CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Covid-19 e o Decreto reformulado: Governo do RN vai aumentar restrições; restaurantes e bares de 19h e 6h da manhã

Diante da evolução no número de casos do novo Coronavírus no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado ampliou restrições de circulação de pessoas em todo o território com o objetivo de diminuir o contágio da doença. 
O Decreto Estadual Nº 29.600, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (9), atualiza as questões referentes ao funcionamento do comércio, do transporte coletivo e das feiras livres.

COMÉRCIO
A ampliação das restrições também é direcionada ao setor privado. Entre os dias 14 e 23, todo o comércio e demais atividades privadas deverão ser fechadas, com exceção dos serviços essenciais como as áreas de saúde, alimentação e segurança. Também se incluem na lista serviços como coleta de lixo (Limpar matos é essencial nesse momento?), transmissão de energia, telefonia e internet, serviços postais e bancários, transporte de cargas e postos de combustíveis.
Os estabelecimentos que comercializam alimentos, bebidas não alcoólicas e de materiais de construção ou reforma não poderão funcionar entre 19h e 6h do dia seguinte, em todos os dias da semana.
O Decreto ainda aponta que os municípios devem disciplinar o funcionamento de feiras livres, condicionando a autorização à aplicação das medidas de segurança necessárias para manter o distanciamento das pessoas e evitar a disseminação do novo coronavírus.
Fica proibida qualquer tipo de venda para consumo no local das feiras, incluindo o corte e a exposição de produtos para consumo nas barracas. Os pontos de venda devem manter um distanciamento mínimo dois metros, em todas as direções, com os feirantes utilizando sempre luvas descartáveis e máscaras de proteção.
Blogue:
Papel suporta tudo e mais um pouco. Na prática a realidade é outra coisa. Vi funcionários da prefeituras limpando matos em frente minha residência, o que não é serviços essenciais, a maioria trabalhando sem máscaras e perto uns dos outros sem fiscalização e quebrando normas protocolares da OMS de segurança contra a COVID. Só balela esses decretos contraditórios. Tudo bonitinho no texto. Muita falácia.
 

Quarentena por coronavírus afrouxou em todas as capitais

Entre a última semana de março e os primeiros dias de abril, a diminuição no isolamento da população foi o padrão para todas as capitais brasileiras. Mesmo em casos onde a variação foi pequena, houve algum aumento na circulação de pessoas. Nenhuma capital viu suas ruas ficarem mais vazias durante a semana passada.
A variação foi identificada com base na localização de 60 milhões de telefones celulares no País, compilada pela empresa In Loco, e tem sido analisada por pesquisadores brasileiros para determinar a relação do movimento nas ruas com o grau de contágio pelo novo coronavírus.
A equipe de cientistas – que reúne representantes de Ministério da Saúde, Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) – já confirmou que o aumento da reclusão no fim de março evitou infecções e internações.

COVID: Brasil continua sem testes com 822 mortes

Mortes por Covid-19 no Brasil já ocupa o 12º lugar no mundo. O 34º em numero de testes.
O ministro Mandetta prometeu em suas falas realizar 10 milhões de testes há 20 dias. Por  enquanto só foram realizados 54 mil até o momento.

Covid-19: o Brasil amanhece com 822 mortes

O Brasil amanhece com 822 mortos por Covid-19.
É o número registrado pelas secretarias estaduais de Saúde.

Casos de Covid-19 aumentam 184% em 7 dias; entre eles um bebê de 5 dias de vida


Os casos confirmados de Covid-19 no Rio Grande do Norte cresceram 184% em uma semana. No dia 1º de abril, o Estado registrava 92 casos da doença em 14 cidades. Atualmente, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) nesta quarta-feira, 8, o Estado já registra 261 casos em 22 cidades. 
São 11 óbitos confirmados, incluindo um bebê  pré-maturo em Natal, oficializado nesta quarta-feira, 8. Com cinco dias de vida, o bebê é a pessoa mais jovem do Brasil a morrer pela doença. *O secretário de Saúde do estado deixando população apavorada disse que no estado morreria 10 mil pessoas antes dizia ser 21 mil.
Dos 261 casos confirmados, quase metade deles está localizada em Natal, com 112 registros. 
As cidades de Mossoró (63) e Parnamirim (30) são as outras duas com mais exames positivos para a Covid-19 no Estado. Completam a lista as cidades de Açu, Apodi, Areia Branca, Baía Formosa, Caraúbas, Carnaubais, Ceará-Mirim, Extremoz, Luís Gomes, Macaíba, Monte Alegre, Passa e Fica, São Bento do Norte, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José do Campestre, São Pedro, Taipu, Tenente Ananias e Tibau.