AgencGM7 * Gilmar Marques
A Escola Municipal Jonas Gurgel situada no bairro Leandro Bezerra em Caraubas, entra na sua fase de Plantão Pedagógico. Afinal o que
entende-se por envolvimento entre família e escola? Siga uma análise pela Luzinete
Rodrigues Pereira Brasileiro, divorciada, 37 anos Rua Coronel Antonio
Cavalcante Nº 54 centro- Buíque - PE Telefone: (87) 99994-4470/ E-mail: rluzinete08@gmail.com
Formação:
Magistério na Escola Vigário João Inácio Pedagogia na Universidade
Estadual Vale do Acaru-UVA Especialização em LIBRAS UNICID de São Paulo Pós-
Graduação em Educação de Jovens e Adultos - EJA do Campo AESA
PEDAGOGIA
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Vários pesquisadores tem discutido os diferentes mecanismos e
estratégias de integração ente pais e escola, reconhecendo suas peculiaridades
e apontando os pontos que favorecem e dificultam tal relação. Uma das primeiras
barreiras encontrada para a compreensão dos mecanismos e estratégias de
integração refere-se a definição do próprio termo de envolvimento. Afinal o que
entende-se por envolvimento entre família e escola?
Dois aspectos dificultam a compreensão do termo. O primeiro refere-se ao
uso de definições amplas e muito diferenciadas do termo na literatura, onde são
identificadas dos diferentes ações sobre a participação da família, por parte
da escola. Por exemplo oferecer aos pais informações e conceitos básicos sobre a
evolução e desenvolvimento dos seus filhos, no que diz respeito aos conteúdos e
conceitos acadêmicos.
O segundo aspecto que dificulta a compreensão do termo refere-se a
diversidade entre os ambientes da família e da escola. Além do reconhecimento
de que esses contextos onde o aluno realiza sua aprendizagem são diferentes e
diversificados, também é importante identificar e lidar com as similaridade e
diferenças entre eles.
Entretanto tais diferenças não constituem (ou não deveriam constituir um
impedimento para o envolvimento ou estabelecimento de relações entre a família
e a escola). Interligar estes dois contexto torna-se uma tarefa crucial para o
estabelecimento de políticas e implementação de programas educacionais.
As relações entre a família e a escola apresentam padrões e formas de
interação bem peculiares que precisam ser identificados e analisados com o
intuito de propiciar uma melhor compreensão não só dos aspectos gerais da
integração entre ambos como também daqueles mais peculiares a cada ambiente. A
tipologia proposta por Epstein engloba cinco tipos de envolvimento entre os
contextos familiar e escolar.
TIPO 1. OBRIGAÇÕES ESSENCIAIS DOS PAIS.
Reflete as ações e atitudes das famílias ligados ao desenvolvimento
integral da criança e a promoção da saúde, proteção e repertórios evolutivos.
Além da capacidade de atender ás demandas da criança, considerando sua etapa de
desenvolvimento para inserção na escolarização formal, é tarefa da família
criar um ambiente propício para a aprendizagem escolar, incluído a
comportamento sistemático e orientações contínuas em relação aos hábitos de
estudos e as tarefas escolares.
TIPO2. OBRIGAÇÕES ESSENCIAIS DA ESCOLA.
Retrata as diferentes formas e estratégias adotadas pela escola com
intuito de apresentar e discutir os tipos de programas existente na escola e
evidenciar os progressos da criança, em diferentes níveis, para os pais ou
responsáveis, a explicitação das normas adotadas, do funcionamento geral da
escola, dos métodos de ensino e de avaliação e abertura de espaços, onde os
pais possam participara ativamente e dar suas opções sobre estes tema é
estratégico.
TIPO 3 ENVOLVIMENTO DOS PAIS EM ATIVIDADES DE COLABORAÇÃO NA ESCOLA.
Refere-se à como os pais trabalham com a equipe da direção no que concerne ao funcionamento da escola com um todo, isto é, em programações , reuniões, eventos culturais, atividades extracurriculares e etc. este tipo de envolvimento viso auxiliar, professores, orientadores, coordenadores e apoio pedagógico em suas atividades especificas, que mediante ajuda direta, em sala de aula, que na preparação de atividades ligadas às festa.
TIPO 4 ENVOLVIMENTO DOS PAIS EM ATIVIDADES QUE AFETAM A APRENDIZAGEM E A APROVEITAMENTO ESCOAR, EM CASA.
TIPO 3 ENVOLVIMENTO DOS PAIS EM ATIVIDADES DE COLABORAÇÃO NA ESCOLA.
Refere-se à como os pais trabalham com a equipe da direção no que concerne ao funcionamento da escola com um todo, isto é, em programações , reuniões, eventos culturais, atividades extracurriculares e etc. este tipo de envolvimento viso auxiliar, professores, orientadores, coordenadores e apoio pedagógico em suas atividades especificas, que mediante ajuda direta, em sala de aula, que na preparação de atividades ligadas às festa.
TIPO 4 ENVOLVIMENTO DOS PAIS EM ATIVIDADES QUE AFETAM A APRENDIZAGEM E A APROVEITAMENTO ESCOAR, EM CASA.
Caracteriza-se pelo emprego de mecanismo e estratégia que os pais
utilizam para acompanhar as tarefas escolares, agendo como tutores, monitores
e/ou mediadores, atuando de forma independente ou Sab a orientação do
professor.
TIPO 5 ENVOLVIMENTO DOS PAIS NO PROJETO POLITICO DA ESCOLA.
Reflete a participação afetiva dos pais na tomada de decisão quanto às metas e aos projetos da escola. Retrata os diferentes tipos de organização, desde o estabelecimento do colegiado e da associação de pais e mestres até intervenções na política local e regional.
Reflete a participação afetiva dos pais na tomada de decisão quanto às metas e aos projetos da escola. Retrata os diferentes tipos de organização, desde o estabelecimento do colegiado e da associação de pais e mestres até intervenções na política local e regional.
Os pais devem participar ativamente da educação de seus filhos, tanto em
casa quanto na escola, e devem se envolver nas tomada de decisão e atividades
voluntarias, sejam esporádicas ou permanentes, dependendo de suas disponibilidades,
no entanto cada escola, em conjunto com os pais devem encontra formas
peculiares de relacionamento que sejam compatíveis com a realidade de pais,
professores, alunos e direção a fim de tornar este espaço físico e psicológico.
É importante ter em mente que, em todos os tipos de envolvimento
família-escola, a qualidade dos relacionamentos é mais importante que a
quantidade, como nem todos os pais tiveram boas experiências no período de sua
escolarização, tal foto faz com que eles transmitam percepções negativas da
escola para o seus filhos e adotem uma postura distante.
Restando pouco tempo para acompanhar a criança, mínimas oportunidades para realizar a aproximação com a escola, a indiferença quanto a sua presença na instituição são comuns no espaço escolar.
Restando pouco tempo para acompanhar a criança, mínimas oportunidades para realizar a aproximação com a escola, a indiferença quanto a sua presença na instituição são comuns no espaço escolar.
Outros fatores dificultam a aproximação entre pais e professores, dentre
eles, os barreiras culturais, especialmente quando a escola não os considera.
Portanto, é necessário que professores e diretores desenvolvam habilidades e
ações que explorem os diferentes níveis de experiências, conhecimentos e
oportunidades dos pais visando uma implementação mais efetiva do envolvimento
família- escola.
JUSTIFICATIVA
Hoje em dia há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família e junta os tomam-se lugares agradáveis para a convivência de nossos filhos e alunos. A escola não deveria viver sem a família nem a família sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcançar o maior objetivo, o melhor futuro para o filho e automaticamente para toda a sociedade.
Um ponto que faz a maior diferença nos resultados da educação nos escola é a proximidade dos pais no esforço diário dos professores. Infelizmente não poucos as escolas que podem se orgulhar de ter uma aproximação maior com os pais, ou de realizarem algumas ações neste sentido. Entretanto, estas ações concretas, visando atrair os pais para a escola, podem ser uma ótima saúde para formar melhore os alunos dentro dos padrões de estudos esperados em no sentido da cidadania.
Atualmente os pais devem estar cada vez mais atento em relação aos seus filhos, ao que eles falam ao que eles fazem às suas atitudes e comportamentos. E apesar de ser difícil, a escola também precisa está atenta. Eles comunicam-se conosco de várias formas: através de sua ausência, de sua rebeldia seus afastamento, recolhimento, chora, silêncio. Outro às vezes grita, zangam-se por nada, notas baixas na escola, mudanças na maneira de se vestir, nos gestos e atitudes, os pais devem perceber os filhos, muitos vezes através do comportamento, eles estão querendo dizer alguma coisa aos pais. E os pais na correria do dia a dia, não prestam atenção neste pequeno detalhe.
Hoje em dia há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família e junta os tomam-se lugares agradáveis para a convivência de nossos filhos e alunos. A escola não deveria viver sem a família nem a família sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcançar o maior objetivo, o melhor futuro para o filho e automaticamente para toda a sociedade.
Um ponto que faz a maior diferença nos resultados da educação nos escola é a proximidade dos pais no esforço diário dos professores. Infelizmente não poucos as escolas que podem se orgulhar de ter uma aproximação maior com os pais, ou de realizarem algumas ações neste sentido. Entretanto, estas ações concretas, visando atrair os pais para a escola, podem ser uma ótima saúde para formar melhore os alunos dentro dos padrões de estudos esperados em no sentido da cidadania.
