CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

domingo, 1 de maio de 2016

O QUE COMEMORAR NO DIA DO TRABALGHADOR, MEU POVO BRASILEIRO?



Assim como no Brasil em vários outros países o dia do trabalhador, dia 1° de Maio também é feriado, nesta data os trabalhadores descansam e comemoram a vitória por ter conquistado esse dia especialmente para eles em nosso calendário. Mas você sabe a História de como surgiu o Dia do Trabalhador – 1° de Maio? Abaixo vamos falar um pouco de como os trabalhadores conseguiram conquistar essa data no calendário.

Tudo começou no ano de 1886, nesse dia os trabalhadores realizaram manifestações nas ruas de Chicago nos Estados Unidos, a finalidade dessa manifestação era para reivindicar a redução da carga horária de trabalho para 8 horas diárias e com isto contou com a participação de milhares de pessoas. Neste dia teve inicio uma greve geral nos Estados Unidos. Logo no dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento e chegaram à conclusão de que vários manifestantes morreram em meio ao conflito com a polícia, que tinha como objetivo dispersar os manifestantes, mas as coisas não deram certo e acabaram matando sete agentes, com isto a polícia abriu fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e deixando várias outras feridas, esses acontecimentos passaram a ser reconhecidos como a Revolta de Haymarket. 

Três anos após este conflito, em específico no dia 20 de junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris chegou a decisão por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pela carga horária de 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o dia 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1º de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais. 

Logo no ano de 1919, no dia 23 de Abril o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países e dentre eles está o Brasil. 
Apesar de até hoje os trabalhadores estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu aprovação pelo Congresso para que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias. 
A diretoria colegiada da FITES deseja a todos os trabalhadores e trabalhadoras um feliz dia do trabalho... Fonte: Tudo na internet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário