CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quarta-feira, 17 de março de 2021

Covid-19: cientistas descobrem americano com super-anticorpos contra o coronavírus

Covid-19: cientistas descobrem americano com superanticorpos contra o  coronavírus - BBC News Brasil

John Hollis tem superanticorpos que o tornam imune ao Sars-Cov-2 e suas variantes

Com isso Hollis descobriu que não só tinha contraído o covid-19, como seu corpo tinha superanticorpos que o tornavam imune à doença — ou seja, os vírus entraram em seu corpo, mas não conseguiram infectar suas células e deixá-lo doente.

"Essa tem sido uma das experiências mais surreais da minha vida", conta Hollis.

"Nós coletamos o sangue de Hollis em diferentes momentos e agora é uma mina de ouro para estudarmos diferentes formas de atacar o vírus", afirma Liotta.

Na maioria das pessoas, os anticorpos que se desenvolvem para combater o vírus atacam as proteínas das espículas do coronavírus — formações na superfície do Sars-Cov-2 em formato de espinhos que o ajudam a infectar as células humanas.

"Os anticorpos do paciente grudam nas espículas e o vírus não consegue grudar nas células e infectá-las", explica Liotta. O problema é que, em uma pessoa que entra em contato com o vírus pela primeira vez, demora certo tempo até que o corpo consiga produzir esses anticorpos específicos, o que permite que o vírus se espalhe.

Mas os anticorpos de Hollis são diferentes: eles atacam diversas partes do vírus e o eliminam rapidamente. Eles são tão potentes que Hollis é imune inclusive às novas variantes do coronavírus.

"Você poderia diluir os anticorpos dele em 1 para mil e eles ainda matariam 99% dos vírus", explica Liotta.

Foto em preto e branco mostra dois homens, um deles branco, usando aparelhos antigos para fazer experimentos em um homem negro deitado sem camisa
Legenda da foto,

No estudo antiético sobre sífilis em pacientes negros Tuskegee, os doentes não receberam tratamento ao longo de 40 anos

Os pesquisadores estudam esses superanticorpos de Hollis e de alguns outros poucos pacientes como ele na esperança de aprender como melhorar as vacinas contra a doença.

"Eu sei que não sou a única pessoa que tem anticorpos assim, sou apenas uma das poucas pessoas que foram encontradas", afirma Hollis.

Viés racial em pesquisas

Descobertas como essa, no entanto, muitas vezes não acontecem por causa de um viés racial em pesquisas científicas: a maioria delas é feita com pacientes brancos. A participação de negros em estudos tende a ser muito menor do que sua porcentagem na sociedade.

"Há um longo histórico de exploração (de pacientes negros) que faz com que a comunidade afro-americana tenha desconfiança em relação à participação em pesquisas", afirma Jeff Kahn, professor do Instituto de Bioética da Universidade John Hopkins.

"É compreensível que haja essa desconfiança", afirma.

Um dos experimentos mais conhecido feito com a participação de afro-americanos é o estudo de sífilis de Tuskegee: por mais de 40 anos, cientistas patrocinados pelo governo americano estudaram homens negros que tinham sífilis no Alabama sem prover medicamentos para a doença.

O escritor John Hollis, de terno, sentado ao livre
Legenda da foto,

John Hollis doou seu sangue para que pesquisadores possam investigar os superanticorpos presentes no seu corpo

"Ao longo dos anos, durante a produção do estudo, antibióticos se tornaram amplamente disponíveis e não foram oferecidos a essas pessoas. Os pesquisadores mentiram sobre o que estava sendo feito com eles e tiveram tratamento negado em nome da pesquisa", explica Kahn.

"Quando o estudo de Tuskegee veio a público, foram criadas regras e regulamento para pesquisas em seres humanos, que estão em vigor desde os anos 1970".

Esse histórico é um dos motivos pelos quais uma parte da população, que tem sido fortemente atingida pela pandemia, muitas vezes é relutante para participar de estudos ou tomar a vacina.

"Queremos garantir que as comunidades que são mais afetadas estejam recebendo os benefícios das tecnologias sendo desenvolvidas", afirma Kahn. "E, para isso, essas populações precisam também ser parte de estudos."

"Nós devemos honrar aquelas pessoas, as vítimas do estudo de Tuskegee, através do envolvimento em um processo para garantir que aquilo não aconteça de novo. E também para salvar vidas, especialmente na comunidade afro-americana, que tem sido fortemente atingida pela pandemia", diz Hollis.

"Protegermos uns aos outros é um dever nós mesmos e às pessoas que amamos", afirma o escritor.

Investigadores da OMS descobrem onde nasceu a COVID-19 na China

covid amarela Investigadores da OMS descobrem onde nasceu a COVID-19 na China

O Coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, provavelmente se originou em uma fazenda de animais exóticos no sul da China, segundo Peter Daszak, presidente da EcoHealth Alliance e um dos integrantes da delegação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que investigou a origem da Pandemia na China no início deste ano.

Em entrevista exibida nesta terça-feira (16) pela rádio americana NPR, Daszak disse que uma equipe de investigadores da OMS enviada à China, da qual fez parte, encontrou novas provas de que as fazendas de animais selvagens estavam abastecendo o mercado de Huanan, em Wuhan, na província de Hubei.

Segundo Daszak, a rápida reação do governo chinês para fechar essas fazendas é uma demonstração de que a mais provável via de transmissão do Coronavírus foi de morcegos para algum tipo de animal selvagem criado em cativeiro no sul da China. Depois, humanos foram contagiados.

O investigador argumentou que ele e outros especialistas da equipe que visitou a China no começo do ano acreditam que o morcego que incubou o primeiro coronavírus Sars-CoV-2 procedia da província de Yunnan ou do vizinho Mianmar.

– Acredito que o Sars-CoV-2 primeiro contagiou pessoas no sul da China. – comentou o especialista.

Prefeitura oferta 384 novos leitos e anuncia novo Hospital Felipe Camarão, em Natal (RN) para atendimento Covid-19

alvaro com repor Prefeitura oferta 384 novos leitos e anuncia novo Hospital Felipe Camarão, em Natal (RN) para atendimento Covid-19

O prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias, anunciou nessa terça-feira (16) a abertura de mais um centro para tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19. Trata-se do hospital de campanha que irá funcionar na Maternidade Felipe Camarão, zona Oeste da capital. O prédio construído pelo município será dotado de 20 leitos de enfermaria e tem previsão para entrar em funcionamento até a próxima semana, segundo confirmou o Secretário Municipal de Saúde, George Antunes, durante reunião com o Prefeito e o Comitê Científico do Município.

De acordo com o prefeito, a iniciativa vai ofertar mais assistência à população nesta fase crítica de disseminação do vírus e principalmente desafogar as unidades de pronto-atendimento que estão sobrecarregadas com pacientes de várias localidades. “Este Hospital Felipe Camarão vem para somar na estrutura de combate à pandemia. Vai funcionar numa maternidade que estava fechada e nós iríamos reabrir. Assim podemos receber os doentes em fase clínica onde é  possível dar uma assistência global antes do agravamento do paciente”, declarou.

Com o Hospital Covid de Felipe Camarão, a Prefeitura amplia para 310 novos leitos de enfermaria e mais 74 UTIs para tratamento crítico na capital, distribuídos entre o Hospital de Campanha da Via Costeira (100 leitos clínicos e 40 UTIs), Hospital Municipal de Natal (60 clínicos e 24 UTIs), Hospital dos Pescadores (30 leitos clínicos e 10 UTIs), todos em pleno funcionamento. Outros dois novos são o Hospital da BR 101 localizado na avenida Senador Salgado Filho, 2993, próximo à UFRN.  O prédio, onde funcionou uma clínica particular, foi repassado para a Prefeitura através de decisão judicial. Este somará 50 novos leitos de enfermaria. E o Centro de Tratamento Avançado do Palácio dos Esportes (Hospital Dia), que contará com 50 boxes equipados com poltronas e suportes para soro em formato semi-leitos, para assistir os pacientes de pequena a média gravidade. Ambos estão em fase de montagem para entrar em atividade nos próximos dias.

Adesão

Covax Facility: Primeiras doses chegam ao Brasil até dia 20, diz presidente da Fiocruz - 10,6 milhões de doses para o Brasil. Ao todo, devem chegar 42 milhões, pelo valor de R$ 2,5 bilhões

Covax Facility: Primeiras doses chegam ao Brasil até dia 20, diz presidente da Fiocruz

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, revelou, nesta terça-feira (16), que as primeiras doses de vacina contra a Covid-19 do consórcio Covax Facility devem chegar ao Brasil no dia 19 ou 20 de março.

