AspalavrasnaBíbliasão as própriaspalavrasde Deus, falando aos homens
Direitaé símbolo de retidão. O salmista expressou: “ó Deus (…) a tua mãodireitaesta cheia de justiça”
A Lado direito de Deus ou Destra de Deus (em latim: dextera Domini) ou ainda Àdireitade Deus é umaexpressãoutilizada para designar o lugar ao lado de Deus no céu, tradicionalmente uma posição de honra mencionado no Novo Testamento como sendo o lugar de Cristo (por exemplo em Marcos 16:19, Lucas 22:69, Mateus 22:44
O estadista e profeta Daniel previu a luta entre esquerda e direita no tempo do fim
Vanderlei Dorneles
A atual sucessão de governos na América do Sul revela o esgotamento das políticas de esquerda. Isso ocorre em paralelo a uma retomada da economia americana. Os Estados Unidos e o bloco europeu parecem reafirmar suas posições de liderança e hegemonia no mundo.
O que isso tem a ver com as profecias bíblicas?
De fato, o chamadochavismoperdeu espaço na Venezuela nas eleições legislativas de 2015, e a hegemonia de 16 anos da ideologia de Hugo Chávez está ameaçada. Na Argentina, o longo período de 12 anos dos Kirchner (Nestor, depois Cristina) chegou ao fim com a vitória do liberal Mauricio Macri. Na Bolívia, o socialista Evo Morales não poderá disputar um terceiro mandato; foi a decisão do referendo de fevereiro deste ano.
No início dos anos 2000, a ascensão de Lula, Chávez e Kirchner, respectivamente, no Brasil, Venezuela e Argentina, provocou uma onda das políticas sociais de esquerda na América do Sul. Na força dessa onda, em 2005 o Uruguai elegeu Tabaré Vázquez; em 2006 a Bolívia elegeu Morales e o Chile, Michelle Bachelet. Essa onda alimentou o ideal de políticas sociais igualitárias e paternalistas na população sul-americana, uma das sociedades mais desiguais do planeta.
Ao final de quase 15 anos, os elos dessa corrente têm se enfraquecido e quebrado um após o outro. No Brasil, a maior potência econômica da região, o governo de Dilma Rousseff está seriamente ameaçado pelos mesmos motivos dos demais: evidências de corrupção e falência das políticas populistas.
O enfraquecimento das esquerdas na América do Sul faz parte do processo de desorganização da ideologia socialista como um todo em curso desde a queda do Muro de Berlim, em 1989. A falência do maior estado sócio-político construído sobre essa ideologia, a União Soviética, fragilizou o discurso revolucionário ao redor do mundo. Além disso, o regime comunista em Cuba e na Coreia do Norte só tem fortalecido a mentalidade capitalista devido às agruras sociais e econômicas evidentes nesses países.
O comunismo chinês sustentou elevados índices de crescimento econômico nos últimos anos, mas somente graças à abertura para a economia de mercado em curso ali desde os anos 1970. No entanto, apesar de representar uma salvaguarda para a ideologia socialista, o milagre chinês começa a apresentar sinais de esgotamento. Nos dois últimos anos, a China tem enfrentado crescente fuga de capitais, queda da bolsa, desvalorização da moeda e do mercado imobiliário e evidências de corrupção. Este período da economia chinesa tem sido avaliado como o fim de um ciclo.
O enfraquecimento dessas economias coincide com a retomada do crescimento dos Estados Unidos. Muita coisa não vai bem nas economias modernas, mas o que se assiste nestes tempos pode ser considerado como um esgotamento quase final das ideologias de esquerda e um fortalecimento da economia de mercado em nível global.
Uso aqui a expressão “esquerda” em referência às políticas voltadas para o estado intervencionista e controlador da liberdade geral, e “economia de mercado” para aquelas fundadas na ideia da suficiência do mercado em regular a si mesmo. Em geral, as políticas de esquerda defendem a igualdade, e as de direita, a liberdade. No livroDestra e Sinistra, o filósofo italiano Norberto Bobbio diz que a esquerda procura eliminar as desigualdades sociais com medidas protecionistas, já a direita entende que essas desigualdades são naturais e que a sociedade se autorregula.
Outro aspecto das ideologias de esquerda é a negação da dimensão religiosa da sociedade. Por sua vez, a direita se adapta ao discurso religioso e o utiliza como parte de suas estratégias de poder.
