CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

terça-feira, 16 de março de 2021

Bolsonaro determinou ‘amplo debate’ com comunidade médica, diz novo ministro da Saúde

Bolsonaro determinou ‘amplo debate’ com comunidade médica, diz novo ministro da Saúde

Anunciado nesta segunda-feira (15) como novo ministro da Saúde, o médico Marcelo Queiroga afirmou à GloboNews que o presidente Jair Bolsonaro determinou “amplo debate” com a comunidade médica para haver “resultado melhor diante da pandemia”.

Marcelo Queiroga é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e assume o cargo de ministro no lugar de Eduardo Pazuello, general do Exército à frente da pasta desde maio de 2020.

O médico é o quarto ministro da Saúde no governo Bolsonaro. Os antecessores são: Pazuello, Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta. Teich e Mandetta deixaram o governo após divergências com Bolsonaro sobre formas de lidar com a pandemia.

O presidente determinou que se fizesse um amplo debate com a comunidade médica para que a gente harmonize mais as relações e tenhamos um resultado melhor diante da pandemia”, declarou Queiroga nesta segunda-feira.

Deputado deixa PSDB após divergência com João Doria

ximg20191119181138425.jpg.pagespeed.ic .oCmI4 FANj Deputado deixa PSDB após divergência com João Doria

O deputado federal Celso Sabino (PA) está de saída do PSDB.Em reunião com a bancada na segunda-feira (15), o parlamentar avisou que deixará o ninho tucano por divergências, principalmente, com o governador de São Paulo, João Doria. A informação é da coluna de Guilherme Amado, da revista Época.

Sabino foi um dos dissidentes do partido que apoiaram a candidatura de Arthur Lira (PP) à Presidência da Câmara, contra a posição defendida por Doria de apoio a Baleia Rossi.

Sabino alega que foi retaliado pela legenda e, hoje, conseguiu liberação do partido para buscar novos ares, mesmo fora da janela de transferências entre partidos, no ano que vem.

De acordo com a publicação, ele já negocia com partidos do centrão, como o PP de Lira, além de PL e PSL. Próximo a Lira, Sabino foi escolhido pelo novo presidente da Câmara para relatar a PEC da Imunidade, que, após a prisão de Daniel Silveira, buscava criar uma série de restrições para a prisão de deputados e senadores.

França investiga nova variante que ‘escapa’ de teste PCR

 estrutura novo coronavirus nanoparticulas virus França investiga nova variante que ‘escapa’ de teste PCR

Uma nova variante do novo coronavírus preocupa as autoridades francesas. A nova estirpe, detectada em um hospital de Lannion, na Bretanha, em Côtes-d’Armor, não foi identificada por meio dos testes PCR, mas apenas com testes sorológicos e coleta de matéria biológica. Especialistas investigam se a variante é mais infecciosa ou mortal.

Segundo reportagem da Agência Brasil, a cepa foi detectada em meio a um foco de infecção no hospital de Lannion. Entre 79 doentes, oito tinham sintomas de covid-19, incluindo infecções pulmonares graves. No entanto, os testes desses oito pacientes apresentavam sucessivamente resultados negativos.

Nesses casos, só foi possível confirmar que se tratava de covid-19 por meio da realização de testes serológicos e coleta de matéria biológica nos pulmões, intervenção mais demorada e invasiva.

Os cientistas do Instituto Pasteur procuram agora saber se a variante, com nove mutações genéticas, resiste à vacinação, ou se apresenta caráter mais infeccioso e mortal.

“Está em curso uma avaliação para apurar o possível impacto dessas modificações genéticas na incapacidade de reconhecimento por testes virológicos, o que conduz a um subdiagnóstico e que poderá interferir na estratégia de rastreamento atualmente em vigor”, diz a Direction génerale de la Santé (DGS) em comunicado.

Jacó Jácome tome posse como deputado estadual nesta quarta-feira

noticia 184515 Jacó Jácome tome posse como deputado estadual nesta quarta-feira

O deputado Jacó Jácome (PSD) será empossado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte(ALRN) nesta quarta-feira (17), às 10h, em cumprimento a decisão da Corte Eleitoral que após decisão do colegiado, anunciou a mudança na atual legislatura e garantiu a cadeira ao deputado estadual.

Jacó Jácome assume a vaga de Sandro Pimentel (PSOL) após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A mudança acontece depois que o TSE determinou a retotalizaçao dos quoeficientes eleitorais e partidários sem computar os 19.158 votos obtidos por Sandro Pimentel, implicando na eleição de Jacó Jácome, que obteve 28.864 sufrágios nas eleições de 2018.

