Nesta terça-feira (09), o Governo Federal lançou a
4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que permitirá aos endividados
renegociarem suas pendências com os bancos pela Internet. A ação
acontece até o dia 31 de maio por meio do site consumidor.gov.br.
De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da
Justiça, uma força-tarefa está sendo iniciada para ajudar os
consumidores a solucionarem suas dívidas. Após o contato do endividado,
“a instituição financeira tem dez dias para responder e o consumidor tem
20 dias para dizer se aceita a proposta de renegociação ou se não tem
condições de aceitar”, explicou Arthur Rollo, secretário nacional do
Consumidor no Ministério da Justiça.
Entre as dívidas da população, o cartão de crédito é o principal
“culpado”, sendo responsável por 39% das queixas. Segundo o Banco
Central, clientes bancários chegaram a registrar quase 900 mil
reclamações contra instituições financeiras somente em 2016,
especialmente por conta dos juros altíssimos (considerados abusivos em
comparação aos padrões internacionais).
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