CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

terça-feira, 4 de maio de 2021

Os “Zóios” de Fátima Bezerra que fala na visão de um comentarista da GloboNews. Dar pra rir.

fatima estafa Os "Zóios" de Fátima Bezerra

Por Robson Pires

Do médico e pesquisador Paulo Lotufo – frequente comentarista da Globo News – comentou a fala da governadora do Fátima Bezerra que foi entrevistada pelo Globo News na noite de domingo (2).

DISSE:

Assisti a entrevista da governadora do RN.

Sensação de estafa evidente.

Reconheço que c/ exceção de 5 pilantras, os governadores de estado são os que mais “sofreram” na Pandemia.

Atacados pelo governo federal e pressionados pelo poder econômico local que os ameaça o tempo todo.

PS: Isso é um conversador de merda. Tu viu pelos “zóios” dela, foi idiota? Ela deve estar com muito peso na consciência por está quebrando muitos comerciantes (donos de bares, restaurantes e similares, principalmente) do RN – da tromba do elefante ao rabo – e deixando o povo passar fome. Isso sim!

Mercado financeiro espera que Selic suba para 3,5% ao ano nesta semana

 banco central economia 0413202012 Mercado financeiro espera que Selic suba para 3,5% ao ano nesta semana

O mercado financeiro espera que a taxa básica de juros, a Selic, suba 0,75 ponto percentual para 3,5% ao ano, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), marcada para esta terça (4) e quarta-feira (5). As informações são da Agência Brasil.

A previsão está no boletim Focus desta segunda-feira (3), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Em abril, a diretoria do BC já havia sinalizado alta de 0,75 ponto percentual na taxa Selic. Para o mercado financeiro, a taxa continuará a subir nas reuniões seguintes e encerrará 2021, em 5,5% ao ano.

Para o fim de 2022, a estimativa é de que a taxa básica suba para 6,25% ao ano. E para o fim de 2023 e 2024, a previsão é de 6,5% ao ano.

O BC usa a Selic como principal instrumento para controlar a inflação. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, há reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança, desaquecendo a economia.

Brasil vai adotar intervalo maior que o indicado por fabricante entre doses da Pfizer. Saiba por quê

vacina10 Brasil vai adotar intervalo maior que o indicado por fabricante entre doses da Pfizer. Saiba por quê

Após entrega na última semana, o Ministério da Saúde começou a distribuir as doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra o coronavírus nesta segunda-feira (3/5) entre os estados. Porém, ao contrário do indicado pelo fabricante, o governo federal orientou estados e municípios a atrasar a aplicação da segunda dose para 12 semanas depois da primeira injeção.

A Pfizer só garante a eficácia do imunizante com espaçamento de 21 dias entre as doses, como foi feito durante o estudo clínico. A Organização Mundial de Saúde (OMS) permite que o intervalo chegue a 6 semanas, metade do pretendido pelo Ministério da Saúde.

A justificativa do governo é que o intervalo é o mesmo usado no Reino Unido, e cita três estudos para basear a decisão: um foi feito pela agência de saúde pública inglesa, e aponta 80% de efetividade da vacina após a primeira dose em idosos com mais de 70 anos.

Outro estudo, publicado em fevereiro na revista The Lancet, mostra que a transmissão é diminuída em 75% e os casos sintomáticos, em 85%, após uma dose. Por último, uma pesquisa recente da Universidade de Oxford apontou queda de quase 50% na transmissão após a primeira dose.

A ideia é que, assim, mais pessoas possam ser imunizadas. O Ministério prevê que o intervalo seja mantido apenas enquanto há pouca disponibilidade da vacina – no futuro, o prazo pode ser revisto para o recomendado em bula.

Outros países que usam a vacina da Pfizer, como Estados Unidos e Israel, seguem a previsão e aplicam a segunda dose com 21 dias de espaçamento. Já a Alemanha optou por seguir a recomendação da OMS e esperar seis semanas entre as vacinas.

METRÓPOLES

Sindicatos rurais convocam atos pró-Bolsonaro e contra STF

jair bolsonaro ruralistas agronegocio agricultura 768x440 1 Sindicatos rurais convocam atos pró-Bolsonaro e contra STF

Entidades de produtores rurais nos Estados organizam para o dia 15 de maio atos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo fim das medidas de isolamento social adotadas por governadores e prefeitos. Os organizadores afirmam ter o apoio de mais de 100 sindicatos rurais e pretendem mobilizar manifestantes para se concentrar na Granja do Torto, em Brasília, uma das residências oficiais do presidente.

Os eventos têm como principais articuladores a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), a Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra (Andaterra) e a Associação dos Cafeicultores do Brasil (Sincal). A mobilização é feita por meio de sindicatos vinculados às federações da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).

“Respeito à liberdade do povo, fim das políticas de lockdown, eleições com voto auditável. Estas são as pautas que o Movimento Brasil Verde e Amarelo, o agro e o povo pela democracia defenderão durante a manifestação do dia 15 de maio, em Brasília e nas principais capitais e cidades do País”, disse a presidente da Comissão de Agricultura, deputada Aline Sleutjes (PLS-PR) nas redes sociais.

Estadão

Previsão para o próximo trimestre é de chuvas intensas, 500 milímetros na faixa litorânea leste a 590 mm nas regiões agreste, oeste e central

O mês de maio começou com chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, com maior concentração na região de Mossoró, Vale do Assú e Médio Oeste, devido a atuação combinada entre a Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) e o Sistema Frontal (FF), é o que apontam as análises dos especialistas da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

De acordo com recente reunião com representantes de diversos órgãos do setor de meteorologia de estados como Paraíba, Bahia, Alagoas, Pernambuco e do Distrito Federal, os especialistas concluíram que a previsão para o próximo trimestre- maio, junho e julho de 2021- é de chuvas dentro da normalidade no Rio Grande do Norte.

“O acumulado previsto para próximo trimestre é de: 550 mm no Leste, 270 mm no Agreste, 140 mm na região Central e 180 mm no Oeste. Durante esses meses, poderão ocorrer eventos de chuvas intensas ao longo da faixa litorânea Leste devido à influência da região oceânica que está com as águas mais aquecidas do que o normal”, explicou o chefe do setor, Gilmar Bristot.

Para esta semana, o meteorologista analisa que a tendência é de ocorrência de chuvas em todas as regiões de Estado. “As chuvas deverão aumentar a partir desta terça-feira com maior intensidade nas Regiões Oeste e Central e se estenderem por toda a semana com a continuidade da atuação da ZCTI e FF sobre o estado”, comentou.

A temperatura deverá variar entre 24oC durante as madrugadas e as máximas em torno dos 30oC durante as tardes, em Natal e para o interior do Estado, no Seridó, mínimas deverão variar entre 20oC a 25oC e as máximas em torno dos 34oC. Nas regiões Serranas, as temperaturas oscilarão entre 20oC e 31oC.


RN recebe o primeiro lote da vacina da Pfizer com 7 mil doses do imunizante e mais 101.750 doses da vacina da Astrazeneca/Fiocruz

vaciona intervalo RN recebe o primeiro lote da vacina da Pfizer com 7 mil doses do imunizante e mais 101.750 doses da vacina da Astrazeneca/Fiocruz

Chegou nesta segunda-feira (3) ao Rio Grande do Norte (RN), o primeiro lote de vacinas da Pfizer com 7.020 doses da nova vacina. Este é o terceiro tipo de imunizante contra a Covid-19 disponibilizado ao público potiguar.

Elas estão destinadas para a primeira dose (D1) do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. De acordo com o MS, é recomendando um intervalo de 12 semanas entre a primeira e segunda dose da vacina.

Junto com o lote da Pfizer, o estado também recebeu lote da Astrazeneca/Fiocruz, com mais 101.750 novos imunizantes para ampliar a campanha no RN e também atender pessoas com comorbidades nesta nova fase. Com esses novos lotes, o RN ultrapassa a casa de 1 milhão de doses de vacinas recebidas contra o novo coronavírus.

Por orientação do Ministério da Saúde, como a vacina da Pfizer precisa ser armazenada em temperaturas negativas, apenas as capitais receberão os imunizantes. Assim, como Natal é que dispõe de ultrafreezers para o armazenamento adequado das doses, somente a cidade recebeu os imunizantes já distribuídos nessa segunda-feira.

A distribuição das vacinas contou com o auxílio de um caminhão da empresa Ster Bom para realizar o transporte dos imunizantes a uma baixa temperatura.

No último sábado (1º), o Rio Grande do Norte recebeu uma nova leva de vacinas, com 5.800 doses da Coronavac/Butantan, que devem ser utilizadas como segunda dose (D2), e as distribuiu na manhã desta segunda-feira.

