CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

domingo, 11 de dezembro de 2016

APARELHO PROVÊ ÁGUA A PARTIR DE CONDENSAÇÃO DO AR E NÃO USA ENERGIA OU QUIMICAS

 WaterSeer: aparelho provê água a partir de condensação do ar e não usa energia ou químicos

Se você está lendo esta matéria, muito provavelmente tem acesso a água para beber, cozinhar, tomar banho… Mas, infelizmente, uma em cada três pessoas no mundo não dispõe do mínimo necessário desse recurso para sobreviver (cerca de sete xícaras diárias). Em todo o mundo, uma criança morre a cada 90 segundos por falta d’água; quase mil por dia têm o mesmo fim.

O WaterSeer é um mecanismo desenvolvido para amenizar esse problema em todo o mundo. A ideia é prover água limpa sem qualquer necessidade de conexão com energia elétrica e sem uso de químicos. O aparelho em questão condensa a água que está no ar e a disponibiliza, de modo simples, sustentável, com baixa manutenção e fácil instalação às comunidades que sofrem com a falta do recurso vital.

Como funciona?

Cava-se um buraco e o WaterSeer é inserido no solo em uma profundidade de pouco menos de dois metros. As laterais de metal da câmara subterrânea do aparelho são resfriadas pelo contato com o solo. No topo do item, o vento move pás conectadas a uma turbina, que empurra o ar para uma câmara de condensação. Quando o ar mais quente se resfria na câmara, o vapor de água se condensa nas laterais, caindo no reservatório. Por meio de uma bomba simples é possível retirar a água limpa. Como o solo é sempre mais fresco que a câmara subterrânea, o aparelho está sempre coletando água, dia e noite, mesmo se não houver vento.

Os fundadores do projeto, Nancy Curtis and Don Zacherl, trabalharam em conjunto com a Universidade de Columbia Berkeley e com o National Peace Corps Association, ambas instituições dos Estados Unidos, para desenvolverem um aparelho que entrega até 37 litros de água pura por dia! De acordo com a iniciativa (que não tem fins lucrativos), o design do WaterSeer se mostrou dez vezes mais eficiente que os de projetos similares.

O WaterSeer ganhou vida a partir de uma plataforma de financiamento coletivo. Mais de US$ 300 mil foram arrecadados. Os criadores da iniciativa pretendem expandir a ideia por diversos lugares do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário