CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Próximo presidente do TSE, Barroso admite adiar eleições


Próximo de assumir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barrroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse considerar prematuro o debate sobre cancelar a eleição municipal por causa da crise do coronavírus, mas admite a possibilidade de um adiamento de outubro para, no máximo, dezembro. 
Em nota, Barroso afirmou ser contrário a deixar a escolha de novos prefeitos e vereadores para 2022, mas ressaltou que a palavra final deve ser dada pelo Congresso, a quem caberia a aprovação de uma emenda à Constituição.

Rodrigo Maia desvia a atenção dos abestados e da esquerda


Rodrigo Maia continua embromando sobre redução salarial e fundão eleitoral de R$2,7 bilhões no combate ao Covid19. 
Quando perguntado sobre esses assuntos, ele critica Bolsonaro por qualquer razão. 
Assim, garante manchete para o repórter e desvia a atenção dos abestados.

Fátima Bezerra continua ‘destrambelhada’

Fátima Bezerra ainda “continua destrambelhada”. Como é que ela pode antecipar a formação de 28 alunos de medicina, que cumpriram apenas 4 anos de curso? O curso de medicina tem duração de, no mínimo, 6 anos. Ou ela “pirou”  ou errou feio na postagem no Twitter. Acho que ela vai corrigir isso aí quando fora avisada.



Fátima Bezerra contraria orientação do MEC sobre convocação de médicos

De Fátima Bezerra no seu Twitter:

Contrariando a orientação do Ministério da Saúde que diz os alunos devem ter completado carga horária de 75%:
O MEC (Ministério da Educação) autorizou a formatura antecipada dos estudantes de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia que estão no último período do curso exclusivamente para atuação nas ações de combate contra o coronavírus. 
A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (6).
A colação de grau pode ser antecipada aos alunos que tenham completado a 75% da carga horária de estágio supervisionado ou internato médico.
Estes profissionais recém-formados vão complementar as horas de estágio com o período trabalhado em função da pandemia do coronavírus para conseguirem o registro profissional definitivo.
A medida vale para instituições federais e particulares. O Ministério da Saúde será o responsável pela seleção e alocação dos profissionais que vão atuar no combate ao coronavírus.

Coronavírus: Brasil tem 487 mortes e 11.281 infectados

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, na manhã desta segunda-feira (6), que o Brasil possui 11.281 casos de coronavírus, com 487 óbitos.
Os únicos estados que não registram mortes são o Acre e o Tocantins.

Coronavírus pode infectar mais de 21 mil potiguares até o início de maio

O novo coronavírus deve infectar mais de 21 mil potiguares até a segunda quinzena de maio. A análise leva em consideração a taxa de mortalidade da Covid-19 – que é provocada pelo vírus –, a partir dos dados de mortalidade da doença, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde Pública, que avalia que 300 pessoas irão morrer nos próximos 30 dias.
A avaliação do Governo do Estado é que o pico da doença no Rio Grande do Norte deve acontecer entre a última semana de abril e os primeiros 15 dias de maio. Até lá, em um cenário satisfatório esperado pela Sesap, cerca de 300 pessoas morrerão em decorrência da doença.

Em teste, remédio para piolho matou novo coronavírus em 48 horas


O medicamento comumente utilizado para piolhos pode ser capaz de matar o novo coronavírus causador da pandemia de Covid-19. Segundo testes realizados por cientistas da Universidade Monash, na Austrália, uma droga presente no antiparasitário foi capaz de inibir o crescimento do microrganismo em apenas 48 horas.
O estudo com os resultados das análises foi publicado pela equipe no periódico Antiviral Research na última sexta-feira (03). De acordo com a pesquisa, o medicamento, conhecido como Ivermectina, interrompeu o crescimento do vírus Sars-CoV-2 quando testado em culturas de células.
“Descobrimos que mesmo uma dose única poderia remover essencialmente todo o RNA viral por 48 horas e que mesmo às 24 horas havia uma redução realmente significativa [desse material genético]”, afirmou Kylie Wagstaff, que liderou a pesquisa, em comunicado.

Banco Central estuda liberar crédito por maquniinhas de cartão

O Banco Central (BC) estuda uma forma de liberar crédito pelas “maquininhas” de cartão. 
A medida poderia facilitar o financiamento das micro e pequenas empresas, que nem sempre são atendidas pelos grandes bancos.
E veio à tona justamente porque essas empresas têm reclamado da dificuldade de conseguir crédito nesse momento de desaceleração econômica.

79% dos mortos por Covid-19 no Brasil apresentam algum fator de risco

O novo balanço do Ministério da Saúde mostra também que, até o momento, 79% dos mortos confirmados pela Covid-19 apresentavam pelo menos um fator de risco associado.
Quadros de cardiopatia foram a principal condição associada aos óbitos investigados.
Em segundo lugar vêm os diabéticos e na sequência quadros de pneumopatia e doenças neurológicas.

90% dos hotéis estão fechados no Rio Grande do Norte

Os danos causados à economia do Brasil pela pandemia do novo coronavírus deverão levar o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano a zero ou um patamar negativo. Alguns setores foram atingidos de maneira mais imediata com a determinação de isolamento social imposta por decretos na maioria dos Estados brasileiros e pelo fechamento das fronteiras aérea e terrestre, além das divisas entre as unidades federativas. 
O turismo, por exemplo, é um dos setores mais impactados. Somente no Rio Grande do Norte, o cancelamento de hospedagens e viagens levou ao fechamento, pelo menos neste mês de abril, de 90% dos empreendimentos conveniados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH RN).
TN

É grave: Queda no faturamento atinge 88% de microempresas no RN e 29% dos donos dizem não terão condições de manter por mais de 30 dias

Os decretos e as medidas de  restrição à circulação de pessoas isolamento social, em decorrência do novo coronavírus apresentam um impacto negativo no equilíbrio financeiro e ameaçam a sobrevivência dos pequenos negócios instalados no Rio Grande do Norte
De acordo com pesquisa divulgada pelo Sebrae semana passada, 88% dos empreendimentos de pequeno porte do Estado já verificam uma queda no faturamento em função da crise gerada pela pandemia.
E o mais grave, 29% dos donos de empresas do RN dizem que não terão condições de manter o funcionamento e precisarão fechar o negócio permanentemente em um mês caso as restrições adotadas até agora permanecerem por mais tempo. 
Os pequenos negócios representam aproximadamente 95% de todos os empreendimentos do Estado, somando pelo menos 181 mil negócios.
TN