Há exatos 30 anos, o Brasil dava um importante passo: promulgava a Constituição Federal de 1988 (CF).
A ConstituiçãoPromulgada em 5 de outubro de 1988, a Constituição Federal encerrou um período ditatorial, em que o Brasil mergulhou no caos civil e na censura à imprensa.
A Carta Magna deixou para trás a repressão do Estado às liberdades individuais e aos direitos fundamentais da população, tornando-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional.
"Com a nova Constituição e a redemocratização do Brasil, o País voltou a ter esperança, com possibilidades de limitação…", continue lendo em: https://www.oparana.com.br/noticia/opiniao-30-anos-da-constituicao-federal-de-1988
"Basta olhar para a situação da segurança nacional, educação, moradia, saúde, dentre tantos outros “direitos-problemas”…", continue lendo em: https://www.oparana.com.br/noticia/opiniao-30-anos-da-constituicao-federal-de-1988
A tarefa deve ficar para o próximo presidente eleito, uma vez que a alteração é considerada a mãe das reformas para resolver o impasse fiscal que limita o crescimento hoje. Não é a toa que o esforço das contas públicas comece pela Previdência. Os gastos nessa área foram os que mais cresceram no período. Em percentual do PIB, chegaram a 8,1% em 2016, quase quatro vezes acima do patamar de 1988 (2,5%). A rubrica já chega a mais de 60% do gasto federal.
1988/2018:
O Brasil tinha 75 milhões de habitantes, hoje: 208 milhões - taxa de desemprego em 3,8%, hoje: 12,1%.
Em 1988 jovens conquistavam o direito de votar aos 16 anos para votar para presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário