CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

terça-feira, 27 de abril de 2021

O ódio a um presidente o leva a ser chamado de genocidio e não quem criou o virus, o Dragão.

 

 Youtube/JCO

Renato Barros, do Canal Questione-se, foi um dos primeiros a alertar sobre o que estava acontecendo em Wuhan, na China, onde fica também o laboratório de estudo e criação de armas biológicas da ditadura chinesa.

Em entrevista reveladora ao repórter Allan Pitz, Barros falou sobre como o governo chinês escondeu o coronavírus do mundo, e como o partido comunista de Xi Jinping vem tentando escravizar o Brasil, não apenas do ponto de vista econômico, mas também financiando partidos políticos, comprando grandes empresas, grupos de comunicação e emissoras de TV.

Renato Barros falou também sobre os aproveitadores, que estão usando a quarentena do coronavírus, para atacar o governo federal 24 horas por dia em rede nacional, causando ainda mais pânico e revolta nos brasileiros, encenando o maior show de horrores e covardia que o Brasil já presenciou. Ele comentou ainda sobre os ataques do embaixador chinês no Twitter ao governo federal, que resultaram numa resposta simples e verdadeira de Eduardo Bolsonaro.

Confira alguns trechos da entrevista:

“No ano de 2015, a revista Nature fez uma reportagem inteira falando sobre o perigo da manipulação de vírus, armas biológicos, na China, e que isso poderia causar uma pandemia. Agora, do mesmo lugar no qual eles alertaram, sai um vírus. Inclusive, tem uma mulher, a general Chen Wei, que é perita em armas biológicas, ora, se é perita, é porque eles possuem armas biológicas. Seria o coronavírus uma arma biológica? E ela [a mulher general] foi enviada para Wuhan logo que o vírus começou. Alguma coisa poderia estar sendo desenvolvida ali no laboratório de Wuhan.”

Confira o link da revista Nature citado por Renato Barros: https://www.nature.com/news/engineered-bat-virus-stirs-debate-over-risky-research-1.18787?WT.mc_id=TWT_NatureNews

“A rede Bandeirantes tem um grande acordo com o Partido Comunista Chinês. Os chineses estão comprando muitas empresas brasileiras e nosso jornalismo, infelizmente, a extrema imprensa que está aí, está totalmente corrompida, em caráter, moral, se dobram. Se o presidente Bolsonaro se dobrasse a eles, liberasse verba, o problema dele teria acabado. É só ver o exemplo de alguns governadores que liberam verbas para essas empresas, eles não são atacados em nenhum momento.”

Confira matéria da própria emissora Band falando sobre o acordo de cooperação com a China:

https://noticias.band.uol.com.br/noticias/100000975707/grupo-bandeirantes-e-china-media-group-fecham-acordo-de-cooperacao.html

“O documentário ‘Hard to believe’ (Difícil de acreditar) mostra todas as denúncias e dão o motivo pelo qual o Partido Comunista Chinês não permitiu que cientistas internacionais fossem para lá. O que eles denunciam lá, e que eu venho falando também, e agora eles mostram com imagens: cristãos, muçulmanos e todos aqueles que são contrários ao sistema comunista ou são uma ameaça ao partido comunista, são presos, e lá existem os campos de ‘reeducação’, tais como as gulags da União Soviética. As pessoas que estão lá, sabe para que elas servem? E quem denuncia isso é um médico nesse documentário, servem como repositório de órgãos – seus órgãos são arrancados para serem colocados em pessoas do partido comunista, ou em quem é a favor deles.”

Confira o link com o documentário que mostra os horrores que a ditadura chinesa tenta esconder:

“O bilionário chinês Guo Wengui, exilado nos Estados Unidos, disse que em fevereiro já existiam 1 milhão e meio de pessoas contaminadas, 240 milhões de pessoas em quarentena forçada, e que tem 52 crematórios trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana para queimar os corpos, ou seja, a coisa já era gigantesca e eles esconderam do mundo.”

Confira o link com as denúncias do bilionário chinês:

“Outra denúncia, uma chinesa que esteve dentro desses hospitais que eles construíram em 10 dias, que eu já afirmava na época que isso era propaganda comunista... uma mulher chinesa que esteve lá, ela denunciou: ‘Olha, eu estive lá, eu vi um senhor de 70 anos, que ainda se mexia, foi envolto em quatro sacos para corpos e colocado ainda vivo para ser cremado’.”