Lewandowski suspende antecipação de vacina de policiais e professores

levandosqui Lewandowski suspende antecipação de vacina de policiais e professores

E porque não de policiais que estão ruas? Entendemos que os porfessores estão em casa.

Estão suspensos trechos de decreto estadual do Rio de Janeiro (RJ) que alteram a ordem de vacinação contra a Covid-19. A norma antecipa a imunização dos trabalhadores das forças de segurança e da educação para o mesmo período de imunização de pessoas idosas e antes de pessoas com comorbidades. A decisão é do ministro Ricardo Lewandowski, do STF.

O ministro também afirmou que pode estar caracterizada improbidade administrativa dos gestores da saúde pública local, caso sejam desperdiçados os recursos materiais e humanos já investidos na campanha de vacinação inicial.

A Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado do RJ, em ação cível pública, se posicionaram contra o decreto 47.547/21. A norma foi publicada no dia 30 de março e incluía profissionais da área de segurança, incluindo guardas municipais e a Defesa Civil, e da educação como prioritários no plano de imunização contra o coronavírus. 

O juiz Wladimir Hungria, da 5ª vara de Fazenda Pública, acatou parcialmente os pedidos das entidades para determinar que apenas os profissionais da área de segurança que atuam diretamente no combate à pandemia de covid-19 integrem, de maneira supletiva, o grupo prioritário de imunização estabelecido pelo decreto.

O magistrado também havia suspendido o artigo 4º do decreto, que incluía, sem apresentar subgrupos e de maneira genérica, trabalhadores da área de educação nas campanhas de vacinação a partir da segunda quinzena de abril.   

A decisão do juízo singular, no entanto, foi derrubada pelo presidente do TJ/RJ, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. Na decisão, o presidente do Tribunal considerou o posicionamento da Fiocruz, que divulgou a mudança do perfil dos profissionais hospitalizados contaminados pela covid-19. Desta decisão, a Defensoria Pública recorreu ao STF.

Evidências científicas

Ao apreciar o caso, o ministro Lewandowski afirmou que qualquer decisão concernente à ordem de prioridade da vacinação deverá levar em consideração as evidências científicas e análises estratégicas em saúde. “As autoridades governamentais, acaso decidam promover adequações do Plano às suas realidades locais (…) precisarão explicitar quantitativamente e qualitativamente as pessoas que serão preteridas, estimando o prazo em que serão, afinal, imunizadas”, disse.

Lewandowski confirmou entendimento anterior no sentido de que compete ao ministério da Saúde decidir sobre a ordem de vacinação; no entanto, em situações excepcionais, os outros entes federados podem alterar esta prioridade, desde que com evidências científicas, a fim de atender as peculiaridades daquele local. 

O ministro afirmou que, em sede liminar, não há como concluir sobre a existência ou não de uma intenção deliberada de frustrar os comandos do STF, especialmente no que se refere às decisões sobre a responsabilidade de todos os entes federados no combate à pandemia.

“Isso sem prejuízo do escrupuloso respeito ao prazo estabelecido pelos fabricantes das vacinas – e aprovado pela Anvisa – para a aplicação da segunda dose do imunizante naquelas pessoas que já receberam a primeira, sob pena de frustrar-se a legítima confiança daqueles que aguardam a complementação da imunização.”

Assim, até o julgamento do mérito da questão, Lewandowski decidiu suspender a decisão do presidente do TJ/RJ e, por consequência, restabelecer o julgado de 1º grau para criação de subgrupos nas áreas de segurança e da educação em estratégia de vacinação.

JUSTIÇA POTIGUAR

Pesquisa: Bolsonaro vence Lula em São Paulo (SP)

O presidente Jair Bolsonaro lidera a eleição presidencial para 2022 no Estado de São Paulo (SP), segundo o levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2021.

 Segundo a pesquisa, 32% dos eleitores paulistas votariam em Bolsonaro se a disputa fosse hoje e 23,7% no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Brasil registra 983 óbitos e 24 mil novos casos de COVID-19 nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (3):

– O país registrou 983 óbitos nas últimas 24h, totalizando 408.622 mortes;

É a primeira vez, em semanas, que o país fica abaixo dos mil óbitos diários.

– Foram24.619 novos casos de coronavírus registrados, no total 14.779.529 milhões pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 13.336.476, com o registro de mais 57.758 pacientes curados. Outros 1.034.431 pacientes estão em acompanhamento.