Essa tensão entre uma esquerda que nega Deus e uma direita que pretende usar o nome de Deus foi prevista por Daniel, profeta e também estadista. As visões relatadas nos capítulos 2, 7 e 8, de seu livro, têm o foco no “tempo do fim”, quando o poder perseguidor dos “santos” emerge mais uma vez, mas só para ser destruído com a chegada do reino de Deus. O profeta diz que o reino de Deus “esmiuçará e consumirá todos estes reinos” humanos (Dn 2:44), e que “o domínio, e a majestade dos reinos” serão dados aos “santos do Altíssimo” (7:27; ver 8:9-12).
Mas, onde está a esquerda e a direita na profecia?
As profecias apocalípticas se desdobram em quadros paralelos, os quais acrescentam novos detalhes ao tema já abordado. Tratando do mesmo “tempo do fim”, a visão de Daniel 11 descreve um conflito prolongado entre o chamado “rei do Norte” e o “rei do Sul” (v. 40-45), no qual o Norte prevalece sobre o Sul, pouco antes de investir contra o “glorioso monte santo”, ou seja, os mesmos “santos” das visões de Daniel 7 e 8. As expressões “monte santo” e “monte Sião” frequentemente indicam o santuário e o povo de Deus (Ez 20:40; 28:14; Dn 9:16, 20).
O perseguidor dos “santos”, de acordo com Daniel 7 e 8, é o “chifre pequeno”, símbolo do papado. Ele muda a lei de Deus, persegue os que permanecem fiéis às Escrituras e pretende tomar o lugar de Deus na Terra (Dn 7:8, 21, 25; 8:9-12). Entretanto, antes de perseguir os santos, no tempo do fim, o “chifre pequeno”, que é o mesmo “rei do Norte” (Dn 11:31, 36, 37), terá de suprimir o “rei do Sul”. Mas, no clímax da investida contra o “monte santo”, o tal “rei do Norte” será derrotado (11:45; ver 8:25). Os “rumores do Oriente” que o perturbam são as claras evidências da chegada do reino de Deus com a volta de Cristo (11:44; 8:13, 22).
Da perspectiva de Israel, o Norte era a posição de Babilônia e o Sul, a do Egito. Na Bíblia, frequentemente o Norte representa aquele que deseja estar em lugar de Deus. Lúcifer desejava subir ao “céu”, exaltar seu trono “nas extremidades do Norte” e ser “semelhante ao Altíssimo” (Is 14:13, 14). Babilônia é referida como o poder do “Norte” que derrama “o mal sobre todos os habitantes da terra” (Jr 1:13-16; 6:22, 23). O rei de Babilônia teve a arrogância de desafiar a Deus (Dn 3:15; 4:24, 25). Daniel afirma que o “chifre pequeno” provém do Norte (Dn 8:9). No Apocalipse, o poder que se levanta contra os fiéis de Deus no tempo do fim é retratado como “besta” ou “Babilônia” (Ap 13:1, 7; 14:8; 17:5; 18:2, 10, 21).
Se o “rei do Norte” é o mesmo “chifre pequeno”, que é o papado em sua investida contra os “santos”, quem é o “rei do Sul” que será suprimido antes da perseguição aos “santos do Altíssimo”?
Jacques Doukhan, em seu livroSecrets of Daniel, comentando Daniel 11, diz que o Sul simboliza, na tradição bíblica, “o poder humano sem Deus”. O Sul aponta para o Egito (Dn 11:43), especialmente para o orgulhoso faraó: “Quem é o Senhor para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o Senhor” (Êx 5:2). Uma aliança de Israel com o Egito seria um deslocamento da fé, uma troca de Deus pela humanidade, ou seja, a fé na humanidade substituindo a fé em Deus. Isaías diz: “Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro e se estribam em cavalos; que confiam em carros, … mas não atentam para o Santo de Israel, nem buscam ao Senhor! … Pois os egípcios são homens e não deuses” (Is 31:1-3).
Assim, no conflito protagonizado pelo Norte e o Sul, nessa visão de Daniel 11, “o Norte representa o poder religioso” que pretende ocupar o lugar de Deus, o poder do estado perseguidor dos “santos”; e o “Sul representa os esforços humanos que rejeitam Deus e têm fé apenas na humanidade”, ou seja, os poderes seculares fundados nas ideologias ateísticas e materialistas (Secrets of Daniel, p. 173). Nesse caso, as ideologias de esquerda e seus estados socialistas são aqui retratados com a figura do Egito e do Sul.
Assim, Daniel previu um conflito prolongado, no tempo do fim, entre o poder político-religioso e o poder ateísta e materialista. Ele visualizou a resistência do poder materialista, mas profetizou que este último terminaria sendo suplantado.
O Apocalipse não dá esses detalhes do conflito providos pelo estadista Daniel. João visualizou o momento posterior em que todos os que “habitam sobre a terra” (Ap 13:14) e os “reis do mundo inteiro” serão envolvidos pelo poder da Babilônia, no Armagedom (16:14, 16).