De acordo com o G1, até o final do mês, 1,9 milhão de doses devem chegar ao país. Ao todo, 150 países participam da Covax Facility, aliança global criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vale lembrar que, em fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que dispensa registro e autorização emergencial das vacinas compradas pelo Ministério da Saúde através da Covax Facility.

O imunizante direcionado ao Brasil será o produzido pela Universidade de Oxford, em parceria com a AstraZeneca. No país, ele é produzido pela Fiocruz.

No primeiro semestre, estão previstas 10,6 milhões de doses para o Brasil. Ao todo, devem chegar 42 milhões, pelo valor de R$ 2,5 bilhões, segundo acordo do país com a OMS.

Juiz nega pedido de Lula para condenar Eduardo Bolsonaro a indenizá-lo

Lula Luis Inacio Lula da Silva Lula sao bernardo do campoEnviado emLula Fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos 48 2 600x400 1 Juiz nega pedido de Lula para condenar Eduardo Bolsonaro a indenizá-lo

A 4ª Vara Cível de Brasília negou o pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para condenar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) a indenizá-lo por danos morais. A sentença à qual a coluna Grande Angular teve acesso foi expedida na tarde desta terça-feira (16/3).

Com a decisão, a família de Lula terá de pagar as custas processuais e os honorários, calculados em 10% sobre o valor da causa. A defesa de Eduardo Bolsonaro é feita pela advogada Karina Kuka, do escritório Kufa Advocacia.

Lula e três de seus filhos entraram na Justiça em razão de uma mensagem publicada por Eduardo Bolsonaro no Twitter envolvendo a falecida esposa do ex-presidente, Marisa Letícia. No dia 10 de abril de 2020, o parlamentar retuitou um post a respeito da decisão judicial que questionou as unidades de CDB que Marisa possuía. Eduardo Bolsonaro compartilhou a publicação e escreveu: “Os R$ 256 milhões de Dona Marisa…”

No ano passado, a 1ª Vara da Família e das Sucessões, responsável pelo inventário da ex-primeira-dama, pediu esclarecimentos a Lula sobre aplicações da esposa, morta em 2017. Inicialmente, o juiz Carlos Henrique André Lisbôa havia indicado um investimento total de R$ 256,6 milhões. Depois, ele reconheceu que o valor pertencente a Marisa era R$ 26 mil e não R$ 256 milhões.

Lula, Marcos Cláudio, Fábio Luís e Luís Cláudio ingressaram com uma ação no Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) contra o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Eles alegaram que Eduardo Bolsonaro foi ao Twitter “de maneira leviana” fazer “afirmação falsa de que Marisa possuía um patrimônio imaginário de R$ 256 milhões”.

Brasil bate recorde com 2.841 mortes por Covid em 24h; Novos casos são 84.362

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta terça-feira (16):

– O país registrou 2.841 óbitos nas últimas 24h, totalizando 282.127 mortes;

– Foram 84.362 novos casos de coronavírus registrados, no total 11.594.204 pessoas já foram infectadas.


Assim como Lula havia ganho, Fabrício Queiroz ganha liberdade por decisão do STJ

queiroz 1 Fabrício Queiroz ganha liberdade por decisão do STJ

A 5ª Turma do Superior Tribunal Federal (STJ) decidiu, nesta terça-feira (16), revogar a prisão domiciliar de Fabrício Queiroz e da esposa, Márcia Aguiar. Queiroz é ex-assessor de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), investigado no inquérito das “rachadinhas”.

Queiroz e Márcia estão em prisão domiciliar desde julho do ano passado, por ordem do ministro João Otávio de Noronha, do STJ, validada também pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os dois fazem o uso da tornozeleira eletrônica e estão proibidos de entrar em contato com outros investigados no inquérito.

De acordo com entendimento dos ministros da Turma, a liberdade de Queiroz deve ser restabelecida por “excesso de prazo”.No recurso, Queiroz argumentou que não poderia ter sido investigado junto com Flávio Bolsonaro na primeira instância da Justiça. O intuito era anular as provas do caso.