Confira o link com a denúncia de pessoas sendo cremadas vivas na China: https://www.youtube.com/watch>v=WHJESMO8JiQ&feature=youtu.be

Mais do que uma entrevista, as palavras de Renato Barros são um instrumento para reflexão, para nos alertar contra os perigos dos governos totalitários, infelizmente louvados pela extrema esquerda e os militantes da imprensa.

Essa é a importância da internet livre, que muitos querem calar, para que verdades não venham à tona. Na China, o povo não pode usar a internet, logo, uma entrevista como essa nunca seria possível.

Veja a entrevista completa:

Siga o Canal Questione-se:

https://www.youtube.com/user/RenatoGBarros

da Redação


*- O DRAGÃO (China) E A PEDRA NO SAPATO (Bolsonaro)-* Essa análise é um alerta ao Brasil

Bianca de Florianópolis - Home | Facebook

*- O DRAGÃO (China) E A PEDRA NO SAPATO (Bolsonaro)-*
Essa análise é um alerta ao Brasil 
 
*- LEITURA OBRIGATÓRIA, sem a qual você nunca entenderá o Governo JAIR BOLSONARO nem o futuro que lhe aguarda.  
10/04/21 por J.E. Conti (joeconti@uol.com.br).*
- Quando morei na China, no final da década de 1980 e início dos anos 1990, pude ver com meus olhos o início do crescimento daquele país.
- A cultura chinesa regada pela docilidade de um povo que há mais de 4 mil anos vive sob domínio dos imperadores, a maioria déspota, permitiu que a troca pelo regime comunista não fizesse qualquer diferença para eles, exceto em Hong Kong e Macau, onde os ventos de liberdade sopraram com maior velocidade.
- Mas o mundo desenvolvido (Europa e Estados Unidos) percebeu que poderia usar a China a seu favor. Enquanto um engenheiro europeu ganhava 5 mil dólares por mês para trabalhar 36 horas por semana, um chinês trabalharia com muita vontade até 80 horas por semana, em troca de apenas 50 dólares mensais (como não é um país cristão, lá não existe domingo). Era um sonho para as empresas mundiais.
- Estados Unidos e Europa investiram trilhões de dólares na China por mais de 20 anos seguidos, fazendo com que a economia chinesa crescesse a gigantescas taxas de 12% a 15% ao ano por décadas. Chegamos à década de 2010 com a China ultrapassando as potências europeias e asiáticas e se tornando a segunda potência mundial.
- Isso acendeu uma luz nas nações mais desenvolvidas, que decidiram reduzir os investimentos na China e os transferiram para a Índia. Entretanto, o ritmo alucinante do
crescimento chinês ainda levou alguns anos para sentir o redirecionamento dos investimentos, reduzido “suavemente” dos 15% para algo em torno de 6%. 
A Índia agora é a bola da vez, com a economia crescendo a estonteantes 10% ao ano.
- Mas as nações desenvolvidas não consideraram dois pontos básicos: *ambos os países (China e Índia) possuem uma população acima de 1,3 bilhão; e também precisam de muita comida para alimentar sua população.*
- Uma pequena ascensão social de 10% da população, por conta do aumento de oportunidades de trabalho e renda, representa toda a população de vários países europeus.
- Isso tem levado os chineses e indianos a “invadirem” os países mais pobres, sejam da Ásia ou da África para, à semelhança do que a Europa fez nos séculos passados, explorar
todas as riquezas desses países pobres.
- Se apenas 1% dos 10% mais ricos desses países
resolvessem investir seus lucros na Europa ou EUA poderiam criar (e têm criado) problemas no sistema bancário mundial. A China hoje já possui mais de 4 trilhões de dólares em títulos do tesouro americano e investimentos diversos em países pobres (Brasil, inclusive) acima de 1,5 trilhão de dólares.
- Os indianos e chineses (mais estes), que prezaram pouco pela ética ou valores morais judaico-cristãos *(são países onde o cristianismo é minoria),* encontraram nos países pobres um “ambiente” amigável para praticar seu esporte favorito: *a corrupção.*
- Os chineses, há mais tempo no mercado e com menos problemas de consciência, conseguiram dominar mais áreas na África. *Porém, para prover comida, a joia da coroa era a América do Sul, sendo o Brasil a mais preciosa.*
- Novamente, por uma mistura de ideologia e corrupção, a China tem levado vantagem sobre a Índia. Vários países latinos já estão beijando os pés chineses, *pagando seus empréstimos com comida e matéria-prima subvalorizadas.*
*- Mas o sonho de consumo dos chineses sempre foi o Brasil. * Tudo estava indo bem, mas quando os chineses finalmente resolveram *comprar o Brasil, * eis que os brasileiros, alheios
a tudo o que se passava no mundo, *resolveram colocar Bolsonaro na presidência.*
- O problema é que os governos passados prometeram mundos e fundos para os chineses, que pagaram grandes lotes de propina na esperança de garantir comida e recursos naturais por mais 500 anos.
- Agora, mesmo *comprando muitas terras, cooperativas agrícolas, empresas, portos, ferrovias, etc*, suas atividades a cada dia estão mais restritas no Brasil. *A xenofobia está à flor da pele.*
- A realidade é que os chineses estão sofrendo na América do Sul. Investiram muitos bilhões na Venezuela, confiantes no petróleo, mas a produção de 3,5 milhões de barris diários caiu para 400 mil. Na Argentina, com a crise do coronavírus, a queda na produção foi de mais de 40%, ou seja, não tem comida para pagar os empréstimos. Pelo lado americano e europeu, a pressão está cada dia maior e os acordos comerciais que privilegiavam a China nos mercados mundiais estão, um a um, sendo revisto com sérios prejuízos para os chineses. Até Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, continuou a política restritiva americana com a China (e ainda chamam o Trump de nacionalista).
- A pergunta de 1 trilhão é: Qual será a consequência disso tudo para a China e a
Índia? As questões comerciais dos chineses com europeus e americanos são o menor dos problemas. A questão “custo” ainda será importante por algum tempo, logo a China conseguirá vender seus “xing-lings” por um bom tempo. *Mas o gargalo será arranjar comida para quase 3 bilhões de pessoas (China + Índia), que estão ficando um pouco mais ricas e exigindo um pouco mais de comida em seus pratos.*
- Será que os dois maiores produtores de alimento do mundo (EUA e Brasil) vão dar colher de chá para China e Índia? *Acho muito difícil, ainda mais se Bolsonaro conseguir um novo mandato de mais quatro anos. Daí, a urgente necessidade de evitar, a “qualquer custo”, sua reeleição.*
- O grande problema é que a crise alimentar já está batendo à porta e esperar mais seis anos será uma eternidade. Estados Unidos e Europa consomem aproximadamente 40%
de todos os alimentos produzidos no mundo. Se considerarmos os grandes países da Ásia (Japão, Coréia, Malásia, etc), já teremos mais de 70% dos alimentos produzidos
comprometidos. Como alimentar com 30% os 50% restantes da população do mundo?
- Não tem mágica nem matemática. Em pouco tempo, teremos fome nesses pobres países
ricos. Estamos falando de muitos milhões de pessoas sem comida suficiente para viver.
*- Consegue entender agora a razão de todo esse esforço da China, aliada aos governadores de esquerda, para destruir o governo Bolsonaro? É uma questão de sobrevivência.*
*- Só resta a China, e por tabela a Índia, tomar o maior celeiro de comida do mundo. Se não tomarem o Brasil, além de boa parte da população desses países passar fome, o preço das commodities vai disparar nos mercados mundiais.*
- Recentemente, o presidente Emanuel Macron disse que vai separar áreas na França para plantar soja. Hoje, isso parece uma piada, pois o custo de 1 tonelada de soja na França deve ser 30 vezes maior que no Brasil. Mas, e daqui a 10 anos quando faltar soja no mercado? Macron pode ser tudo, menos louco.
- Atualmente, poucos países, como o Brasil, EUA, Canadá e Argentina, conseguem alimentar sua população e essa situação deve perdurar por muitos anos. *O Brasil está em uma situação muito privilegiada, pois usamos apenas 16% de nosso território com a agricultura e pastagem para gado.*
- Podemos ainda crescer 100%, sem comprometer qualquer sistema ecológico.
- Por qualquer ótica que se tente resolver essa questão chamada “comida” passaremos pelo
Brasil e todos sabem disso, daí *a luta da Europa e dos Estados Unidos, por exemplo, para impedir que nossa agricultura cresça usando como argumento a destruição da Amazônia*
- Querem destruir (ou pelo menos tentar) aquele que será o maior celeiro do mundo até 2030. *Mas a pedra no sapato chama-se Bolsonaro e a direita brasileira.*
- Creio que tanto Estados Unidos quanto Europa deveriam tratar melhor o Brasil. É a única chance que possuem para dobrar o grande dragão, exceto se, mais uma vez, a China resolver eliminar 20% da sua população, *já que o vírus chinês não conseguiu matar nem 1% da população mundial.*
*- Resumo: se a China comprar o Brasil, o mundo passará fome. Se não comprar, a China passará fome.* Nada é impossível para esse país onde morrer pela nação é um ato heroico
para o pobre povo chinês. Por isso tudo é possível, não duvidem.
- Espero que o Brasil se prepare e, para o bem do mundo, que os chineses, *os governadores e políticos corruptos, junto com a imprensa ideologicamente comprometida e parcial, não consigam derrubar Bolsonaro*, acelerando a mudança da cor da nossa bandeira para vermelha com estrelas.
*- O que a falta de comida no prato pode fazer no mundo!*
 
