CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quinta-feira, 16 de julho de 2020

A reação dos deputados sobre a reforma de Fátima Bezerra

Reforma da previdência de Fátima é pior que a de Bolsonaro? Vídeos ...
Os deputados Getúlio Rego, Tomba Farias, José Dias, Gustavo Carvalho, Nelter Queiroz , Kelps Lima reagiram a nota que foi divulgada pelas Federações da Industria, Comércio, Agricultura , Transportes do Rio Grande do Norte sobre a Reforma da Previdência que a governadora Fátima Bezerra quer aprovada pela Assembleia Legislativa.

Reforma da previdência de Fátima é pior que a de Bolsonaro ...
De Nelter:
Esse reforço faz cada vez mais minha reflexão que ando os ricos querem uma coisa não é bom para a população mais simples! Ditado velho esse!
De Zé Dias:
Por conta de nota de Federação alguma eu mudo me voto de jeito nenhum.

Brasil entra em acordo mundial de vacinas contra coronavírus, informa OMS


O Brasil apresentou uma manifestação oficial de interesse em participar do programa de financiamento chamado ‘COVAX Facility’, mecanismo projetado para garantir acesso rápido e equitativo global às vacinas contra a Covid-19, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (15).
Além do governo brasileiro, outros 74 países submeteram um pedido oficial para acelerar o acesso ao imunizador contra o novo coronavírus. 
No entanto, a OMS destacou que todos custearão as vacinas com seus próprios orçamentos de finanças públicas.

Infectologista Fernando Suassuna ao defender o uso da Ivermectina no tratamento precoce da Covid-19

 Médicos e pesquisadores divergiram nesta terça-feira (14) sobre o chamado tratamento precoce contra a Covid-19, que envolve medicamentos cuja eficácia para prevenir ou tratar a doença não está cientificamente comprovada. É o caso da cloroquina, da hidroxicloroquina e, mais recentemente, da ivermectina – um antiparasitário até então usado contra pulgas e piolhos. O debate virtual foi promovido pela comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha o combate ao novo Coronavírus.
A deputada e médica Carla Dickson (Pros-RN), que propôs a discussão do tema, disse que a urgência da pandemia a fez repensar a necessidade de comprovação científica da eficácia desses medicamentos. “Estamos falando de vidas e precisamos fazer alguma coisa”, disse ela. Defensora da cloroquina, a deputada Soraya Manato (PSL-ES) defendeu a autonomia dos médicos. “No momento, temos o kit Covid-19 e é o que estamos usando”, disse.
Por outro lado, a também médica e deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) discordou. “O que estamos debatendo é se há comprovação do benefício desses medicamentos. E a fala majoritária dos especialistas, infectologistas, da OMS [Organização Mundial da Saúde] é que não há”, disse Feghali. “Esse discurso que diz ‘não tendo nada eu dou isso aqui’, porque o paciente vai sair mais tranquilo, achando que está curado, esse não é nosso papel. Isso é propaganda enganosa”, completou
O secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Helio Angotti Neto, criticou a análise isolada de artigos publicados em revistas científicas e a politização do debate. “O ministério revisa diariamente a literatura internacional sobre diagnóstico e tratamento de coronavírus. Olhamos todo o contexto”, disse Angotti Neto. Ele citou diversos artigos que atestariam evidências favoráveis à cloroquina no tratamento precoce. “No tratamento precoce, tudo o que se tem é favorável”, disse.
Cotada para assumir o Ministério após a saída de Nelson Teich, a médica imunologista Nise Yamaguchi reforçou evidências da ação da cloroquina na fase de replicação viral (reprodução do vírus), mas reconheceu que faltam estudos conclusivos sobre a eficácia dos medicamentos. “Faltam os estudos randomizados, mas já temos uma meta-análise em andamento bem robusta”, disse.
Ivermectina
Médico infectologista , o presidente do Comitê Científico de Combate à Covid-19 de Natal (RN), Fernando Suassuna, disse que não há tempo para o academicismo. Ele defendeu o uso da ivermectina no tratamento precoce da Covid-19. “A ivermectina tem duas histórias: tem a de 40 anos na medicina tropical e, de 2016 até agora, a que envolve pesquisas na oncologia , no envelhecimento celular, no ciclo autofágico, que fazem dela uma droga imunomoduladora em potencial. Mas não falam disso. E ficam ridicularizando, porque é um remédio de verme”, disse.
Marido da deputada Carla Diclkson, Albert Dickson, médico oftalmologista e deputado estadual no Rio Grande do Norte, também defendeu o uso da droga. “Um amigo do meu filho usou ivermectina por conta própria, o que eu não recomendo, mas todos na casa dele pegaram Covid-19 e ele não”, disse.
Qualidade dos estudos

Uso de radiação nos pulmões de pacientes com Covid-19 pode acelerar recuperação, diz estudo

Uma pequena dose de radiação aplicada nos pulmões de pacientes com pneumonia causada pela Covid-19 pode ajudá-los a se recuperar mais rapidamente, mostra estudo feito com um grupo pequeno de pacientes.
A revisão por pares dessa pesquisa, procedimento usual na ciência para a publicação de artigos, ainda deverá ocorrer.
Médicos da Emory University de Atlanta, nos Estados Unidos, trataram 10 pacientes de novo coronavírus com radiação nos pulmões. Os dados foram comparados com os resultados de 10 outros pacientes de idade similar e que receberam os cuidados usuais, sem radiação.
Outros efeitos em potencial incluem menor média de tempo para a alta hospitalar (12 dias com radiação, 20 dias sem) e um risco mais baixo de precisar de ventilação mecânica (10% com radiação, 40% sem).

