CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Com alta de luz e gasolina, Arrecadação do ICMS bate recorde, o maior desde 1999

Dados do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) mostram que a arrecadação dos estados com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) bateu recorde em 2021 ao atingir R$ 637 bilhões, com alta de 22,6% em relação ao ano anterior. Um aumento desse nível não é registrado desde 1999. Alguns dos fatores que contribuíram para o crescimento da arrecadação dos governos estaduais foram a alta dos preços dos combustíveis e da energia elétrica e a retomada das atividades comerciais após o período de restrições imposto pela pandemia da Covid. O tributo foi incluído na discussão sobre o preço de combustíveis em 2022, no ano eleitoral. O presidente Jair Bolsonaro defende a redução da alíquota pelos governadores para baratear o preço. Na última quinta-feira (27/1), os chefes dos Executivos estaduais decidiram congelar a cobrança por mais dois meses. O acordo tem validade até o dia 31 de março.

Tenho “muito orgulho” de ter aberto impeachment de Dilma, diz Eduardo Cunha

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha criticou nesta 3ª feira (1º.fev.2022) a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em uma série de publicações no Twitter. O político, responsável pelo início do processo de seu impeachment, ironizou o ex-presidente Lula (PT) por dizer em entrevista que tem muito orgulho de Dilma. Segundo Cunha, Lula chegou a lamentar com ele o fato de ter deixado Dilma se candidatar à reeleição em 2014. Disse que esse diálogo com o petista está relatado em seu livro “Tchau, Querida – o Diário do Impeachment”, escrito em parceria com a filha Danielle Cunha. “Eu recomendo a todos a leitura do meu livro ‘Tchau, querida’, onde [conto] tudo sobre o impeachment e a relação com os governos do PT, respondem ao que Lula falou”, escreveu Cunha. “Aliás recomendo especial atenção ao diálogo feito com Lula, constante do livro, onde Lula se lamenta comigo, que o maior erro que cometeu na sua vida, foi ter deixado a Dilma se candidatar à reeleição”. O político afirmou que, se Lula tem “tanto orgulho assim” de Dilma, devia anunciar qual cargo ela vai ocupar, caso seja eleito. O petista, porém, deu a entender na última semana que Dilma não teria nenhum cargo em seu eventual novo governo.

‘Vamos cada vez mais exigir que o outro lado jogue dentro das quatro linhas’, afirma Bolsonaro

Em evento no Planalto sobre o INSS nesta quarta-feira (02), o presidente Jair Bolsonaro disse que “alguns poucos do outro lado” jogam “fora das quatro linhas da Constituição“ Federal. “Vamos fazer a nossa parte, vamos nos empenhar. Vamos cada vez mais fazer valer a força da nossa Constituição. Nós jogamos dentro das quatro linhas [da Constituição]”, disse o presidente. “Vamos cada vez mais exigir que o outro lado, alguns poucos do outro lado —pouquíssimos— , joguem dentro das quatro linhas”, completou.

Filho de Lula reage a Bial com palavrão

A fala de Luis Cláudio Lula da Silva veio após o apresentador falar que só entrevistaria Lula acompanhado de um polígrafo Mônica Bergamo São Paulo, SP Luis Claudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula, rebateu as críticas do apresentador Pedro Bial, que afirmou que só entrevistaria o petista se pudesse contar com um detector de mentiras (polígrafo) durante a conversa. “Enfia esse Polígrafo no teu CU”, escreveu Luis Claudio numa rede social nesta quinta (15).

Governo cancela audiência para tratar de reajuste do piso nacional e professores ameaçam greve

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Rio Grande do Norte subiu o tom na cobrança pela implementação do reajuste do piso nacional da categoria. O Governo do Estado tinha uma audiência com o Sinte marcada para a manhã desta quarta-feira (2), na qual estava previsto a apresentação de uma proposta aos professores. O encontro, porém, foi desmarcado em razão da leitura da mensagem anual que a governadora Fátima Bezerra fará na Assembleia Legislativa a partir das 11h. Pelas redes sociais, a diretoria do Sindicato criticou de forma dura a postura do Governo. “Diante do silêncio gritante do governo sobre o reajuste do piso e do recente histórico de postergação, o comunicado do Governo ao Sinte/RN soa mais como uma tentativa desrespeitosa de empurrar o caso com a barriga”, afirmou a diretoria do Sindicato. Uma assembleia geral da categoria vai acontecer hoje a partir das 14h e pelo tom da nota divulgada pela entidade, é possível que uma greve seja aprovada por tempo indeterminado. “A esse tipo de comportamento governamental, o Sinte tem histórico de resposta: greve !”, conclui o comunicado.

Jean-Paul está virado num “siri na lata” com o PT e Fátima

POR Robson Pires "Serei candidato pelo meu partido, não darei espaço a ninguem", disse senador em entrevista numa emissora de rádio. Não teria ele se precipitado ao fazer tal afirmação? O Senador Carioca pelo Rio Grande do Norte (RN) Jean-Paul Prates está com os dias contados na política do RN para felicidade geral da nação Potiguar. Fátima Bezerra decidiu que não deseja caminhar ao seu lado nas eleições deste ano. Caminha para botar no seu lugar o camarada Carlos Eduardo Alves. Paul está virada num siri na lata. Confia no efeito Lula para sua reeleição. Para outro cargo, ele não se elege nem a guarda de quarteirão. Logo, ele deverá voltar – a partir do próximo ano – a habitar em outras terras. Indico a Venezuela, preferencialmente.

Multidão vai ao encontro de Bolsonaro em Franco da Rocha/SP: “Obrigado por nos ajudar, presidente”

O “Datapovo” não tem erro. Em visita a São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro foi recebido por uma multidão em Franco da Rocha, no interior do estado. O presidente sobrevoou nesta terça-feira (1º) as áreas atingidas pelas fortes chuvas em São Paulo. Junto de Bolsonaro, está uma comitiva com ministros para resolver a situação. VEJA VIDEO> https://twitter.com/i/status/1488550236775723009

Refinaria Clara Camarão no RN tem gasolina mais barata do Brasil; Mas, Fátima Bezerra não deixa

Deu na Veja Privatizada em dezembro de 2021, a Refinaria de Mataripe, na Bahia — antiga Landulpho Alves (Rlam) –, já registra o recorde da gasolina mais cara do Brasil, diz a Federação Nacional dos Petroleiros. O litro do combustível na unidade, que historicamente custava 2 centavos a menos do que o preço médio cobrado nas outras refinarias da Petrobras, neste ano está sendo vendido, em média, por 14 centavo a mais Hoje, segundo os petroleiros, a gasolina mais barata do país é comercializada pela Refinaria Potiguar Clara Camarão, do Rio Grande do Norte, que teve sua venda aprovada na última sexta pelo Conselho de Administração da estatal. PS: Mesmo a gasolina no Rio Grande do Norte (RN) é a mais cara do Brasil graças ao ICMS cobrado pela Governadora Petista Fátima Bezerra.

Ômicron começa a perder força em 5 Estados: no RN segue em alta alta

Dois meses depois dos primeiros casos de Ômicron no Brasil, surgem os primeiros estados com sinais de arrefecimento de casos de Covid-19. No Rio de Janeiro e no Amazonas, as infecções por Coronavírus começam a cair, enquanto Acre, Goiás e Rio Grande do Sul mostram certa estabilidade, com altas inferiores a 15%, parâmetro usado em estatísticas internacionais para dimensionar o espalhamento de doenças. Em 22 unidades da federação, porém, houve alta nos registros da última semana em comparação com a anterior. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa. Levantamento do jornal O Globo comparou o total de casos de Covid-19 registrados entre 16 e 22 de janeiro com os números relativos à semana de 23 a 29 de janeiro. A queda nos casos de Covid-19 começou a ocorrer na semana passada. A mudança no percurso das curvas do Rio e Amazonas aponta para o que se tem visto no mundo: o ápice da Ômicron tem duração curta, de aproximadamente dois meses. Depois do pico, os casos vão diminuindo gradativamente. Os dois estados são portas de entrada de turistas no Brasil, o que pode explicar a disseminação do vírus nessas regiões. Como os estados estão em momentos diferentes, o país precisa seguir em alerta. O pico no Brasil deve acontecer por volta da segunda semana de fevereiro. Na contramão, há oito estados brasileiros que estão na crista do tsunami, com um aumento superior a 100% na comparação entre duas últimas semanas. A maioria deles fica no Nordeste: Maranhão (100,8%), Rio Grande do Norte (RN) (107%), Pernambuco (113,1%), Sergipe (140%) e Piauí (140,1%). Há ainda Mato Grosso do Sul (108,5%) no Centro-Oeste, e o Amapá (116,7%) e o Pará (108,3%), no Norte.

Brasil registra 929 óbitos e 193 mil casos de Covid nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta terça-feira (1º). – O país registrou 929 óbitos nas últimas 24h, totalizando 628.067 mortes; Maior número desde 18 de setembro de 2021, quando o país havia registrado 935 óbitos decorrentes da doença. – Foram 193.465 novos casos de coronavírus registrados, no total 25.620.209; Dessa forma, a média móvel de óbitos dos últimos sete dias ficou em 603. A média móvel de casos é de 186.985. O ministério da Saúde calcula que mais de 22,3 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.