*J.E. Conti (joeconti@uol.com.br) é engenheiro, consultor de negócios, escritor e empresário.*

Bolsonaro diz que vai recompor cortes no Orçamento “brevemente e pelas vias legais”

ujjuuj 1 Bolsonaro diz que vai recompor cortes no Orçamento “brevemente e pelas vias legais”

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda-feira (26) que os cortes feitos por seu governo no Orçamento serão recompostos, de forma a evitar que o país pare. A declaração foi feita durante a cerimônia de inauguração de um trecho de 22 quilômetros (km) da BR-101 na Bahia. Durante o evento, Bolsonaro criticou governadores que estariam usando o vírus para “subjugar” a população.

Dirigindo-se “àqueles que criticaram os cortes no Orçamento”, Bolsonaro disse que a medida foi adotada por “questão técnica”, mas que “com toda certeza, brevemente e pelas vias legais faremos a devida recomposição do nosso Orçamento, porque o Brasil não pode mais parar”, disse o presidente, segundo reportagem da Agência Brasil.

“Está chegando a hora, pessoal. Está chegando a hora de o Brasil dar um novo grito de independência porque não podemos admitir alguns pseudogovernadores quererem impor a ditadura no meio de vocês, usando o vírus para subjugá-los”, acrescentou.

Bolsonaro disse que, desde sempre, manifestou preocupação com a influência que o isolamento social decorrente da pandemia teria para os índices de desemprego no país.

“Eu sempre disse que, além do vírus, tínhamos de nos preocupar com a questão do desemprego. Não foi o governo federal que obrigou vocês a ficarem em casa. Não foi o governo federal que fechou o comércio. Não foi o governo federal quem destruiu milhões de empregos. Podem ter certeza de que esse suplício está chegando ao fim. Brevemente voltaremos à normalidade, com o apoio de todos”, disse.

“Está chegando a hora de o Brasil dar um novo grito de independência, diz Bolsonaro

bolsonaro com bandeira 1 “Está chegando a hora de o Brasil dar um novo grito de independência, diz Bolsonaro

Na cidade de Feira de Santana (BA), na Bahia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou, na manhã desta segunda-feira (26/4), que está “chegando a hora de o Brasil dar um novo grito de independência”. Ele fez um discurso durante inauguração dos 22 quilômetros de duplicação da BR-101 entre os municípios baianos de Feira de Santana e Esplanada.

“Tenham certeza de que o povo que falou que nossa bandeira não será vermelha. Jamais será vermelha! E dizer mais: está chegando a hora de o Brasil dar um novo grito de independência. Não podemos admitir alguns pseudo governadores quererem impor a ditadura no meio de vocês, usando do vírus para subjugá-los”, disse Bolsonaro, em referência à pandemia na Covid-19.

O presidente afirmou que o governo sempre tratou a questão do vírus com muita responsabilidade, mas que também se preocupou muito com o assunto do desemprego, como disse em outras ocasiões.

“Não foi o governo federal que obrigou vocês a ficarem em casa. Não foi o governo federal que fechou o comércio e destruiu milhões de empregos. Pode ter certeza que esse suplício está chegando ao fim. Brevemente, voltaremos à normalidade, com o apoio de todos”, continuou.

Ministro diz que envio de Coronavac só deve ser normalizado em 10 dias

guardado Ministro diz que envio de Coronavac só deve ser normalizado em 10 dias

O ministro  Marcelo Queiroga disse hoje à Comissão Temporária Covid-19 do Senado que a campanha de vacinação tem “acelerado o seu ritmo” e que está trabalhando forte para conseguir mais doses de vacinas .

