CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Ibope Goiás: Ex-presidente lidera corrida ao Planalto; Caiado ao governo estadual


Perillo e Lúcia Vânia favoritos ao Senado
Pesquisa Ibope encomendada pela Adial (Associação Pró- Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás) com coleta de dados deste sabado(14/07), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito entre os eleitores do Goiás na corrida pelo Planalto.
O petista é citado por 29% dos entrevistados na pesquisa estimulada. 
O 2º lugar é do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), com 23%.
Lula também tem vantagem na pesquisa espontânea – quando os próprios entrevistados dizem o nome do pré-candidato preferido. Neste cenário ele pontua 20% das intenções de voto e empata com o Bolsonaro, que aparece em seguida com 19%.
O número de eleitores goianos que pretende anular o voto ou votar em branco somados aos eleitores indecisos chega a 50%.
Fonte: Pesquisa Ibope contratada pela Adial. Foram ouvidas 812 pessoas do dia 7 ao dia 10 de julho. Margem de erro de 3 p.p e nível de confiança de 95%. Levantamento registrado no TRE - GO sob o nº 03704/2018 e no TSE sob o nº BR- 05247/2018.
Ibope testou 1 segundo cenário sem o nome de Lula. Neste, Bolsonaro lidera com 24% das intenções, Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) ocupam a 2ª posição com 11% e 9% respectivamente. 36% dos entrevistados não votariam em nenhum candidato ou não quiseram responder.

CORRIDA PELO GOVERNO

No levantamento do Ibope, o senador Ronaldo Caiado (DEM) lidera com folga a corrida ao governo do Estado. Ele pontua 37% das intenções de voto no cenário estimulado. O 2º lugar é disputado entre o atual governador do Estado, José Eliton (PSDB) com 11% e o deputado emedebista Daniel Vilela, com 10%.
A vantagem do democrata também é observada no cenário espontâneo, em que pontua 17% das intenções de voto, mais de 10 pontos percentuais a mais que o tucano José Eliton, que aparece com 4%.
Neste cenário, também foram citados os nomes de Marconi Perillo (PSDB) e Íris Rezende (MDB), apesar de ambos não serem potenciais pré-candidatos ao governo.

REJEIÇÃO AO GOVERNO

Ibope testou ainda o índice de rejeição dos principais postulantes ao governo. Caiado é o mais rejeitado pelos eleitores goianos, com 25%. Daniel Vilela (MDB) é rejeitado por 21% e José Eliton (PSDB) por 20%. Weslei Garcia, candidato do Psol ao governo, foi o menos rejeitado, com 11% das citações.

AVALIAÇÃO DE GOVERNO

O governo do tucano José Eliton é avaliado como ótimo ou bom por 21% dos eleitores. 29% disseram que é ruim ou péssimo e quase a metade (41%) classificou a gestão de José Eliton como regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário