinar, o que deve ocorrer no início da próxima semana”, falou o secretário.
CNN Brasil
Negociação indica que deputado do PP deve assumir vaga de Pazuello
Avançam os entendimentos para a nomeação de um deputado do PP ao cargo de ministro da Saúde, em lugar de Eduardo Pazuello.
Têm sido considerados os deputados e médicos Dr. Luizinho (RJ), como esta coluna revelou há duas semanas, e Hiran Gonçalves (AM).
Não há uma pressão do PP e nem do bloco de partidos de centro, o “centrão”, que na verdade atenderam a sugestão do Planalto para propor alternativas ao presidente Jair Bolsonaro, que continua reticente em relação à troca.
A possível mudança coincidiu, nesta sexta (12), não por acaso, com um esforço de comunicação de Pazuello para tentar esvaziar as tratativas.
Fez parte desse esforço a jogada de fazer do piauiense Welington Dias (PT) porta-voz da notícia de compra de 10 milhões de vacinas russas.