A pesquisa continua e é´de todos e para todos que queira participar e ajudar.
Precisamos saber e/ou descobrir, o vice-campeão em 84, 90 e 94.
Os artilheiros em cada ano, ficha técnica das finais, campanha dos campeões, curiosidades e muito mais.
Contatos pelo 9-9937-3366. Enviar fotos, recortes de jornais e outros pelo e-mail: estacioze@hotmail.com p zap 9-9900-0816.
CONTINUE LENDO...
Copa Oeste - A Copa do Mundo do Oeste Potiguar chega a 20ª Edição
A Copa Oeste é promovida pela LDM (Liga Desportiva Mossoroense), com o objetivo de proporcionar oportunidades, a cidades, atletas amadores e profissionais, árbitros, comerciantes, vendedores ambulantes, imprensa e ouros seguimentos da sociedade regional.
A competição foi realizada pela 1ª vez em 1983, quando o Tapuyo da cidade de Gov. Dix-Spet Rosado, sagrou-se campeão, superando a Seleção de Grossos, numa decisão em 2 jogos (1x1 em Grossos e 4x2 em GVDR).
No ano seguinte foi a vez do Calouros do Ar de Mossoró conquistar o título.
De 1985 e até 1989, a competição deixou de acontecer.
Em 1990, o certame voltou, quando deu-se, início o reinado do CSI, campeão daquela e da temporada seguinte.
O time de Itajá é disparado o maior vencedor do evento, pois além das conquistas de 1990 e 1991, levantou a taça também nas edições de 2001, 2003, 2004 e 2009. Se não bastassem os 6 títulos conquistados, os itajaenses nos apresentaram via Copa Oeste, nomes como Gilson Lopes, Neto Matias, Bebeto, Souza, Zé Ivaldo, Sinha e outros que brilharam no futebol profissional.
A década de 1990, marcou a consolidação da competição no calendário futebolístico da região, pois somente no ano de 1996, a disputa deixou de acontecer.
Assim, em 1991, se apresentou para duelar com o quase imbatível Esquadrão de Itajá, um dos melhores da região.
Era o time da ACDJ, de Janduís, que naquele ano perdeu a final para o grande rival por 0x3, quando o menino Souza, vez 2 gols e Bebeto 1, em jogo, disputado no Nogueirão em Mossoró.
No entanto, já em 1992, o timaço de Janduís foi campeão invicto, derrotando no mesmo Nogueirão, o selecionado de Grossos por 2x1, com gols de Joca e Marabá.
No ano de 1993, o time da ACDF, de Felipe Guerra, conquistou o título ao derrotar no Nogueirão, a Seleção de Grossos, vencendo por 2x1, com 2 gols marcados por Haroldo Ferreira, que anos depois, foi eleto prefeito daquele município.
A equipe de Felipe Guerra, é uma das mais tradicionais na competição, já que costuma participar e na maioria das vezes brigando pelo título, além de apresentar vários jogadores que disputaram também no futebol profissional.
A disputa de 1994, pois fim ao "quase" do futebol grossense, que depois de perder, 3 decisões, finalmente inscreveu seu no nome na galeria dos campeões do evento.
Em 1995, a Seleção de Olho D'água do Borges, também se inseriu, dentre os campeões, superando o valente time do Alto Sport de Caraúbas, comandado por Rivelino Câmara, atual prefeito do município de Patu.
O time de Olho D'água, dirigido pelo prof. Charles Soares, ficou com o título, depois de empate por 1x1, no tempo normal, de 0x0 na prorrogação e da vitória por 3x2 nos tiros livres.
A decisão, deu-se no Estádio municipal Antonio Lopes Filho em Apodi.
Depois da parada de 1996, a Copa Oeste volta no ano seguinte, quando o time do ROCAS do município de Pendências, acabou campeão, derrotando o ACDF, no Nogueirão em Mossoró.
O título do time do Vale do Açú, veio somente nos tiros livres por 4x2, depois de empates por 0x0, no tempo normal e na prorrogação.
No quadro de pendencias, destaque para o atleta Welington Jacaré, que depois atuou profissionalmente por times como ABC, Potiguar e Baraúnas, São Gonçalo, Macau, ASSU e Santa Cruz no RN e fora do estado em times como Imperatriz-MA, Central-PE e Corinthians-AL.
