CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Governo prevê fundo para combustíveis com ativos da Petrobras e sem dividendos

O governo desistiu de incluir dividendos da Petrobras na proposta que cria um fundo de compensação à alta de combustíveis. A ideia é que o fundo seja composto por recursos da própria área, mas sem avançar sobre os dividendos, o lucro distribuído a acionistas da empresa, para não implicar no uso de recursos do Tesouro e não virar alvo de questionamentos de investidores estrangeiros da estatal.

Há uma minuta de texto em construção na Casa Civil com o objetivo de suavizar o preço na bomba de combustíveis e que prevê tanto mudanças no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços) quanto na criação do fundo.

De acordo com integrantes da equipe econômica, no lugar dos dividendos, o fundo contaria com recursos oriundos de ativos da Petrobras, da venda de subsidiárias e ações da Pré-sal Petroleo S.A. (PPSA), braço da União criada no governo de Dilma Rousseff que atua na gestão do modelo de exploração do petróleo.

A soma dessas fontes, afirmam formuladores do texto ouvidos pela CNN, renderia um fundo “robusto”, mas ainda não se sabe se permanente.

A experiência frustrada de outros países, que também criaram fundos do tipo, é observada pelo governo e aliados com atenção. Por isso, a ideia não é das mais fáceis a ser retirada do papel.

Ministério da Saúde planeja abandonar Coronavac a partir de 2022, diz site

 

Com a chegada do fim do contrato da Coronavac, que está previsto para este mês, o Ministério da Saúde não tem mais intenção de adquirir novas remessas do imunizante, segundo informações do site Metrópoles.

“A Coronavac ainda está com o registro emergencial pela Anvisa. Assim, compras futuras (dentro do planejamento do próximo ano) não mais se justificam legalmente por órgão público nessa situação”, disse um integrante do órgão federal ao portal.

De acordo com a publicação, outra justificativa durante as discussões é a inexistência de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação da Coronavac em adolescentes. Ainda segundo a publicação, o fato de que normas técnicas não recomendam a vacina como dose de reforço seria outro argumento.

Na última semana, o Instituto Butantan se adiantou à possibilidade de ficar de fora das novas compras do Ministério da Saúde e anunciou a venda de doses da Coronavac a cinco estado. O governo federal, contudo, reagiu e apontou que o acordo com a farmacêutica prevê exclusividade total até o fim do contrato.

Congresso prorroga prazo de MP que cria o Auxílio Brasil

O presidente do Congresso Nacional e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), prorrogou por 60 dias o prazo de validade da Medida Provisória (MP) 1.061/2021 que institui os programas Auxílio Brasil e Alimenta Brasil. A medida foi publicada hoje (4) no Diário Oficial da União (DOU).

O Auxílio Brasil é o novo programa social que pretende substituir o Bolsa Família. A MP instituindo o projeto foi publicada no dia 10 de agosto. Ele tem três modalidades de benefício básico: para primeira infância, para famílias com jovens de até 21 anos de idade e para a complementação de famílias que não conseguirem sair da extrema pobreza mesmo após receber benefícios anteriores.

Além do benefício básico, o Auxílio Brasil social terá seis  acessórios, que poderão se somar ao valor recebido. Eles funcionarão como bônus para quem cumprir determinados requisitos adicionais.

Pagamentos podem começar em novembro

A intenção, segundo o governo, é iniciar os pagamentos desse novo programa em novembro. Os novos valores ainda não foram anunciados, mas a expectativa é de um aumento de, no mínimo, 50% sobre o valor médio do Bolsa Família, que atualmente é de R$ 189.

Presidenciável Ciro Gomes/PDT têm encontro com Datena/PSL

O pré-candidato a presidente do PDT e o apresentador José Luiz Datenta deram mais um passo na costura por uma chapa formada pela dupla na sucessão federal de 2022. Os dois nomes cotados na corrida para o Palácio do Planalto tiveram encontro na noite de sábador onde afinaram suas propostas eleitorais. As informações são do Terra.

No mês passado, o apresentador foi convidado a se filiar ao PDT pelo presidente nacional da sigla, Carlos Lupi – que também participou do jantar. Datena se solidarizou com Ciro pelo vaias recebidas durante ato na Avenida Paulista, ocorrido no mesmo dia.

Em julho, Datena se filiou ao PSL, e foi lançado pela sigla que elegeu Jair Bolsonaro em 2018 como pré-candidato à Presidência em 2022. No entanto, após o avanço na negociação pela fusão entre DEM e PSL, o apresentador estaria se sentindo “desconfortável” na legenda. “Ele quer esperar essas definições internas (para definir a filiação)”, disse o presidente do PDT.