O ministro também anunciou que o primeiro lote da vacina Pfizer chegará no dia 29 de abril  e destacou dificuldade de produção da Coronavac por falta de insumos no Instituto Butantan.

Ele citou o apelo de muitos governadores e prefeitos para que reposição para segunda dose. E lembrou o exemplo de sua João Pessoa, que judicializou a demanda e conquistou ovas vacinas da vacina do Butantan.

Apesar do êxito, não recomendou a postura:

Esse não é o melhor caminho porque se todos judicializarem não vai adiantar.

Não tem para todos… 

Coronavac no ritmo de antes, agora, só daqui a 10 dias. Ou seja, lá para o dia 06 de maio. E prometeu nova nota técnica, esclarecendo a postura dos municípios para os que tiveram o prazo vencido ou a se vencer.

PGR denuncia governador do Amazonas por organização criminosa

Governador do Amazonas Wilson Lima 1 PGR denuncia governador do Amazonas por organização criminosa

A Procuradoria Geral de República (PGR) denunciou o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) e outras 17 pessoas por organização criminosa por conta de gestão da pandemia da covid-19. Segundo a denúncia apresentada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o grupo está sendo investigado pela suposta prática de crimes de dispensa indevida de licitação, fraude em licitação e peculato em meio à pandemia do covid-19.

Além do governador, a PGR também denunciou o vice-governador Carlos Almeida, o chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho, o ex-secretário de Saúde, Rodrigo Tobias e outras pessoas incluindo empresários, que também são suspeito de cometer crimes na compra de respiradores para pacientes de covid nos estado.

A novela das vacinas: Passaporte Covid-19 europeu deve excluir vacinas não aprovadas na UE, como Coronavac

 vai pra la A novela das vacinas: Passaporte Covid-19 europeu deve excluir vacinas não aprovadas na UE, como Coronavac

O que irá aparecer criticos de plantões achando que entende do assunto criticando quem publica esse tipo de materia, será uma brincadeira dizendo: "não publiquem isso que atrapalha o plano de vacinação". Agora engulam essa criticos sem entendimentos...

Com a retomada das viagens globais no horizonte, começa a ficar evidente que o tipo de vacina recebida pode determinar para onde as pessoas podem ir. A União Europeia planeja permitir a entrada durante o verão de americanos imunizados com vacinas aprovadas pela agência reguladora do bloco, segundo sinalizado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em entrevista no domingo ao jornal “The New York Times”.

Com isso, pessoas vacinadas com imunizantes das fabricantes chinesas Sinovac Biotech e Sinopharm provavelmente serão impedidas de entrar no futuro previsível, com sérias consequências para a atividade empresarial global e o renascimento do turismo internacional.

Com o avanço das campanhas de vacinação ao redor do mundo, aprovações de reguladores em diversos países e regiões preparam as bases para uma bifurcação global, onde o imunizante obtido pode determinar em quais países as pessoas podem entrar e trabalhar.

Para cidadãos chineses que viajam ao exterior regularmente e ocidentais que desejam buscar oportunidades de negócios na segunda maior economia do mundo, surge o dilema sobre qual opção escolher. Até agora, a China reconhece apenas as vacinas chinesas, e seus imunizantes ainda não foram aprovados nos Estados Unidos ou na Europa Ocidental.

Marie Cheung, cidadã de Hong Kong, viaja regularmente para a China continental para trabalhar com uma empresa de veículos elétricos, uma rotina que foi interrompida pelas longas quarentenas obrigatórias desde o início da Pandemia.

Parabéns, Dra Roberta Lacerda! Para a Patota esquerdopata e mídia Chapa Branca que não entende de medicina

Eles (jornalistas, blogueiros) pensam que sabem! Sabem sim, desvirtuar e meter medo nas pessoas fazendo campanha contra nós médicos que sabemos o que fazemos quando prescrevemos, disse médica que fez uma critica pautada no MAU JORNALISMO MILITANTE DE PAUTA IDEOLÓGICA que assusta o país. Ainda tem pessoas que acreditam na medicina e confiam nele muito mais que os que fazem um mau jornalismo creditado no receber mais pra divulgar noticias defendendo governos. Ela bateu de frente, sem medo de se expor e ser criticada.

