CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Mais de 2,1 milhões de estudantes pediram isenção no Enem 2019


Mais de 2,1 milhões de estudantes solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, de acordo como Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A taxa de inscrição deste ano é R$ 85.
O prazo para pedir a isenção da taxa começou no último dia 1º e segue até esta quarta-feira (10). Até as 10h de hoje, 2.123.576 participantes haviam solicitado o não pagamento.
Podem solicitar a isenção da taxa os estudantes que estão cursando a última série do ensino médio, em 2019, em escola da rede pública; aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio, o que, em valores de 2019, equivale a R$ 1.497.

Novo ministro da Educação defende expurgo de ‘marxismo cultural’ de universidades

Indicado nesta segunda-feira (8) para assumir o ministério da Educação no lugar de Ricardo Vélez Rodrigues, o economista Abraham Weintraub também é um assíduo seguidor das teorias do escritor Olavo de Carvalho. Ele defende que é preciso vencer o que chama de “marxismo cultural” das universidades a partir dos ensinamentos do guru do bolsonarismo.
Essa ideia foi apresentada por ele em dezembro a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro durante um evento organizado por seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), em Foz do Iguaçu.
Na Cúpula Conservadora das Américas, Weintraub falou à plateia que os militantes de direita deveriam adaptar as teorias de Olavo para vencer os embates teóricos com os militantes de esquerda, inclusive adotando o seu jeito de falar com xingamentos. 
“Quando um comunista chegar para você com o papo ‘nhoim nhoim’, xinga. Faz como o Olavo de Carvalho diz para fazer. E quando você for dialogar, não pode ter premissas racionais”, disse no evento.

Em 2019, a Copa Oeste chega a 20ª Edição

Resultado de imagem para copa oeste 2019
Confira os campeões e os vice campeões:
1993: Tapuyo - Gv. Dix-Sept Rosado e Grossos;
1984: Calouros do Ar - Mossoró e ???;
1990: CSI - Itajá e ???;
1991: CSI - Itajá e ACDJ - Janduís;
1992: ACDJ - Janduís e Grossos;
1993: ACDF - Felipe Guerra e Grossos;
1994: Grossos e ???;
1995: Olho D'água do Borges e Alto Sport - Caraúbas;
1997: Rocas - Pendências e ACDF - Felipe Guerra;
1998: Baraúna e São Rafael;
1999: Apodi e Alto Sport - Caraúbas;
2000: ACEC Baraúnas - Mossoró e Internacional - Areia Branca;
2001: CSI - Itajá e Apodi;
2002: Baraúna e Tiradentes - Pau dos Ferros;
2003: CSI - Itajá e ACDF - Felipe Guerra;
2004: CSI - Itajá e F. Souto - Mossoró;
2009: CSI - Itajá e UFC - Upanema;
2010: Soc. Desp. Apodiense - Apodi e ACEC Baraúnas - Mossoró;
2018: Triunfo Potiguar e Serra do Mel.
A pesquisa continua e é´de todos e para todos que queira participar e ajudar.
Precisamos saber e/ou descobrir, o vice-campeão em 84, 90 e 94.
Os artilheiros em cada ano, ficha técnica das finais, campanha dos campeões, curiosidades e muito mais. 
Bandeira Praxedes Bandeira Em 1990 a decisão foi Apodi X Itaja. Apodi ganhou a final, mas a equipe de itaja entrou com um recurso alegando que a equipe de Apodi utilizou um atleta profissional, Rivaldo de Mossoró (que não era permitido na época), comprovado que que Rivaldo era profissional, itaja foi declarado campeão.
Contatos pelo 9-9937-3366. Enviar fotos, recortes de jornais e outros pelo e-mail: estacioze@hotmail.com p zap 9-9900-0816.
Conto e muito com a sua contribuição!!!

CONTINUE LENDO...

Copa Oeste - A Copa do Mundo do Oeste Potiguar chega a 20ª Edição
A Copa Oeste é promovida pela LDM (Liga Desportiva Mossoroense), com o objetivo de proporcionar oportunidades, a cidades, atletas amadores e profissionais, árbitros, comerciantes, vendedores ambulantes, imprensa e ouros seguimentos da sociedade regional.
A competição foi realizada pela 1ª vez em 1983, quando o Tapuyo da cidade de Gov. Dix-Spet Rosado, sagrou-se campeão, superando a Seleção de Grossos, numa decisão em 2 jogos (1x1 em Grossos e 4x2 em GVDR).
No ano seguinte foi a vez do Calouros do Ar de Mossoró conquistar o título.
De 1985 e até 1989, a competição deixou de acontecer. 
Em 1990, o certame voltou, quando deu-se, início o reinado do CSI, campeão daquela e da temporada seguinte.

