CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Em pronunciamento na Câmara, Walter Alves cobra revogação de cortes na educação

Resultado de imagem para Em pronunciamento na Câmara, Walter Alves cobra revogação de cortes na educação
O deputado federal Walter Alves (MDB-RN) cobrou, em pronunciamento realizado na tarde de hoje (8), durante o grande expediente, no Plenário da Câmara, a suspensão do corte de verbas das universidades e institutos federais anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Para Walter, a medida do Governo Federal é um grave equívoco.
“Para se ter uma ideia da magnitude do corte anunciado, as instituições federais de ensino sediadas no RN perderão, este ano, R$ 103 milhões. Não podemos permitir essa medida equivocada. É preciso dialogar e encontrar outros caminhos que não sejam o de praticamente inviabilizar o funcionamento do ensino superior e tecnológico”, disse Walter Alves.

Robinson Faria responde por caixa dois


Tribunal Regional Eleitoral (TRE) investiga o ex-governador Robinson Faria (PSD) por crime de caixa dois nas eleições de 2014. 
O processo estava na Lava Jato, mas a Procuradora Geral da República, Raquel Dogde, arquivou e enviou a denúncia para ser apurada na esfera eleitoral.

O fim da dinastia Faria


Após passar oito anos na presidência da Assembleia Legislativa e mais quatro anos no governo do Estado, a situação caótica em que deixou a gestão financeira estadual impede a volta do ex-governador Robinson Faria (PSD – na foto dom Dilma e Fábio). 
Em tempo de renovação, Robinson poderá não se eleger mais sequer para deputado estadual. Já o filho, Fábio Faria, eleito pela legenda, corre o risco de perder a reeleição em 2022.

Imprensa armada


O decreto assinado por Jair Bolsonaro permite o porte de armas para políticos eleitos, caminhoneiros, advogados e profissionais de imprensa que atuam em coberturas policiais.

Styvenson defende mão-de-obra dos presidiários


O senador Styvenson Valentim (Podemos) defende que os presos do país sejam obrigados a trabalhar para pagar pela própria permanência nos presídios. 
O parlamentar lembrou, inclusive, que isto já está previsto no código penal brasileiro, embora a prática não seja aplicada

ForaJean!


Telmário Mota (Pros) acaba de reassumir uma vaga na comissão da MP da reforma administrativa.
Mais cedo, o senador disse a O Antagonista que o PT havia tomado sua vaga sem avisá-lo e colocou no seu lugar o senador petista do Rio Grande do Norte Jean-Paul Prates. Veja aqui:

Fátima Bezerra toma café da manhã na casa de Bolsonaro


A governadora Fátima Bezerra está em Brasília nesta quarta-feira (8). Na residência oficial de Jair Bolsonaro, ela participa de um café da manhã com o presidente, ministros líderes do Senado, da Câmara dos Deputados e outros governadores para tratar do novo pacto federativo e da reforma da Previdência.
Dos 27 governadores, apenas três não participam da reunião: do Paraná, Mato Grosso e do Amazonas. Os governadores da Paraíba, de Pernambuco, São Paulo e da Bahia estão representados pelos vices.

Nova fase da Lava Jato investiga lavagem de dinheiro em banco


Polícia Federal, em cooperação com o Ministério Público Federal e com a Receita Federal, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (08/05/2019), a 61ª fase da Operação Lava Jato. A ação foi batizada de Disfarces de Mamom.
Cerca de 170 policiais federais cumprem três mandados de prisão preventiva e 41 de busca e apreensão em 35 locais diferentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os documentos foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba (PR).
Desta vez, o objetivo é apurar um grande esquema de lavagem de dinheiro praticado por altos funcionários do Banco Paulista SA. De acordo com os investigadores, os suspeitos, por meio da instituição financeira, faziam a contratação de empresas de fachada, que emitiam notas fiscais e contratos fictícios para justificar serviços não prestados e, assim, camuflar pagamentos feitos e recebidos pela entidade localizada no exterior.
Uma vez feitos os pagamentos, as empresas, com ajuda de doleiros, remetiam numerário para exterior por meio de operações tipo dólar-cabo, dando aparência de legalidade às operações e obtendo dinheiro em moeda estrangeira com aparência legal.
A PF informou que os presos são funcionários do banco investigado e, na época, um deles atuava na mesa de câmbio. Outro era diretor da área de operações de câmbio e o terceiro era diretor geral da instituição.