Jacob Helder Guedes de Oliveira Jácome nasceu em Natal, em 29 de janeiro de 1992. Através da influência do pai Antônio Jácome, Jacó ingressou cedo para a política e se filiou ao PMN. Disputou a eleição para vereador de Natal em 2012 com apenas 20 anos de idade e foi eleito com 5.942 votos.

Em 2014, foi candidato a deputado estadual pela primeira vez e conseguiu 28.620 votos que o elegeram como “o deputado mais jovem do RN”. Em março de 2016, Jacó se filiou ao PSD e em 2018, candidatou-se à reeleição a deputado estadual e dessa vez não conseguiu êxito, ficando na 1ª suplência com 26.864 votos conquistados.

Jacó assume de forma permanente a cadeira de deputado estadual na atual legislatura.

“Economia brasileira iniciou trajetória de recuperação”, diz Bolsonaro

 50962926132 aae02eafb4 c 600x400 1 “Economia brasileira iniciou trajetória de recuperação”, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que, em razão das medidas adotadas pelo governo federal, a economia brasileira iniciou trajetória de recuperação. O chefe do Executivo também defendeu a aprovação das reformas administrativa e tributária e da nova lei de falências e a privatização de empresas estatais.

O mandatário participou, na manhã desta terça-feira (16), de reunião do Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul (Prosul).

Em razão das medidas tomadas por nosso governo, a economia brasileira iniciou sua trajetória de recuperação já no quarto trimestre do ano passado, com crescimento de 3,2% em relação ao trimestre anterior”, disse Bolsonaro em discurso a chefes de Estado de países vizinhos.

Estamos firmemente determinados a aprovar iniciativas que irão permitir crescimento sustentado da nossa economia nos próximos anos, como a reforma administrativa, a reforma tributária, a nova lei de falências e a privatização de empresas estatais”, prosseguiu o mandatário.

Recadastramento anual de aposentados e pensionistas é adiado

recadastramento anual de aposentados e pensionistas e adiado Recadastramento anual de aposentados e pensionistas é adiado

O Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (16) instrução normativa que suspende até 31 de maio o recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis – procedimento adotado como prova de vida para a manutenção de benefícios.

Segundo a medida, após essa data o beneficiário deverá fazer a comprovação de que está vivo para a continuidade do pagamento de proventos e pensões e recebimento de eventuais retroativos. Até lá, estarão suspensas as visitas técnicas para fins de comprovação de vida.

A decisão não se aplica ao recadastramento de aposentado, pensionista ou anistiado político cujo pagamento do benefício esteja suspenso na data de publicação da instrução.

No entanto, está previsto que as Unidades de Gestão de Pessoas poderão receber solicitações de restabelecimento excepcional dos pagamentos de proventos e pensões suspensos por meio do “módulo de Requerimento do Sigepe, tipo de Documento ‘Restabelecimento de Pagamento – covid-19’ “.

A suspensão da necessidade de comprovação de vida é uma das medidas de proteção visando o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Agência Brasil

CARTA ABERTA DOS EMPRESÁRIOS DE MOSSORÓ E TODO O RN: "Informarmos que a partir do dia 15 de março de 2021, não aceitaremos e muito menos seguiremos qualquer decreto"