A temporada de 1998, consagra o futebol de Baraúna, com sua 1ª conquista, superando o Selecionado de São Rafael, com goleada na Final por 4x1.
Em 1999, o campeonato não permitiu, a inscrição de atletas profissionais e no final colocou frente a frente times de cidades vizinhas.
Seleção de Apodi e Alto Sport de Caraúbas, fizeram uma das mais eletrizantes decisões de Copa Oeste.
O duelo final aconteceu em Mossoró, no Estádio Nogueirão, que foi palco de um 3x3 no tempo regulamentar, 0x0 na prorrogação e 4x2 nos tiros livres em favor do quadro apodiense.
Em 2000, último ano do século passado, o time do Baraúnas, venceu o Internacional de Areia Branca, numa decisão que aconteceu em 2 jogos. No 1º jogo, disputado no Estádio Gentil Fernandes, na Salinésia e o 2º no estádio Nogueirão em Mossoró. O Leão, venceu por 2x0 e 1x0, respectivamente.
Em 2001, a primeira disputa do novo Millennium, marca a volta da supremacia itajaiense na competição. Naquela disputa de 2001, título para o CSI, que venceu a Seleção de Apodi por 2x0 em Itajá e por 2x1 na casa do adversário.
Em 2002, o título volta para a cidade de Baraúna, vencendo na decisão, por 2x0, diante de seu torcedor, o Tiradentes de Pau dos Ferros. Time da Polícia Militar da Capital da Tromba do Elefante, foi comanda naquela oportunidade pelo Major Antonio Cipriano.
A equipe de Baraúna, formada quase que totalmente por profissionais e em plena atividade era comandada pelo competente Onesimar Fernandes.
Nos anos de 2003 e 2004, o CSI de Itajá, conquista seu 2º bi- campeonato, repetindo o feito de 1990-1991.
Primeiro, levou a melhor no confronto diante do ACDF, quando goleou em Felipe Guerra por 6x1 e confirmou o titulo no 2º jogo, disputado na cidade das cerâmicas.
E no segundo, vitória diante do F. Souto de Mossoró.
A competição sofreu a sua segunda grande parada, deixando os desportistas da região sem sua principal competição de 2005 a 2008.
Em 2009, a competição volta, a acontecer, e novamente, deu CSI de Itajá na cabeça. Na decisão, vitória sobre o Upanema Futebol Clube, por 2x0, em jogo disputado no Nogueirão em Mossoró.
Em 2010, a Sociedade Desportiva Apodiense, ganhou do Baraúnas no Nogueirão em Mossoró por 1x0, gol de Canindezinho.
Infelizmente a competição sofreu mais uma parada em 2011, só voltando em 2018, quando a Seleção de Triunfo Potiguar, venceu a disputa diante da Seleção de Serra do Mel.
Mais uma vez, a disputa aconteceu no Nogueirão em Mossoró.
No placar final 2x1 para os triunfenses, com gols de Jefinho, atual artilheiro do Brasil e Campeonato Estadual.
Aliás, ninguém, fez mais gols que o Jefinho na Copa Oeste de 2018, no total, foram 13 gols em 11 partidas.
Gostaria de ressaltar que estou pesquisando sobre a Copa Oeste.
Tenho objetivo de suprir uma enorme pobreza de informações sobre esta que é a mais tradicional e importante da região.
Com isso espero trazer a luz, os feitos de vários atletas profissionais e amadores, dirigentes e donos de times, técnicos, auxiliares, árbitros e de tantos outros personagens deste que para mim é a nossa Copa do Mundo.
Como toda pesquisa, essa é desafiadora, portanto, queria aqui lançar o desafio a tantos e quantos queiram fazer parte desta jornada.
Comecei essa trajetória no ano passado e nos últimos 2 meses tenho me medicado mais.
Desde já agradeço aos que já abraçaram este desafio e convido e conclamo a participação de todos.
Essa conquista já lograda e as que estão por vir, são dedicadas e para o deleite de vocês e de todos os demais que fizeram como protagonistas essa linda epopeia.
Informações, fotos, recortes de jornais, campanha de cada campeão e vice campeão, artilheiros e etc, enviar para o estacioze@hotmail.com; ou para o zap: 9-9900-00816, ou ligar no 9-9937-3366
Aos interessados, a nossa Copa do Mundo!!!