Essa profecia de Daniel 11 é extremamente significativa diante da nova configuração geopolítica do mundo desde a queda do muro de Berlim. Os poderes políticos capitalistas, unidos ao poder religioso cristão desviado da verdade bíblica, conseguiram desorganizar o estado comunista e materialista europeu no fim da Guerra Fria. Nos anos 1990, o poder americano despontou como a única potência global, deixando em seu rastro as ideologias de esquerda em completa confusão. O Norte se sobrepôs ao Sul.
No desfecho desse conflito que resultou na queda do comunismo no Leste europeu, os Estados Unidos tiveram um decisivo aliado: o papa João Paulo II, que conseguiu restaurar a influência religiosa do Vaticano no mundo. Isso é o que contam os jornalistas Carl Bernstein e Marco Politi, no livroSua Santidade: João Paulo II e a História Oculta do Nosso Tempo(Objetiva, 1996).
Nesta década, a segunda etapa de desorganização das ideologias e dos regimes de esquerda, incluindo os da América do Sul, aponta para o crescente poder do “rei do Norte”. Segundo a profecia, sua agenda prevê investidas iminentes contra o “monte santo de Deus”. Esta será a última batalha do “rei do Norte”, na qual, porém, será completamente derrotado. O Apocalipse prevê a dramática queda da confederação da Babilônia, que é o mesmo “rei do Norte” (Ap 18:1-8).
Daniel garante que Deus se levantará em defesa de seu povo, e o fim chegará para o opressor, e “não haverá quem o socorra” (Dn 11:45).
VANDERLEI DORNELES, pastor e jornalista, é doutor em Ciências pela Escola de Comunicação e Artes (USP), onde defendeu tese sobre os aspectos mitológicos da cultura norte-americana. Autor dos livrosO Último Império e Pelo Sangue do Cordeiro, entre outros, atua como redator-chefe associado na CPB
Última atualização em 18 de março de 2019 por Márcio Tonetti.
O PONTO DE VISTA É MEU, A OPINIÃO É SUA... Assim eles pensam
Gilmar Figueiredo De Jesus:
Cuidado com pastores apoiando PT, PCdoB, PSOL, PDT...
Da William Douglas Silva:
Para aqueles q juram q o presidente é um defensor da família tradicional cristã não se esqueçam q ele está no TERCEIRO CASAMENTO e expôs a PROMISCUIDADE FORJADA do filho, fora linguajar chulo de bandido, o descaso c/ as mortes por Corona vírus, a blindagem a favor dos filhos tão "honestos" quanto ele, etc. São tão podres quanto o PT q tanto acusam!! Já leram esses versos? Creio q não!!
Josué 1:7 Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a DIREITA nem para a ESQUERDA, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Deuteronômio 5:32 Olhai, pois, que façais como vos mandou o SENHOR vosso Deus; não vos desviareis, nem para a DIREITA nem para a ESQUERDA.
Deuteronômio 28:14 E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a DIREITA nem para a ESQUERDA, andando após outros deuses, para os servires.
Provérbios 4:27 Não declines nem para a DIREITA nem para a ESQUERDA; retira o teu pé do mal.
Luiz Real:
Se Deus fez uma Mula falar para mudar o rumo de uma história, por que vc acha que Ele não poderia levantar um homem, cristão, mas cheio de falhas como vc, com o propósito de libertar uma nação que Ele ama?? Vote no Lula na próxima eleição, caso ele saia candidato. O Lula sim, é um "exemplo" de honestidade e correção...
Desculpe, mas seus argumentos são fraquíssimos.
Só te lembrando que quem está no caminho do Senhor e não se desviar nem pra direita nem para a esquerda, alcançará a Glória de Deus, e será convidado, como suas ovelhas, a ficar do Seu lado DIREITO, enquanto os que se desviaram do Seu caminho para a direita ou para a esquerda, como bodes serão separados pra o lado ESQUERDO d'Ele, Deus.
Acho que deu pra entender, certo. Fique na paz.
Seliel Ribeiro:
A esquerda representa aqueles que estão em rebeldia contra Deus e a criação. Por isso são a favor do homossexualismo, drogas, prostituição,, abortos, comunismo, ateísmo, são os precursores da vinda do anti-cristo. São na verdade amaldiçoados e filhos do diabo. O destino deles será o fogo eterno.