O TRABALHO E A DIGNIDADE HUMANA - A dignidade do trabalho A Sra. Governadora FATIMA BEZERRA e Prefeitos, Vereadores, deputados, senadores e  Comitê de Contingência ao Coronavírus e a todo povo Potiguar.
Informarmos que a partir do dia 15 de março de 2021, não aceitaremos e muito menos seguiremos qualquer decreto que impeça qualquer pessoa no Município de Mossoró e no estado do RN, de exercer seu Direito Constitucional da Livre Iniciativa (Art. 1o, IV, CF e Art. 170, CF).
Qualquer novo decreto que impeça o trabalho irá comprometer outro Direito Constitucional, o da Dignidade da Pessoa Humana (Art. 1o, III, CF) seja para Empresários, Colaboradores, Funcionários Públicos, Aposentados e outros, pois, além de inviabilizar a continuidade de atividades, demissão em massa, quem tem seus proventos sofrerá com enorme redução em virtude da inflação no preço dos produtos e em especial dos combustíveis. ICMS fora da realidade.
Pedimos que os senhores Prefeitos,  Vereadores, deputados, senadores e Comitê de Contingência que esqueçam a política e adotem o tratamento precoce, transparência da vacinação e verbas, façam investimentos na área da saúde, aumento de leitos, insumos, estoque de medicamentos, EPIs, dentre outros que garantam atendimento. Somos contra às festas clandestinas, churrascos e aglomerações fiscalizem com mais eficiência.
Reiteramos que Distanciamento Social não é sinônimo de Proibição do Trabalho e Fechamento de Atividades, tendo em vista que 90% do comércio e serviços do Município não possuem aglomerações, devido a crise financeira. Dentro das lojas do centro, shopping ou bairros, são raras as que possuem vários compradores simultâneos e as que possuem, devem controlar os acessos.
Por fim, reiteramos ao Srs.  Prefeitos que não iremos seguir qualquer decreto que impeça o trabalho a partir do dia 15 do mês de março de 2021 e pede que não sejam editados decretos neste sentido, pois a abertura não será uma opção do Sr. Prefeito, mas do único poder supremo no nosso país  o POVO  NORTE RIOGRANDENSE, contra os decretos e a fiscalização, ante a situação, iremos praticar a legítima defesa (Art. 25 do Código Penal), pois estaremos defendendo nossas famílias, nossos amigos, nossos colaboradores, todo cidadão NORTE RIOGRANDENSE e nosso patrimônio.
Pedimos diálogo, honestidade, bom senso e que afastem-se do espectro político, permitindo o NORTE RIOGRANDENSE trabalhar, para que evitemos enfrentamentos desnecessários que possam causar danos, quaisquer que sejam entre quem precisa trabalhar e agente da administração pública, seja na legislação, ou fiscalização.
Queremos a paz, saúde e acima de tudo, que todos sejam livres. Atenciosamente,  Empresários de MOSSORÓ E RIO GRANDE DO NORTE.

Divulga nos seus contatos, vamos fazer rodar o Brasil, pode ser o começo de um grande levante, temos que ter a dignidade de levar nosso sustento para nossa família e isso só se faz com trabalho.🇧🇷🤝🏻

COVID-19: Em decisão, TJRN diz que deve ser seguido Decreto Estadual que sobrepõe o de Natal (RN)

martelo justica boa COVID-19: Em decisão, TJRN diz que deve ser seguido Decreto Estadual que sobrepõe o de Natal (RN)

Enquanto a população ainda não sabe se deve seguir as recomendações do decreto do Governo do Estado ou da Prefeitura de Natal (RN) com medidas restritivas da Covid-19, uma decisão judicial do desembargador do Tribunal de Justiça, Ibanez Monteiro, determinou que uma empresa do ramo de alimentação deveria seguir o Decreto do Estado quanto ao seu funcionamento, se sobrepondo ao do Município.

Na decisão, o magistrado elencou que “municípios devem respeitar o regramento do respectivo Estado ou da União, em obediência ao sistema federalista”.

Ainda segundo a decisão, a forma federativa adotada na Constituição estabelece uma hierarquização legislativa, dessa forma o Estado não pode editar normas contrárias às definidas pela União, assim como os municípios devem respeitar o regramento do respectivo Estado. A decisão diz ainda que na omissão de um, outro poder pode atuar, porém quando há a atuação de um governante de hierarquia superior, é preciso analisar se o de nível inferior pode dispor diferentemente.

Por fim, a decisão diz que “a gravidade sanitária instalada em todo Estado não pode ser minimizada ou relativizada por um Município, caso se encontre em condições não tão graves quanto as dos demais Municípios, ou mesmo por compreender que aquelas medidas por ele adotadas são suficientes a reduzir os números de pessoas infectadas ou internadas, submetidas a tratamento contra o Covid-19”.

Justiça Potiguar

Copa América 2021: Conmebol define novo calendário com dez seleções

copa america Copa América 2021: Conmebol define novo calendário com dez seleções

O novo calendário da Copa América 2021, adiada para este ano em razão da pandemia de covid-19, foi anunciado hoje (15), pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O torneio ocorrerá de 13 de junho a 10 de julho na Argentina e Colômbia, com apenas dez seleções, após a desistência de Austrália e Catar, países convidados. O Brasil é o atual campeão – a última edição ocorreu em 2019.ebc Copa América 2021: Conmebol define novo calendário com dez seleçõesebc Copa América 2021: Conmebol define novo calendário com dez seleções

O jogo de abertura no dia 13 de junho será entre Argentina e Chile, na capital Buenos Aires. No mesmo dia, Paraguai e Bolívia duelam na cidade argentina de Medonza. 