O time de Itajá é disparado o maior vencedor do evento, pois além das conquistas de 1990 e 1991, levantou a taça também nas edições de 2001, 2003, 2004 e 2009. Se não bastassem os 6 títulos conquistados, os itajaenses nos apresentaram via Copa Oeste, nomes como Gilson Lopes, Neto Matias, Bebeto, Souza, Zé Ivaldo, Sinha e outros que brilharam no futebol profissional.
A década de 1990, marcou a consolidação da competição no calendário futebolístico da região, pois somente no ano de 1996, a disputa deixou de acontecer.
Assim, em 1991, se apresentou para duelar com o quase imbatível Esquadrão de Itajá, um dos melhores da região. 
Era o time da ACDJ, de Janduís, que naquele ano perdeu a final para o grande rival por 0x3, quando o menino Souza, vez 2 gols e Bebeto 1, em jogo, disputado no Nogueirão em Mossoró.

No entanto, já em 1992, o timaço de Janduís foi campeão invicto, derrotando no mesmo Nogueirão, o selecionado de Grossos por 2x1, com gols de Joca e Marabá.
No ano de 1993, o time da ACDF, de Felipe Guerra, conquistou o título ao derrotar no Nogueirão, a Seleção de Grossos, vencendo por 2x1, com 2 gols marcados por Haroldo Ferreira, que anos depois, foi eleto prefeito daquele município. 
A equipe de Felipe Guerra, é uma das mais tradicionais na competição, já que costuma participar e na maioria das vezes brigando pelo título, além de apresentar vários jogadores que disputaram também no futebol profissional.

A disputa de 1994, pois fim ao "quase" do futebol grossense, que depois de perder, 3 decisões, finalmente inscreveu seu no nome na galeria dos campeões do evento.
Em 1995, a Seleção de Olho D'água do Borges, também se inseriu, dentre os campeões, superando o valente time do Alto Sport de Caraúbas, comandado por Rivelino Câmara, atual prefeito do município de Patu. 
O time de Olho D'água, dirigido pelo prof. Charles Soares, ficou com o título, depois de empate por 1x1, no tempo normal, de 0x0 na prorrogação e da vitória por 3x2 nos tiros livres. 
A decisão, deu-se no Estádio municipal Antonio Lopes Filho em Apodi.

Depois da parada de 1996, a Copa Oeste volta no ano seguinte, quando o time do ROCAS do município de Pendências, acabou campeão, derrotando o ACDF, no Nogueirão em Mossoró. 
O título do time do Vale do Açú, veio somente nos tiros livres por 4x2, depois de empates por 0x0, no tempo normal e na prorrogação. 
No quadro de pendencias, destaque para o atleta Welington Jacaré, que depois atuou profissionalmente por times como ABC, Potiguar e Baraúnas, São Gonçalo, Macau, ASSU e Santa Cruz no RN e fora do estado em times como Imperatriz-MA, Central-PE e Corinthians-AL.

A temporada de 1998, consagra o futebol de Baraúna, com sua 1ª conquista, superando o Selecionado de São Rafael, com goleada na Final por 4x1.
Em 1999, o campeonato não permitiu, a inscrição de atletas profissionais e no final colocou frente a frente times de cidades vizinhas. 
Seleção de Apodi e Alto Sport de Caraúbas, fizeram uma das mais eletrizantes decisões de Copa Oeste. 
O duelo final aconteceu em Mossoró, no Estádio Nogueirão, que foi palco de um 3x3 no tempo regulamentar, 0x0 na prorrogação e 4x2 nos tiros livres em favor do quadro apodiense.

Em 2000, último ano do século passado, o time do Baraúnas, venceu o Internacional de Areia Branca, numa decisão que aconteceu em 2 jogos. No 1º jogo, disputado no Estádio Gentil Fernandes, na Salinésia e o 2º no estádio Nogueirão em Mossoró. O Leão, venceu por 2x0 e 1x0, respectivamente.
Em 2001, a primeira disputa do novo Millennium, marca a volta da supremacia itajaiense na competição. Naquela disputa de 2001, título para o CSI, que venceu a Seleção de Apodi por 2x0 em Itajá e por 2x1 na casa do adversário.
Em 2002, o título volta para a cidade de Baraúna, vencendo na decisão, por 2x0, diante de seu torcedor, o Tiradentes de Pau dos Ferros. Time da Polícia Militar da Capital da Tromba do Elefante, foi comanda naquela oportunidade pelo Major Antonio Cipriano. 
A equipe de Baraúna, formada quase que totalmente por profissionais e em plena atividade era comandada pelo competente Onesimar Fernandes.