A Dra Roberta Lacerda deu uma “burduada” no seu Instagram, onde deixou claro quem é quem no jogo do bicho. Teve Jornalista ficando irado. Aquela patota esquerdopata e da Mídia Chapa Branca que serve a Governadora Fátima Bezerra fazendo PANTIM. Não passou de PANTIM.

blogue do Xerife. PARABÉNS, Dra Roberta Lacerda!

certissima Parabéns, Dra Roberta Lacerda!

 

 

Vacina que Fátima Bezerra quer comprar para o RN é reprovada pela Anvisa - O que irá aparecer nas redes sociais de criticos será uma brincadeira

spuc Vacina que Fátima Bezerra quer comprar para o RN é reprovada pela Anvisa

Gerentes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reprovaram nesta segunda-feira (26) a importação da vacina russa Sputnik V ao Brasil. Os técnicos do órgão apontaram a falta de documentação e possíveis riscos à saúde como alguns dos motivos que os levaram a rejeitar a vacina por enquanto.

Os relatórios técnicos servem para embasar a decisão da diretoria colegiada da Anvisa.

Cinco diretores votaram nesta segunda. São eles que dão a palavra final sobre a aprovação ou não da importação do imunizante russo.

O colegiado se reuniu extraordinariamente para cumprir decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski, que concedeu um prazo de 30 dias para que a agência reguladora decidisse sobre o uso do imunizante. A Anvisa chegou a recorrer do prazo, que venceria nesta semana, mas o ministro indeferiu o pedido nesta segunda.

Possíveis riscos

O gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, informou que a Sputnik V pode ser prejudicial à saúde humana. Isso porque a vacina usa um tipo de vírus que naturalmente se replica. “Isso significa que o vírus que deve ser utilizado apenas para carregar material genético do coronavírus para as células humanas e, assim, promover a resposta imune, ele mesmo se replica, e isso é uma não conformidade grave”, disse.

“Primeiro grande problema é que este procedimento está em desacordo com o desenvolvimento de qualquer vacina de vetor viral”, acrescentou.

“O que nós percebemos é uma falha na estratégia do controle de qualidade. A empresa não demonstrou que controla de forma eficiente os processos para controlar outros vírus contaminantes também”, disse Gustavo Mendes.

Segundo a própria Anvisa, até o momento, 14 estados e duas prefeituras enviaram “pedidos de importação da vacina Sputnik V” à agência. São eles: Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Mato Grosso (MS), Pará (PA), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RO), Sergipe (SE) e Tocantins (TO), e os municípios de Maricá (RJ) e Niterói (RJ).

Ministério da Ciência e Tecnologia libera o uso comercial da Sputnik V no Brasil

ssputinik Ministério da Ciência e Tecnologia libera o uso comercial da Sputnik V no Brasil

Só lembrando que. Vacina que Fátima Bezerra quer comprar para o RN é reprovada pela Anvisa-

A novela das vacinas: Passaporte Covid-19 europeu deve excluir vacinas não aprovadas na UE, como Coronavac

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) aprovou a liberação comercial da vacina russa Sputnik V. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (26), pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), ligada à pasta.

A medida foi anunciada momentos antes de a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) começar a decidir se autoriza ou não a importação do imunizante de origem russa.

A comissão ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações passou a analisar a liberação comercial da Sputnik V a partir de informações apresentadas à pasta pelo laboratório brasileiro União Química, que quer produzir o imunizante da Rússia no Brasil.

Em nota, o MCTI, “para que qualquer organismo geneticamente modificado seja introduzido no mercado é necessário que seja liberado para uso comercial pela CTNBio, como alguns tipos de vacinas, a exemplo da Sputnik V”.

No texto divulgado pelo ministério, o Ministro Marcos Pontes destacou que a aprovação por parte da CTNBio aconteceu antes do prazo final, 28 de abril, e é consequência dos esforços do governo.

A Anvisa tem sido pressionada por integrantes do governo, parlamentares e também governadores que apostam na Sputnik V como ferramenta importante para conter a disseminação do vírus causador da Covid-19. O Ministério da Saúde já encomendou 10 milhões de doses.

Apesar da decisão da CTNBio, a importação só poderá ocorrer caso a Anvisa autorize a operação.

Segundo o MCTI, “a avaliação de biossegurança para uso comercial é um passo importante para a a vacinação na população brasileira, pois é o início para que a Anvisa possa analisar o pedido de importação deste imunizante, tendo em nossa deliberação a segurança jurídica e biológica que este produto atenderá requisitos importantes para uso”.

CNN Brasil