Jackson Ferreira:
Essas pessoas são todas a favor da esquerda. a valor do PT. Por isso são a favor do homossexualismo, drogas, prostituição,, abortos, comunismo
Josete Moreira Januario:
A esquerda é muito influenciada em tudo aquilo que o ser humano deseja aos olhos da carne! Por exemplo: a esquerda é a favor da liberação das drogas: todo tipo que é ilícito. Mas porque? Para nos afastar do Criador! Para dar prazer a natureza pecaminosa que é o nosso corpo, templo de Deus! A esquerda aprova o "aborto" ( sentenciando um ser inocente a morte). A esquerda aprova o homossexualismo, que vai de encontro ao extermínio da raça humana , pois uma mulher não pode se engravidar da outra, nem um homem com outro homem, eles não podem ficar grávidos!... tudo isso para confrontar Deus. A esquerda aprova mudança de sexo, para insatisfação da mulher de não querer ser mulher e o homem de não querer ser homem, causando confusão mental. A esquerda é Satanista, por isso quer acabar com a igreja, com a família, querem criar uma nova raça. Se esquerda conseguisse realizar o objetivo dela, levaria o mundo ao caos. O anti-cristo e a besta fará isso acontecer nessa nova ordem mundial, que durará 7 anos...
Os cegos espiritualmente falando, não querem enxergar isso! Não adianta discutir com eles, só temos que orar por eles.
A decisão do Supremo Tribunal Federal de anular as condenações do
ex-presidiário Lula cinco anos depois, e voltar processos à estaca zero,
vai custar ao bolso do contribuinte bobão no mínimo R$10 milhões só em
gastos com pessoal.
Levantamento junto às respectivas plataformas de Transparência mostra
que essa foi a despesa aproximada do pagador de impostos com salários e
benefícios auferidos por servidores mobilizados nas apurações,
incluindo 13ª Vara Federal em Curitiba, TRF-4 e STJ.
Entre a denúncia do tríplex e a condenação mantida pelo STJ, foram 31
meses e cerca de R$5 milhões pagos a magistrados e auxiliares.
No caso do sítio de Atibaia, foram 34 meses da denúncia à condenação em segunda instância. Mais R$5 milhões gastos para nada.
O contribuinte, que teve a fortuna retirada do bolso e jogada fora,
pagará tudo de novo, revelam os dados obtidos nas Transparências dos
órgãos.
Sinceramente, é no mínimo estranho, de uma falsidade sem igual, algo nunca visto antes, membros do diretório municipal do PT de Caicó (RN), fazendo Campanha Solidária, recolhendo donativos para distribuir com os pobres, como se esses ‘petistas’ fossem acostumados com esse tipo de atitude.
É difícil a gente esquecer da desastrosa experiência do PT,
no comando desta nação, um legado marcado por escândalos de corrupção,
aparelhamento ideológico do Estado brasileiro, o populismo barato,
tirando proveito da boa fé dos mais carentes e ignorantes, tudo em nome
da falsidade e hipocrisia.
Então, não se conformando com a destruição moral, ética, social e
econômica, do que fizeram com o Brasil… pasmem! O Partido dos
Trabalhadores de Caicó (RN), resolve doar cestas básicas aos mais
pobres, e, certamente, com isso imaginando comprar a consciência dos
caicoenses.
Os 56 deputados do partido, 53 titulares e 3 em licença, gastaram no ano passado R$ 2.089.727,27 com combustíveis.
Dos 487 mil litros de gasolina usados, metade deve ter sido para visitar o ex-presidiário em Curitiba.
Os deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT) da Câmara dos Deputados gastaram, em 2019, R$ 21,4 milhões com cota parlamentar, dinheiro destinado para a cobertura de despesas de mandato dos deputado. Porém, o valor com gasolina chama a atenção.
Os 56 deputados do partido, 53 titulares e 3 em licença, gastaram no ano passado de 2019, R$ 2.089.727,27 com combustíveis.
OS CAMPEÕES DE GASTOS ACIMA DOS R$ 60 MIL:
01- José Airton Félix Cirilo (CE): R$ 69.564,00
02- Pedro Uczai (SC): R$ 69.211,15
03- Rubens Otoni (GO): R$ 63.174,80
04- Gleisi Hoffmann (PR): R$ 63.047,84
05- Jorge Solla (BA): R$ 62.960,32
06- Marcon (RS): R$ 61.109,82
Então, estimando que o preço da gasolina esteja em R$ 4,29 o litro, o valor gasto seria equivalente a 487.116 litros de gasolina e com um litro se faça 14 quilômetros, média de um HB20 na estrada. Seria o suficiente para dar 170,2 voltas no planeta Terra.
Veja abaixo os deputados e o valor gasto por cada um:
Não se sabe a finalidade do uso dos 487 mil litros de gasolina pelos deputados. Mas se fosse palpitar, acredita-se que metade tenha sido para visitar o ex-presidiário em Curitiba.