RN registra nenhum óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 02

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (4). São 369.000 casos totalizados. No domingo (3) eram contabilizados 368.994, ou seja, 06 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 02 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.341 no total, com o registro de nenhum óbito nas últimas 24 horas. No domingo (3) eram 7.341 mortes. A Sesap não registrou mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.334.

Recuperados são 259.490. Casos suspeitos somam 176.705 e descartados são 737.391. Em acompanhamento, são 102.169

Pane do WhatsApp, Facebook e Instagram é global

WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam instabilidade no começo da tarde desta segunda-feira (4). Internautas em todo o mundo estão relatando dificuldade pra acessar os serviços que pertencem ao Facebook.

O termo WhatsApp se tornou o primeiro nos Trending Topics do Twitter no Brasil por volta das 12h50. Às 13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o o aplicativo de mensagens. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil e, para o Facebook, 5 mil. 

Ao g1, o Facebook informou que está investigando o motivo dessa instabilidade. 

No Twitter, o WhatsApp postou: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.

Após quarentena nos EUA, Marcelo Queiroga desembarca em São Paulo

Minha agenda hoje é dormir', diz ministro da Saúde ao desembarcar no Brasil  | São Paulo | G1

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, desembarcou em São Paulo por volta das 8h desta segunda-feira (4), depois de passar duas semanas em isolamento em Nova York, por ter sido diagnosticado com Covid-19. Ele permaneceu em quarentena desde 21 de setembro, dia em que a comitiva presidencial embarcou de volta para o Brasil após participar da 76ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

O teste negativo para Covid-19 foi realizado nesse domingo (3). A informação foi confirmada pelo próprio ministro, que agradeceu “a todos que enviaram boas vibrações”.

Durante o desembarque em São Paulo, Queiroga disse que teve sintomas da doença, mas que se recuperou. Ele afirmou estar preocupado em controlar a pandemia, que já esteve duas vezes na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid e que está à disposição de todas as instituições brasileiras, sobretudo do povo brasileiro. “Tenho certeza que estou cumprindo a minha missão”, declarou.

Ele disse que pretende dormir quando chegar a Brasília. O ministro também ressaltou o papel do governo na luta contra a pandemia. “Temos uma das maiores campanhas de vacinação do mundo, distribuímos mais de 300 milhões de doses. Isso deixa a gente com sensação de dever cumprido. Já estamos aplicando reforço nos idosos, nos profissionais da saúde, estamos no caminho certo, vamos em frente superar essas dificuldades.”

Desesperada por fracasso de Huck, Globo contrata padre Fábio de Melo para ser repórter do Domingão em 2022

Fábio de Melo agora é funcionário da Globo. Ele foi contratado na semana passada para atuar como um repórter especial do Domingão com Huck. O padre galã vai protagonizar um quadro em que viajará pelo país para contar histórias de fé e de ações pelo bem. É a primeira novidade confirmada para o programa de Luciano Huck em 2022.

O quadro deverá se chamar Fé na Estrada, e Fábio de Melo viajará sozinho, sem Huck ao seu lado. O próprio apresentador está escrevendo as escaletas (espécie de esqueleto de um roteiro, com todas as diretrizes da gravação) a partir de histórias pesquisadas por uma equipe montada especialmente para a atração.

Para escanteio: Amoêdo é deixado de lado e Novo convida Luiz Felipe d’Avila para disputar a Presidência

O fundador do think tank Centro de Liderança Pública, Luiz Felipe d’Avila, disse nesta segunda-feira, 4, que foi chamado para ser candidato à Presidência da República pelo Partido Novo. O presidente da legenda, Eduardo Ribeiro, formalizou o convite. D’Avila pediu duas semanas para pensar, e já impôs condições. “Primeiro é que meu nome una o partido, a minha cota de partido desunido eu já tive no PSDB e não preciso ter outra”, disse. “A segunda é que nós devemos agir para a construção de uma união do centro.”

D’Ávila disputou as prévias do PSDB para o governo de São Paulo em 2018, na qual o atual governador João Doria (PSDB) conseguiu 80% dos votos. Em seguida, foi um dos coordenadores da campanha do tucano Geraldo Alckmin à Presidência. Alckmin terminou em quarto lugar reclamando de ter sido abandonado por Doria. D’Avila saiu do partido. Sua possível chegada ao Partido Novo ocorre em meio às disputas internas entre o criador da sigla, João Amoêdo, e dirigentes que o acusam de impôr um partido de pensamento único. As informações são da Revista Oeste.