CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

domingo, 7 de julho de 2019

Maior desde 2007: MEC amplia acompanhamento da frequência de estudantes do Bolsa Família

Estudantes beneficiados pelo Bolsa Família tiveram o maior registro de frequência desde 2007 para o período de abril e maio, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). 
Nesses meses, o governo conseguiu acompanhar 89,81% dos alunos beneficiados. 
Em 2007, só 68,95% dos estudantes foram registrados.
O MEC monitora a frequência escolar dos alunos com idade entre 6 e 17 anos cujas famílias recebem o benefício do Bolsa Família do governo federal. 
Ao todo, 14.044.578 estudantes são contemplados pelo programa.

Senado pode reincluir Estados e Municípios na reforma

Politicamente, a inclusão de Estados e Municípios na reforma da Previdência já saiu do radar de discussão dos deputados. O próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia, admite que se essa discussão for retomada durante a votação da proposta no plenário, de cara seriam perdidos entre 50 e 6o votos a favor da reforma. Descartada pelos deputados, a ideia, porém, pode voltar à discussão pela mão dos senadores.

Se for aprovada pela Câmara, a reforma segue para a apreciação do Senado. E um grupo influente de senadores, incluindo Tasso Jereissati (PSDB-CE), que tem coordenado as discussões sobre a reforma na Casa, admite que pode reincorporar esse ponto. Embora a ideia atenda em cheio a pretensão dos governadores e prefeitos, causaria um efeito colateral político imediato. Se for alterada, a reforma precisaria voltar para a Câmara para nova votação, atrasando sua tramitação. 
Para impedir que isso aconteça, uma alternativa seria tratar do tema através de outra Proposta de Emenda Constitucional.

Reforma da Previdência vai ao plenário da Câmara dos Deputados na próxima terça-feira

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que vai pautar a reforma da Previdência no plenário  próxima terça-feira (9). 

Lembrando que como é uma Emenda à Constituição, a proposta tem que ser votada em dois turnos.

Na última reunião da comissão especial, que durou cerca de 16 horas, o grupo aprovou o texto-base e analisou 17 destaques ao parecer, aprovando apenas dois.

Receita paga segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2019 na próxima segunda

A Receita Federal paga na próxima segunda-feira (15) o dinheiro do segundo lote de restituição do Imposto de Renda.
Cerca de 3 milhões de contribuintes vão receber dinheiro do Fisco este ano. 
Ao todo, serão desembolsados cerca de R$ 5 bilhões, incluindo lotes residuais de declarações que caíram na malha fina entre os anos de 2008 e 2018.

Com carta sobre o Amor, estudante vence etapa de concurso internacional

Com carta sobre o Amor, estudante vence etapa de concurso internacional
 
Leon Freitas Lopes, vencedor da etapa estadual do concurso

Leon Freitas Lopes, aluno do curso Técnico Integrado em Edificações do Campus Natal-Central do IFRN, venceu a etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas. A 48ª edição do concurso, cujo tema foi “Escreva uma carta sobre o seu herói”, é promovida pela União Postal Universal (UPU); realizada no Brasil pelos Correios.
Além de Leon, foram classificados, em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Emilly Eduarda Lopes Silvestre, 15 anos, do 1º ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Profissional – CEEP Dr. Ruy Pereira dos Santos, em São Gonçalo do Amarante/RN; e Sofia Severo Galvão, do IFRN Campus Parnamirim. Os estudantes e as escolas representantes receberão premiações. E o resultado nacional do concurso será divulgado no dia 2/5, no site dos Correios. 
Confira abaixo a carta vencedora da etapa estadual, na íntegra: 
"Caros leitores,
Talvez, aos seus olhos, pareça estranho tratar o Amor como concreto, como algo que permeia as ruas e vielas do meu ser. Entretanto, conversando com minha querida amiga infância, recordei de um lúgubre fato: os heróis, para o meu antigo eu, eram apenas personagens em filmes animados ou, até mesmo, bonecos, em vitrines, que não demonstravam emoção. Isso até conhecer o Amor.  
Ele, para muitos, não passa apenas de um sentimento marcado pela melancolia e a utopia.  Já para mim, essa ideia carece de solidez e me faz reafirmar o pensamento de um renomado filósofo de que a falsa percepção humana atrapalha a compreensão  da realidade. E por que o tão falado Amor é o meu herói?
Ampliando minha visão para o meu passado, lembro-me que ele sempre esteve presente. No carinho do Criador, no sorriso doce da minha mãe, no olhar atenuoso do meu pai,  nas brincadeiras com meus irmãos, em reuniões da família, na alegria do meu cachorro ao chegar, nos sermões dos  professores e nas risadas dos amigos. Ele é parte deles. 
Seu significado vai além de uma simples afeição. É nele que se baseiam todos os outros sentimentos necessários para a convivência, a socialização e o relacionamento entre os indivíduos. Sem ele não existiria a empatia nem o altruísmo que inspiram pessoas a ajudar os moradores de Brumadinho; não existiria a compaixão que leva o projeto Médico Sem Fronteiras a mais de 70 países; não existiria a abnegação, que possibilita voluntários ajudarem crianças africanas desnutridas; sem o Amor, eu não teria esperança de algum dia, um inesquecível dia, ver o meu grande e belo país com nenhum rastro de corrupção.
E, mesmo sabendo disso, várias vezes, questionava: onde está o Amor nessa sociedade preconceituosa? Por que tantos homicídios assombram nossa comunidade? Por que a violência perpertua-se como característica do século XXI?  E a intolerância, por que tornou-se tão intrínseca na população?
Tais perguntas me levam novamente aos tempos de meninice, nos quais meus velhos heróis se encontram. O Batman, Homem-Morcego, embora a garra, nunca derrotou de uma vez por todas o Coringa. O Super Homem, com todos os seus magníficos poderes, sempre enfraquecia chegando próximo a "Kriptonita". Analogamente a eles, o meu herói também possui seus vilões. O ódio é o mais devastador. É nele que nascem as principais mazelas da sociedade: a intolerância, o racismo, a xenofobia, a homofobia, o feminícidio, o homicídio. Eles estão crescendo de uma forma cada vez mais frenética e isso me entristece. Não creio que o Amor seja mais fraco, e sim, menos reconhecido.
Se as pessoas não o vissem apenas como um mero afeto, talvez o mundo, o amargo mundo em que vivo, fosse um pouco mais gentil. 
Sei que um simples texto não é o bastante para agradecer ao meu herói. Todavia, queridos leitores, não vejam essa carta como palavras avulsas que devem ser guardadas na escrivaninha de um quarto escuro; vejam-na como confissões de um garoto imaturo que busca proteção; a proteção de um mundo perverso que pode machucar;  a proteção dos preconceitos vagantes na sociedade.  Em meio aos devaneios e às confusões persistentes na juventude, percebi que os verdadeiros heróis não são aqueles desenhados em quadrinhos ou com poderes sobre-humanos, mas sim aqueles que dão força e esperança para os necessitados; os presentes, fisicamente ou não; os capazes de mudar histórias, de mudar corações. Esse é o Amor, meu herói. 
Enfim, me despeço com o desejo de que o Amor seja o essencial em nossas vidas. 
Um abraço do Pescador de Sonhos.
30/04/2019 - Concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios

Acesse mais conteúdo sobre o aluno premiado aqui.