Nos anos de 2003 e 2004, o CSI de Itajá, conquista seu 2º bi- campeonato, repetindo o feito de 1990-1991. 
Primeiro, levou a melhor no confronto diante do ACDF, quando goleou em Felipe Guerra por 6x1 e confirmou o titulo no 2º jogo, disputado na cidade das cerâmicas. 
E no segundo, vitória diante do F. Souto de Mossoró.

A competição sofreu a sua segunda grande parada, deixando os desportistas da região sem sua principal competição de 2005 a 2008.
Em 2009, a competição volta, a acontecer, e novamente, deu CSI de Itajá na cabeça. Na decisão, vitória sobre o Upanema Futebol Clube, por 2x0, em jogo disputado no Nogueirão em Mossoró.
Em 2010, a Sociedade Desportiva Apodiense, ganhou do Baraúnas no Nogueirão em Mossoró por 1x0, gol de Canindezinho.
Infelizmente a competição sofreu mais uma parada em 2011, só voltando em 2018, quando a Seleção de Triunfo Potiguar, venceu a disputa diante da Seleção de Serra do Mel. 
Mais uma vez, a disputa aconteceu no Nogueirão em Mossoró. 
No placar final 2x1 para os triunfenses, com gols de Jefinho, atual artilheiro do Brasil e Campeonato Estadual. 
Aliás, ninguém, fez mais gols que o Jefinho na Copa Oeste de 2018, no total, foram 13 gols em 11 partidas.

Gostaria de ressaltar que estou pesquisando sobre a Copa Oeste. 
Tenho objetivo de suprir uma enorme pobreza de informações sobre esta que é a mais tradicional e importante da região. 
Com isso espero trazer a luz, os feitos de vários atletas profissionais e amadores, dirigentes e donos de times, técnicos, auxiliares, árbitros e de tantos outros personagens deste que para mim é a nossa Copa do Mundo.

Como toda pesquisa, essa é desafiadora, portanto, queria aqui lançar o desafio a tantos e quantos queiram fazer parte desta jornada.
Comecei essa trajetória no ano passado e nos últimos 2 meses tenho me medicado mais. 
Nos últimos dias consegui contatos e contribuições de pessoas como Bandeira Praxedes Bandeira Aldenir Silva, Prof. Charles Soares, Joca Dantas Melica Macena, Maraba Izidio, Haroldo Gurgel Fernandes Gurgel, Geomar Praxedes, Roberto Hellinks Santos Silva, Dacildo Viage Pra Natal Encomenda Emerson Pinheiro, Rivelino Câmara, Welingnton Jacare e espero que daqui para frente mais pessoas possam se integrar e fortalecer este time.

Desde já agradeço aos que já abraçaram este desafio e convido e conclamo a participação de todos. 
Essa conquista já lograda e as que estão por vir, são dedicadas e para o deleite de vocês e de todos os demais que fizeram como protagonistas essa linda epopeia.

Para finalizar por enquanto gostaria de pedir a gentileza e ajuda de amigos como Lucílio Filho Cici radialista assuense; radialista e historiador do futebol potiguar Marcos Trindade Radialista e de Fábio Willard de Oliveira, da TCM, co-promotora e parceira da competição atualmente divulgar e preencher lacunas desta linda história.
Informações, fotos, recortes de jornais, campanha de cada campeão e vice campeão, artilheiros e etc, enviar para o estacioze@hotmail.com; ou para o zap: 9-9900-00816, ou ligar no 9-9937-3366
Aos interessados, a nossa Copa do Mundo!!!

Grande equipe caraubense do Alto Sport do amigo Rivelino Câmara

A imagem pode conter: 18 pessoas, incluindo Erisomar Alves e Geomar Praxedes, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Sem duvida era uma grande equipe. Aguinaldo Ramalho: "Hoje esse time ai, jogava o estadual e não fazia feio".

EM PÉ: tecnico Chiquinho, Zé da Coca, Crisvaldo, Tatá Dacildo, Wandilson, Haroldo, Toca, Rivelino, Zé Ricardo e Gilmar Marques

AGACHADOS: Onezimo, Erizomar, Civan, Joca, Concone, Junior Motor, Armando (Emanuel) e Paulinho.

Em 19 Edições de Copa Oeste, a supremacia é do CSI


O Centro Sportivo Itajaense - CSI é disparado o maior vencedor da Copa Oeste tradicional competição organizada pela LDM

O time que existe desde 1959, foi campeão nas temporadas de 1990, 1991, 2001, 2003, 2004 e 2009. 
Abaixo poster da última conquista, obtida em 2009, superando o time do Upanema FC, por 2x0 na Final jogada no Nogueirão em Mossoró. 