Queiroz e Márcia, no entanto, devem seguir em prisão domiciliar. Isso porque os ministros entenderam que está em vigor uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na prática, somente uma nova decisão de Mendes pode mudar a situação do ex-assessor de Flávio Bolsonaro.

Metrópoles

Getúlio Rêgo quer ampliação de funcionamento dos supermercados para 24 horas

getulio saude e1511888282437 Getúlio Rêgo quer ampliação de funcionamento dos supermercados para 24 horas

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) se pronunciou no último horário da sessão ordinária desta terça-feira, na Assembleia Legislativa, destinado aos deputados, para informar de um pedido que fez à governadora Fátima Bezerra (PT).

Vivaldo sugeriu que o Governo do Rio Grande do Norte aproveitasse o espaço onde hoje funciona o Hotel Escola Barreira Roxa para abrir um hospital de campanha.

Getúlio Rêgo (DEM) pediu uma reflexão sobre as decisões dos comitês científicos em relação ao encurtamento do tempo do comércio. “Quando encurta há uma crescente demanda e a facilidade de difundir o vírus com mais velocidade”. Ele argumentou que, com os horários reduzidos, a procura termina sendo maior provocando aglomerações.

“Os supermercados deveriam ampliar os horários, poderiam ser como nos Estados Unidos que funcionam 24 horas, aí as pessoas com comorbidades poderiam escolher o melhor horário”, afirmou o deputado Getúlio Rêgo, fazendo ainda um apelo às Secretarias de Saúde. Para que adquiram o “capacete Elmo”, um equipamento acoplado ao ventilador ou ao fluxo, que transporta oxigênio aos pacientes de forma não invasiva, e que poderá livrar os doentes da intubação. Ele explicou que o equipamento custa pouco mais de R$ 2.000,00.

CNJ faz novas recomendações para conter covid-19 em presídios

IMAGEM NOTICIA 5 4 CNJ faz novas recomendações para conter covid-19 em presídios

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assinou uma nova resolução com orientações adicionais aos juízes sobre como conter a disseminação da covid-19 no sistema prisional.

A nova determinação, baixada nesta terça-feira (15), prevê medidas adicionais a serem observadas pelos magistrados, além das que já haviam sido adotadas em resolução de março do ano passado, quando o CNJ recomendou, por exemplo, a revisão de todas as prisões provisórias no país. A vigência tanto da nova resolução (91/2021) como da antiga (62/2020) vai agora até dezembro de 2021, de acordo com a Agência Brasil.

Entre as novas recomendações está a de que o Judiciário participe da elaboração de planos e promova campanhas para a vacinação dos presos. Outra orientação é que os recursos arrecadados com multas judiciais sejam investidos na compra de medicamentos e materiais de limpeza.

A nova resolução reforça a necessidade de garantir o acesso de órgãos como o Ministério Público e a Defensoria Pública para inspeções em unidades prisionais. A norma também mantém orientação para o monitoramento de casos e a testagem em massa, e orienta o Judiciário a realizar campanhas e ações de cuidado da saúde, incluindo a saúde mental.

As resoluções do CNJ também preveem a análise rigorosa da necessidade de prisões em flagrante e a suspensão das audiências de custódia presenciais. Outra medida recomendada é a restrição no acesso a presídios, com a adoção de rodízio na visitação por familiares e adoção de meios eletrônicos para o contato.

Fátima vai analisar propostas de prefeitos antes de baixar decreto

 

ouvir Fátima vai analisar propostas de prefeitos antes de baixar decreto

Fátima Bezerra vai analisar as propostas apresentadas pelos prefeitos do Rio Grande do Norte antes de editar um novo decreto com medidas restritivas para barrar a propagação do Coronavírus

 A decisão foi acertada durante reunião virtual, na tarde desta terça-feira (16), que durou duas horas e meia. 

Alteração no horário de vigência do toque de recolher é uma das sugestões apresentadas

Só um milagre para Renato Dantas, o “Primo”

renato primo 2 Só um milagre para Renato Dantas, o "Primo"


“Só um milagre pode salvar Renato”, lamenta a esposa Dayana Campos, pedindo orações.

Ele continua intubado em estado grave.

Grande “Primo”. Gente boa demais. Meu amigo de longas datas.