Já o Brasil estreia no dia seguinte, contra a Venezuela, em Medellín (Colômbia). O escrete nacional disputará todos os jogos da primeira fase na Colômbia, onde também será realizada a final da Copa América, em 14 de julho, na cidade de Barranquilla.  

Na primeira fase da Copa América, as seleções estão divididas em dois grupos, e apenas os dois melhores em cada chave avançam às quartas de final. Para não precisar sair do país, o Brasil precisa terminar em primeiro ou segundo lugar na chave. Se ficar em terceiro ou quarto, fará as quartas de final na Argentina. 

O Brasil soma nove títulos da Copa América. O Uruguai é o maior vencedor, com 15, seguido pela Argentina, com 14. Paraguai, Chile e Peru somam duas taças, enquanto Colômbia e Bolívia ganharam uma. Das seleções sul-americanas, somente Equador e Venezuela nunca venceram o torneio.

Agência Brasil

MP vai apurar excessos das Forças de Segurança em cumprimento de decretos do DESgoverno Fatima/PT

202103151926529frqhF MP vai apurar excessos das forças de segurança em cumprimento de decretos

O promotor Wendell Beetoven Ribeiro Agra abriu um inquérito civil nesta segunda-feira (15) para apurar possíveis irregularidades cometidas por policiais e bombeiros militares durante fiscalização do toque de recolher determinado pelo Governo do Rio Grande do Norte.

De acordo com a portaria que instaurou o inquérito, algumas providências devem ser tomadas pelo Comando da Polícia Militar, dos Bombeiros e pela Secretaria de Segurança Pública, tais como: 

se há algum procedimento operacional padrão, se existe algum documento apresentado ao ingressar em propriedades e se são os policiais que lavram as infrações e realizam aplicação das multas.

Justiça Potiguar

Esse agora é médico, e ai? Bolsonaro escolhe médico Marcelo Queiroga para substituir Pazuello na Saúde

 marceloqueiroga Bolsonaro escolhe médico Marcelo Queiroga para substituir Pazuello na Saúde

 Esse agora é médico. Que dizem os que atacam?

O presidente Jair Bolsonaro escolheu o médico Marcelo Queiroga para substituir Eduardo Pazuello como ministro da Saúde.

Queiroga se reuniu na tarde desta segunda-feira (15) com Bolsonaro no Palácio do Planalto.

Segundo o presidente, a nomeação de Queiroga será publicada na edição desta terça-feira do “Diário Oficial da União”.

“Foi decidido agora à tarde a indicação do médico, doutor Marcelo Queiroga, para o Ministério da Saúde. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A conversa foi excelente, já conhecia há alguns anos, então não é uma pessoa que tomei conhecimento há poucos dias. Tem tudo no meu entender para fazer um bom trabalho, dando prosseguimento em tudo que o Pazuello fez até hoje”, afirmou Bolsonaro a apoiadores ao chegar no início da noite à residência oficial do Palácio da Alvorada.

Antes de se reunir com Queiroga, Bolsonaro conversou no domingo e nesta segunda com a médica Ludhmila Hajjar. Mas a negociação fracassou, e a médica afirmou que não aceitaria convite para se tornar ministra. A médica, que se especializou no tratamento da Covid, afirmou que não houve “convergência técnica” entre ela e Bolsonaro.

Marcelo Queiroga é o atual presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O cardiologista é formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fez Residência Médica no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Também fez treinamento em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, na Beneficência Portuguesa de São Paulo (RN).

Pesquisa revela que 64,13% da população natalense é contra o fechamento do comércio

A maioria da população natalense (64,13%) é favorável a “permitir o funcionamento do comércio, prestadores de serviço, bares e restaurantes, com determinação de horário de funcionamento diferentes, dependendo das atividades”.

Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Instituto Consult/Sistema Tribuna de Comunicação.

Com dinheiro que Bolsonaro mandou, Fátima Bezerra diz que vai “mover montanhas”

Todos os Consórcios estadual e municipal comprarão vacinas com dinheiro que Bolsonaro enviou a cada recanto do Brasil. Ai Governadores e Prefeitos pensam que eles que estão comprando com recursos próprios. Vão ser mentirosos assim lá não sei onde.

De Fátima Bezerra na reunião desta segunda feira (5) com os prefeitos:

“Considerando o quadro de emergência nacional que vivemos, moverei montanhas para trazer vacina aos 167 municípios do RN. A previsão é de que essas doses cheguem em abril. Não vamos perder essa oportunidade”.

Comento: E vai baixar mais um decreto que moverá pra baixo a economia do RN. Só lembrando que 64,13% dos natalenses são contra o fechamento de comercios.

Robson Pires