Atualmente os pais devem estar cada vez mais atento em relação aos seus filhos, ao que eles falam ao que eles fazem às suas atitudes e comportamentos. E apesar de ser difícil, a escola também precisa está atenta. Eles comunicam-se conosco de várias formas: através de sua ausência, de sua rebeldia seus afastamento, recolhimento, chora, silêncio. Outro às vezes grita, zangam-se por nada, notas baixas na escola, mudanças na maneira de se vestir, nos gestos e atitudes, os pais devem perceber os filhos, muitos vezes através do comportamento, eles estão querendo dizer alguma coisa aos pais. E os pais na correria do dia a dia, não prestam atenção neste pequeno detalhe.
Por vez o jovem está tentado pedir ajuda, e mesmo achando que os filhos
anda maio estranho. Muitos consideram isso como normal, é só uma fase, e vai
passar. Podem dizer muito de problemas que precisam ser solucionadas, como
inadequação , dificuldades nas disciplinas com os colegas, com os professores e
outras causas. Ai entra a parceira família e escola. Uma conversa franca dos
professores com os pais.
Em reuniões simples organizadas, onde é permitido aos pais falarem conformarem sobre todos os assuntos. A construção desta parceria deveria partir dos professores visando com a proximidade dos pais na escola, que a família esteja cada vez mais preparada para ajudar seus filhos. Juntos famílias sentem-se impotente ao receberem, em suas mãos os problemas de seus filhos que lhe são passados pelos professores, não estão pronta para isso.
É necessário uma conscientização muito grande para que todos sentam-se envolvidos neste processo de constantemente educar os filhos. É a sociedade inteira a ser responsável pela educação destes jovens da nova geração. As crianças e jovens precisam sentir que pertencem a uma família. Sabe-se que a família é a base para qualquer ser, não refere-se somente a família de sangue, mas também famílias construídas através de laços de afeto. Família no sentido mais amplo é um conjunto de pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntos, de construírem algo d de ser complementarem. É através dessas relações que as pessoas podem der tornar mais humanos, aprendendo a viver o jogo da afetividade de modo mais adequado.
Na escola deve-se falar sobre amizade, sobre questões afetivas e respeito ao próximo. A necessidade de ser estudar família e escola onde o educar se esmeram em considerar o educando, não perdendo de visa a globalidade da pessoa, percebendo que, o jovem, quando ingressa no sistema escolar, não deixava ser filho, irmão, amigo e etc.
Em reuniões simples organizadas, onde é permitido aos pais falarem conformarem sobre todos os assuntos. A construção desta parceria deveria partir dos professores visando com a proximidade dos pais na escola, que a família esteja cada vez mais preparada para ajudar seus filhos. Juntos famílias sentem-se impotente ao receberem, em suas mãos os problemas de seus filhos que lhe são passados pelos professores, não estão pronta para isso.
É necessário uma conscientização muito grande para que todos sentam-se envolvidos neste processo de constantemente educar os filhos. É a sociedade inteira a ser responsável pela educação destes jovens da nova geração. As crianças e jovens precisam sentir que pertencem a uma família. Sabe-se que a família é a base para qualquer ser, não refere-se somente a família de sangue, mas também famílias construídas através de laços de afeto. Família no sentido mais amplo é um conjunto de pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntos, de construírem algo d de ser complementarem. É através dessas relações que as pessoas podem der tornar mais humanos, aprendendo a viver o jogo da afetividade de modo mais adequado.
Na escola deve-se falar sobre amizade, sobre questões afetivas e respeito ao próximo. A necessidade de ser estudar família e escola onde o educar se esmeram em considerar o educando, não perdendo de visa a globalidade da pessoa, percebendo que, o jovem, quando ingressa no sistema escolar, não deixava ser filho, irmão, amigo e etc.
A necessidade de se construir uma relação entre família e escola dever
ser para planejar, estabelecer compromissos e acordes mínimos para que o
educando/filho tenha uma educação com qualidade tento em casa quanto na escola.
O envolvimento e a participação no ambiente escolar são considerados
componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino.
Por: Luzinete Rodrigues da Silva
Luzinete
Rodrigues Pereira Brasileiro, divorciada, 37 anos Rua Coronel Antonio
Cavalcante Nº 54 centro- Buíque - PE Telefone: (87) 99994-4470/ E-mail: rluzinete08@gmail.com
Formação:Magisteria na Escola Vigário João Inácio Pedagogia na Universidade
Estadual Vale do Acaru-UVA Especialização em LIBRAS UNICID de São Paulo Pós-
Graduação em Educação de Jovens e Adultos - EJA do Campo AESA
Nenhum comentário:
Postar um comentário