CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

sábado, 5 de março de 2016

ITAJÁ DECIDE COM PAU DOS FERROS E LEVA TITULO DO VOLEI 4x4 EM CARAUBAS/RN



AGENC GM * Caraubas/RN - A VII Jornada Cleto de Oliveira Filho de voley 4x4 dentro da programação de 5 de março, onde se comemora a Emancipação Politica de seus 148 anos de historia em Caraúbas, neste sabado(05/03), na Arena das Caraubeiras marcaram presenças varias equipes do voley do cenario estadual. Com árbitro de voley da federação as partidas debaixo de um sol quente desenvolveu-se de forma contundente, com jogadas variadas. 

Caraubas (3 equipes), Mossoro, Itajá, Pau dos Ferros, Apodi, Upanema dentre outras participaram do evento. Na final prevaleceu a forte equipe de Itajá contra Pau dos Ferros que levou a premiação.






















WILMA FARIA VOLTA A CONVERSAR COM JOÃO MAIA



Pelo que parece, a ex-governadora Wilma de Faria tem estreitado as conversas com o presidente estadual do PR, ex-deputado João Maia. Ontem (04), os dois líderes tiveram uma nova conversa. 

As testemunhas da longa conversa foram a deputada Márcia Maia e a esposa de João, Shirley Targino.

MINISTERIO PUBLICO DE OLHO NOS PRÉ-CANDIDATOS



AGENC GM * Caraubas/RN - A nova safra de promotores deram uma nova visão aos rumos de uma eleição. 

O que tem de pré-candidatos se antecipando contrariando a lei, é coisa fora do comum. 
 
Dentro deste contexto, a eleição municipal ainda leva um tempo, digamos 6 meses, mas o que se comenta nos bastidores que o Ministério Público já está de antenas apontadas para os pré-candidatos. Drones e escutas estão monitorando calmamente.

Segundo informações dos corredores do poder, há inquéritos civis em curso para apurar eventuais violações.

ReporterGM-7 * Gilmar Marques

TRIBUNAIS DE CONTAS VÃO FISCALIZAR PLANOS DE EDUCAÇÃO



O Plano Nacional de Educação (PNE) e os planos estaduais e municipais terão o acompanhamento de 34 tribunais de contas em todo o País. O acordo foi firmado na quinta-feira (3) entre o Ministério da Educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).

A cerimônia de assinatura do acordo teve a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do presidente do FNDE, Idilvan Alencar. Para o ministro, o termo de cooperação com os órgãos de controle aprimora a execução dos planos e o monitoramento da utilização dos recursos públicos aplicados em educação. “Essa parceria é fundamental para aperfeiçoar a prática e a qualidade da gestão. Permite uma análise qualitativa do gasto na educação e ajuda os gestores a melhorarem a aplicação dos recursos para a área”, ressaltou.

AÇÃO QUESTIONA LEI QUE ALTEROU REGRAS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE PARTIDOS POLITICOS


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5478), com pedido de medida cautelar, para questionar mudanças na Lei Eleitoral (Lei 9.504/1997) e na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995) relativas à responsabilização pela prestação de contas das agremiações partidárias.

A ação pede a suspensão liminar do artigo 3º da Lei 13.165/2015, que introduziu o parágrafo 13 ao artigo 37 da Lei dos Partidos Políticos. Segundo o dispositivo, “a responsabilização pessoal civil e criminal dos dirigentes partidários decorrente da desaprovação das contas partidárias e de atos ilícitos atribuídos ao partido político somente ocorrerá se verificada irregularidade grave e insanável resultante de conduta dolosa que importe enriquecimento ilícito e lesão ao patrimônio do partido”.

Rodrigo Janot afirma que a mudança na lei fere diversos princípios constitucionais, entre eles o da proporcionalidade e o da isonomia, por garantir aos dirigentes partidários uma vantagem em relação aos demais cidadãos brasileiros. Sustenta ainda que promove a violação do princípio republicano, “ao obstar que ilícitos em prestação de contas de partido político impliquem não apenas ajuizamento de ação, mas também responsabilização de seus autores (salvo nas estreitíssimas e incongruentes hipóteses do dispositivo)”.

ASSOCIAÇÃO DE BRUXOS E PAGÃOS PEDEM FIM DO "DIA NACIONAL DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO"

Está aberta no Avaaz uma petição que pede a revogação imediata da lei, sancionada em janeiro por Dilma Rousseff, que institui o dia 31 de outubro como o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho. 

O projeto original foi apresentado em 2003 pelo deputado Neucimar Fraga, que justificou: “Na atual situação do mundo, vivenciamos uma violência generalizada contra a sociedade e uma diversificação de costumes que destroem a instituição mais sagrada que é a família”.


A petição, que leva apresenta como autora a Associação Brasileira da Arte e Filosofia da Religião Wicca — que representa os Wicca, bruxos, pagãos e neopagãos do Brasil — tem 8.600 assinaturas. Para a associação, a lei é uma afronta ao Estado laico e às religiões pagãs, que têm no dia 31 uma data sagrada.

Por Lauro Jardim



NECROPSIA APONTA QUE NETO DE CHICO ANYZIO MORREU AFOGADO, DIZ POLICIA


rian
O laudo da necropsia realizada no corpo de Rian Brito, neto do humorista Chico Anysio, apontou que a morte do rapaz, que tinha 25 anos, se deu em decorrência de asfixia por afogamento, informou a Polícia Civil na noite desta quinta-feira (3).
O corpo, encontrado pela manhã na areia da Praia de Flecheiras, no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em Quissamã., no Norte Fluminense, estava em estado avançado de decomposição. Segundo a polícia, a identificação só foi possível por meio de papiloscopia – exame que analisa as impressões digitais.
Uma força-tarefa havia sido montada para localizar Rian, que desapareceu no dia 23 de janeiro. Na segunda-feira (29), roupas e documentos do jovem foram achados na Praia do Paulista, também na restinga. O corpo de Rian foi encontrado na areia da praia depois que um motoqueiro avisou as equipes de busca.

AÇÕES TRABALHISTAS DE R$ 30 BI AMEAÇAM A PETROBRAS

Em meio à maior crise financeira de sua história, a Petrobras tenta se livrar de um esqueleto que pode chegar a R$ 30 bilhões em ações trabalhistas patrocinadas por sindicatos de petroleiros. Os processos são resultado de medidas tomadas pelo setor de recursos humanos da companhia quando era comandado pelo sindicalista Diego Hernandes, que deixou a companhia em 2012.
Um deles refere-se ao pagamento de adicional de periculosidade para trabalhadores em áreas de risco, previsto por lei. Em 2007, após negociações com os sindicatos, o benefício foi estendido a todos os empregados da Petrobras –mesmo os que trabalham em escritórios. O adicional corresponde a 30% do salário. No processo, a empresa eliminou o adicional, criando uma remuneração fixa que igualou as condições para todos os seus empregados.