No time abaixo destaque para o Técnico Netinho Matias (o 1º em pé), para o meia Marielson (o 5º em pé, que hoje faz grande Campeonato Estadual pelo Potiguar de Mossoró) e para o craque Souza (o último dos agachados).

Alto Sport de Rivelino Câmara x Olho D'água dos Borges: Jogo da final da Copa Oeste de 1995 em Apodi.

A imagem pode conter: 15 pessoas, incluindo José Estácio, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Alto Sport foi vice-campeão. Perdeu nos penaltis.

O ano era 1995, Rivelino Câmara hoje prefeito de Patu era o dono da equipe, uma equipe forte. Tinha tudo pra ser o campeão. Mas o penalti perdido por Altevi fez o titulo ser adiado. No ano de 1999 foi a final contra Apodi, o que tambem não deu, ficou com o vice campeonato, empatando em 3x3 e indo para os penaltism sendo derrotado em pleno Nogueirão.

Alto Sport 1x1 Olho D'água dos Borges no tempo normal empatado por Toca assim que entrou, chutou de fora da area colocado;
- 0x0 na prorrogação e 2x3 nos penaltis. Alteví jogava muito mas perdeu o penalti. Cocone e Cazin (in memoria) irmãos ambos de Janduis marcaram.


Em pé: Gilmar Fernandes (Coordenador) Chiquinho (Técnico), atacante Tico, goleiro Crisvaldo, meia Wandilson, lateral direito Toinho Verdureiro, meia atacante Tatá, zagueiro Dacildo, volante Haroldo, atacante Armandinho, zagueiro Rivelino, Gilmar Marques (Aux Tecnico) e Zé Ricardo (in memoria) reserva de Crisvaldo. 
Agachados: lateral e volante Junior, meia Onezimo (in memoria), lateral direito Casinho (in memoria), atacante Civan, volante Cocone, centro-avante Altevi, atacante Joca, medio volante Toca e Zé da Coca.

Cientista brasileiro recria habitat de Marte no semiárido do Rio Grande do Norte


O planeta vermelho desperta a curiosidade de cientistas do mundo todo não só pela proximidade com a Terra, mas também pela possibilidade de haver vida em Marte. No Brasil, um projeto no Rio Grande do Norte estuda como (e se) o ser humano poderá viver em outro planeta.
Com o nome Habitat Marte e liderado por Julio Rezende, professor de Engenharia de Produção da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), o programa criou em 2017 a primeira estação de pesquisa sobre Marte da América do Sul, em Caiçara do Rio do Vento, pequena cidade na região do semiárido do RN com 3.500 habitantes.
O espaço, com 60 metros quadrados, tem como objetivo incentivar a pesquisa sobre o planeta vizinho e também traçar um paralelo entre o solo de Marte e o semi-árido brasileiro — para melhorar a vida de quem vive em regiões secas do país.

Mais da metade dos brasileiros está acima do peso

Resultado de imagem para Mais da metade dos brasileiros está acima do peso

Uma pesquisa do Ministério da Saúde indica que 53% da população brasileira estão com excesso de peso e 45,8% praticam uma atividade física insuficiente. Os valores foram registrados na Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
Feito em 2017, o estudo envolve entrevistas feitas por meio do telefone, com participação da Associação Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os números estão longe da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) que pretende reduzir a inatividade física em 15% até 2030, em todo o mundo.
Segundo pesquisa da OMS em 2018, o número de pessoas que faziam atividades insuficientes totalizava 1,4 bilhão de pessoas. “Acredita-se que um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física de forma suficiente”, disse o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Rogério Scarabel.

Moro divulga manual de conduta a servidores do Ministério da Justiça

Resultado de imagem para Moro divulga manual de conduta a servidores do Ministério da Justiça

Uma das primeiras coisas que fizemos no MJSP foi realizar uma campanha interna para reforçar práticas éticas entre os servidores.
"Faça a coisa certa, sempre". Mensagens simples do que se deve fazer e não fazer no serviço público.

2,100 people are talking about this
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, compartilhou no Twitter neste sábado (6) uma campanha interna para reforçar práticas éticas entre os servidores da pasta. Segundo ele, a iniciativa foi uma das primeiras adotadas por ele no ministério.
Moro postou uma espécie de passos ou de “dez mandamentos” que devem nortear a conduta no ministério. Entre os pontos ele destaca, por exemplo, que “o poder público não é um negócio de família”. Outra recomendação de Moro é: “não devemos receber presentes ou qualquer outra vantagem pessoal.
O ministro também ressalta que “se tiver que escolher entre o fácil e o certo, opte pelo certo, além de dizer que “a sociedade quer ação do agente público, nunca acomodação”. O ministro da Justiça termina a sequência de publicações pedindo participação na gestão da pasta, por meio da ouvidoria do órgão.