Viva o presidente; SBT tem audiência histórica com Flamengo x Fluminense

Jogada de mestre do presidente Bolsonaro levou SBT ao topo.
O SBT teve uma audiência histórica com a transmissão de Flamengo x Fluminense, partida que definiu o Campeonato Carioca de 2020. Na medição em tempo real da Kantar Ibope Media no Rio de Janeiro, sujeita a correções no dia seguinte, o canal atingiu 25,7 pontos de média entre 20h40 e 23h10, mesmo índice da Globo.
O SBT, apesar do empate geral, chegou à liderança na região em mais de uma ocasião. 
Às 21h21, quando o “Jornal Nacional” estava no ar, o placar estava 26 x 24,7. Às 22h36, contra “Fina Estampa”, 31,4 x 25,8. 
Às 22h57, contra “Jumanji”, 34,6 x 14,8. São, ao todo, mais de 60 minutos de liderança no minuto a minuto prévio, algo pouco usual para os padrões do mercado.

PIS-Pasep 2020-2021: abono salarial começa a ser pago nesta quinta para não correntistas da Caixa e BB


O abono salarial PIS-Pasep 2020-2021 começa a ser pago nesta quinta-feira (16) para os trabalhadores com direito ao benefício nascidos de julho (PIS) ou com benefício final 0 (Pasep). 
As datas valem para trabalhadores que não forem correntistas da Caixa ou do BB – no caso desses últimos, o dinheiro já foi creditado diretamente em conta.
O calendário de saques se estenderá até 30 de junho de 2021 (veja os calendários mais abaixo). 
No caso do PIS (trabalhadores do setor privado), os pagamentos são feitos de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. 
No Pasep (para servidores públicos), seguem o número final do benefício.

Para 60% dos brasileiros, STF decide politicamente, afirma Paraná Pesquisa

Levantamento nacional realizado pelo instituto Paraná Pesquisa apurou que a credibilidade do Supremo Tribunal Federal (STF) está perto do fundo do poço: quase 60% dos brasileiros (59,9%) consideram que os ministros da Corte decidem politicamente, ignorando aspectos técnicos dos processos que julgam. 
O Paraná Pesquisa consultou 2.395 eleitores em 170 municípios dos 26 estados e do DF, entre 11 e 15 deste mês.
Apenas 31% dos entrevistados atribuem credibilidade técnica ou jurídica às decisões do STF, enquanto 9,1% não sabem ou não quiseram opinar.
A campo da pesquisa se deu durante os dias em que repercutiu o ataque do ministro Gilmar Mendes ao Exército, associando-o a “genocídio”.
Especialistas em pesquisas acham que a reputação do STF está ruim mesmo, mas “a última do Gilmar” contribuiu para piorar essa situação.
A coluna solicitou um comentário do ministro Dias Toffoli sobre números tão desfavoráveis da pesquisa, mas o presidente do STF não respondeu.

Cláudio Humberto

Empresa aérea que leva as frutas do RN para Europa deixa de operar no Rio Grande do Norte e vai para Recife

A Lufthansa Cargo, companhia aérea alemã responsável pelo transporte semanal de frutas do Rio Grande do Norte para a Europa, deixará de operar pelo Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Esta é a última semana de atuação da empresa no Estado. A Lufthansa passará a utilizar o Aeroporto Internacional de Recife a partir da terça-feira, dia 21 de julho. 
A interrupção no transporte de cargas foi confirmado à TRIBUNA DO NORTE pelo diretor da Lufthansa no Brasil, Cleverton Holtz Vighy, e pela assessoria da Inframerica, consórcio que administra o terminal. Por voo, a Lufthansa transportava cerca de 60 toneladas, principalmente de pescado e frutas (melão e mamão).
“Após cinco anos de operação regular em Natal, exceto pelo hiato durante a obra de ampliação na pista – em setembro de 2017 – teremos neste sábado próximo, 18 de julho nosso último voo regular em Natal”, afirmou Cleverton Vighy. A companhia operava dois voos cargueiros regulares, por semana, no terminal com aeronaves dos modelos 777 e MD11,que têm capacidade para transporte de 100 toneladas. 
De acordo com o diretor da Lufthansa no Brasil, no primeiro semestre deste ano, a movimentação média chegou a 120 toneladas semanais para a Europa. Ou seja, perto de 2.400 toneladas no período.
“A transferência se dá”, diz o diretor da Lufthansa no Brasil, “pela baixa oferta de serviço das ESATAs (Empresa de Serviço Auxiliar de Transporte Aéreo) no aeroporto, inviabilizando a continuação da operação e não está relacionada diretamente a concessionária do aeroporto”. 
 As agências auxiliares de carga aérea executam os serviços de rampa e de pista nos aeroportos, de hotelaria e demais serviços conexos à navegação aérea ou à infraestrutura aeronáutica, fixados, em regulamento, pela autoridade aeronáutica. No Recife, os pousos ocorrerão às terças e sábados.