CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

domingo, 16 de maio de 2021

No Instagram, magoado Maia ataca ACM Neto: “Malandro, baixinho sem caráter” - ACM expulsou Maia do DEM

 

O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia que perdeu todo prestigio quando presidente da Câmara (que está saindo do DEM e indo para o PSD) mostrou, na tarde desta sexta-feira (14/5), que tem muita mágoa do antigo aliado e presidente do partido, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto.

Tudo começou depois que o baiano criticou a filiação do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, ao PSDB. “Fruto de uma inexplicável imposição estabelecida pelo governador de São Paulo, João Doria, cuja inabilidade política tem lhe rendido altíssima rejeição e afastado os seus aliados”, postou ACM Neto no Twitter.

A postagem foi replicada na conta do DEM no Instagram, e foi lá que Maia reagiu, sem papas na língua. “Oportunista. Você avisou que não apoiaria o Doria”, começou. “Neto. Vai pra casa. Na política você perdeu o respeito”, disse depois. “Este baixinho não tem caráter” e “Bolsonaro presidente e ACM Neto vice presidente. Não sobrou nada além disso” também foram alguns dos ataques.

Metrópoles

EUA flexibilizam uso de máscaras em ambientes fechados para vacinados

Os Estados Unidos relaxaram sua recomendação sobre o uso de máscaras em ambientes fechados para pessoas vacinadas contra a covid-19 na última quinta-feira (13), ao atualizar uma recomendação emitida pela primeira vez há mais de um ano, direcionada a um dos símbolos da pandemia.

“Se você está totalmente vacinado, não precisa mais usar máscara!”, declarou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comemorando a notícia em um breve discurso televisionado no gramado da Casa Branca.

“Acho que este é um grande passo, um grande dia”, acrescentou, pedindo a todos os que ainda não foram vacinados que o fizessem sem demora.

Rochelle Walensky, diretora dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a principal agência federal de saúde pública do país, havia feito o anúncio pouco antes.

“Qualquer pessoa que esteja totalmente vacinada pode participar de atividades internas e externas, pequenas ou grandes, sem usar máscara ou [respeitar] a distância física”, declarou Walensky.

Brasil registra 2.087 óbitos e 67 mil novos casos de COVID-19 nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (15):

– O país registrou 2.087 óbitos nas últimas 24h, totalizando 434.715 mortes;

– Foram 67.009 novos casos de coronavírus registrados, no total 15.586.534 milhões pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 14.062.396, com o registro de mais pacientes curados. Outros 1.089.423 pacientes estão em acompanhamento.

O desequilibrado Gilmar Mendes será relator da ação que pede afastamento de Bolsonaro por “insanidade”

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado para ser o relator da ação protocolada por advogados, intelectuais e acadêmicos na Corte. Eles pedem o afastamento de Jair Bolsonaro por “insanidade”.

Na peça, os autores solicitam que o STF determine um exame psiquiátrico no presidente para comprovar sua incapacidade para a gestão da saúde e de outras áreas fundamentais no que se refere ao combate da pandemia de Covid-19, segundo o Correio.

O objetivo é que o STF determine a interdição de Bolsonaro.

A petição, assinada pelos professores Renato Janine Ribeiro e Pedro Dallari, da Universidade de São Paulo (USP), Roberto Romano, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Geraldo de Sousa Jr, da Universidade de Brasília (UnB), bem como pelos advogados Alberto Toron, Fábio Gaspar e o presidente da Academia Paulista de Direito, Alfredo Attié, vem como uma reação ao fato de que, até agora, todas as representações por supostos crimes cometidos pelo presidente, na Câmara dos Deputados, Procuradoria-Geral da República (PGR) e tribunais internacionais, não tiveram qualquer resultado.

Forum

Uma lei de 1976 impede você de ter um carro a diesel

Enquanto no Brasil as montadoras tentam tirar o máximo de eficiência de pequenos motores flex, na Europa já se usa uma solução mais racional há muito tempo. Por lá, qualquer veículo pode utilizar um propulsor a diesel, como os de caminhões e picapes, desde que respeitem os limites de emissões de poluentes do Velho Continente.

Mas, por que nós não temos carros pequenos a diesel também? Essa é a hora de jogar a culpa no governo, pois veio dele uma lei que proíbe veículos de pequeno porte de utilizar esse tipo de motor. E a regra é de 1976, o que significa que, por conta de uma legislação de 45 anos atrás, o seu carro precisa ser movido a gasolina ou etanol.

O que determina isso hoje é a Portaria nº 23 do Departamento Nacional de Combustíveis, que substituiu a Lei nº 346 de 19 de novembro de 1976, redigida pelo então Ministério da Indústria e Comércio do regime militar. No entanto, vale lembrar que eram tempos de crise do petróleo e a importação de combustíveis estava afetando a balança comercial brasileira. Sendo assim, a medida foi tomada para priorizar o uso de diesel em transportes de carga, geradores e máquinas agrícolas.

Ela poderia ter sido revista em 1994, quando a portaria em vigência foi publicada, mas o governo da época preferiu manter a regra do jeito que estava. Se você queria saber somente o motivo de você ser proibido de ter um carro pequeno a diesel como os europeus, é por conta de uma regra velha que nunca foi alterada.