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Assédio moral: cuidado para não tornar o clima na sua empresa um inferno
Atitudes que podem ser consideradas assédio moral no ambiente de trabalho
Há
uma grande quantidade de atitudes de um gestor que causam
constrangimentos ao funcionário. E, resumidamente, o assédio moral
ocorre ao se colocar um indivíduo em uma situação constrangedora
repetidamente. Duas vezes já caracterizam repetição.
Compreender e
evitar essas situações são atitudes fundamentais para a retenção dos
funcionários, preservar o clima organizacional e atrair novos talentos
para a organização. Se não por isso, servem também para reduzir os
riscos jurídicos da empresa.
Entre as atitudes mais comuns de
assédio moral está o feedback negativo de maneira não apropriada.
Criticar alguém em voz alta na frente de seus colegas de profissão é
constrangedor. Além de desmotivar e desmoralizar a pessoa, causa medo em
todos os demais, de que o mesmo ocorra com eles. Feedback é a
competência que exige mais treinamento por parte dos líderes, e sua
execução errada é motivo recorrente de assédio moral.
Uma situação
mais sutil ocorre quando o líder estabelece metas inalcançáveis para o
subordinado. É o caso de, em plena crise econômica, o gerente definir
que as vendas devem aumentar 20%, por exemplo. Como alguém cumprirá
isso? E, se o fizer, qual o custo pessoal envolvido em horas sem dormir,
ausência no ambiente familiar e um grande estresse?
Outra
situação comum, mas também discreta, é a do líder que não oferece
informações necessárias para que o funcionário execute a tarefa de
maneira apropriada, em menor tempo ou com maior qualidade. Em casos
extremos, o líder induz o profissional ao erro.
Observe que isso
causa, propositalmente, um ciclo no qual o funcionário faz algo errado e
recebe um feedback negativo; na sequência, nova tarefa, também com os
mesmos vícios de comportamento da liderança, e o processo se repete.
A
vítima, por fim, acredita que não é capaz de fazer as tarefas sob sua
responsabilidade, se desmotiva e, ou pede demissão, ou transforma-se em
alguém resignado. É tudo que a empresa não precisa, principalmente se
for um profissional com qualidade e que necessite apenas de um ambiente
saudável para desenvolver suas atividades.
Muitos gestores se
surpreenderiam com a resposta à seguinte pergunta: por quais doenças de
meus liderados eu sou responsável? A qualidade de vida de todos diminui
quanto menos consciente for um gerente de suas responsabilidades, não
apenas com o resultado, mas também com a maneira como ele é obtido.
Ele pode causar um clima desanimador, estressante e empobrecedor, ou promover um ambiente relevante, marcante e inspirador.
O
assédio moral é cada vez mais identificável e intolerável nas
organizações. Um bom líder sabe evitá-lo e reprimir aqueles que o fazem.
Afinal, se queremos resultados duradouros, devemos fomentar a
permanência na empresa dos melhores talentos, de maneira saudável e
produtiva.
Vamos em frente!