CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Em 2019, a Copa Oeste chega a 20ª Edição

Resultado de imagem para copa oeste 2019
Confira os campeões e os vice campeões:
1993: Tapuyo - Gv. Dix-Sept Rosado e Grossos;
1984: Calouros do Ar - Mossoró e ???;
1990: CSI - Itajá e ???;
1991: CSI - Itajá e ACDJ - Janduís;
1992: ACDJ - Janduís e Grossos;
1993: ACDF - Felipe Guerra e Grossos;
1994: Grossos e ???;
1995: Olho D'água do Borges e Alto Sport - Caraúbas;
1997: Rocas - Pendências e ACDF - Felipe Guerra;
1998: Baraúna e São Rafael;
1999: Apodi e Alto Sport - Caraúbas;
2000: ACEC Baraúnas - Mossoró e Internacional - Areia Branca;
2001: CSI - Itajá e Apodi;
2002: Baraúna e Tiradentes - Pau dos Ferros;
2003: CSI - Itajá e ACDF - Felipe Guerra;
2004: CSI - Itajá e F. Souto - Mossoró;
2009: CSI - Itajá e UFC - Upanema;
2010: Soc. Desp. Apodiense - Apodi e ACEC Baraúnas - Mossoró;
2018: Triunfo Potiguar e Serra do Mel.
A pesquisa continua e é´de todos e para todos que queira participar e ajudar.
Precisamos saber e/ou descobrir, o vice-campeão em 84, 90 e 94.
Os artilheiros em cada ano, ficha técnica das finais, campanha dos campeões, curiosidades e muito mais. 
Bandeira Praxedes Bandeira Em 1990 a decisão foi Apodi X Itaja. Apodi ganhou a final, mas a equipe de itaja entrou com um recurso alegando que a equipe de Apodi utilizou um atleta profissional, Rivaldo de Mossoró (que não era permitido na época), comprovado que que Rivaldo era profissional, itaja foi declarado campeão.
Contatos pelo 9-9937-3366. Enviar fotos, recortes de jornais e outros pelo e-mail: estacioze@hotmail.com p zap 9-9900-0816.
Conto e muito com a sua contribuição!!!

CONTINUE LENDO...

Copa Oeste - A Copa do Mundo do Oeste Potiguar chega a 20ª Edição
A Copa Oeste é promovida pela LDM (Liga Desportiva Mossoroense), com o objetivo de proporcionar oportunidades, a cidades, atletas amadores e profissionais, árbitros, comerciantes, vendedores ambulantes, imprensa e ouros seguimentos da sociedade regional.
A competição foi realizada pela 1ª vez em 1983, quando o Tapuyo da cidade de Gov. Dix-Spet Rosado, sagrou-se campeão, superando a Seleção de Grossos, numa decisão em 2 jogos (1x1 em Grossos e 4x2 em GVDR).
No ano seguinte foi a vez do Calouros do Ar de Mossoró conquistar o título.
De 1985 e até 1989, a competição deixou de acontecer. 
Em 1990, o certame voltou, quando deu-se, início o reinado do CSI, campeão daquela e da temporada seguinte.

O time de Itajá é disparado o maior vencedor do evento, pois além das conquistas de 1990 e 1991, levantou a taça também nas edições de 2001, 2003, 2004 e 2009. Se não bastassem os 6 títulos conquistados, os itajaenses nos apresentaram via Copa Oeste, nomes como Gilson Lopes, Neto Matias, Bebeto, Souza, Zé Ivaldo, Sinha e outros que brilharam no futebol profissional.
A década de 1990, marcou a consolidação da competição no calendário futebolístico da região, pois somente no ano de 1996, a disputa deixou de acontecer.
Assim, em 1991, se apresentou para duelar com o quase imbatível Esquadrão de Itajá, um dos melhores da região. 
Era o time da ACDJ, de Janduís, que naquele ano perdeu a final para o grande rival por 0x3, quando o menino Souza, vez 2 gols e Bebeto 1, em jogo, disputado no Nogueirão em Mossoró.

No entanto, já em 1992, o timaço de Janduís foi campeão invicto, derrotando no mesmo Nogueirão, o selecionado de Grossos por 2x1, com gols de Joca e Marabá.
No ano de 1993, o time da ACDF, de Felipe Guerra, conquistou o título ao derrotar no Nogueirão, a Seleção de Grossos, vencendo por 2x1, com 2 gols marcados por Haroldo Ferreira, que anos depois, foi eleto prefeito daquele município. 
A equipe de Felipe Guerra, é uma das mais tradicionais na competição, já que costuma participar e na maioria das vezes brigando pelo título, além de apresentar vários jogadores que disputaram também no futebol profissional.

A disputa de 1994, pois fim ao "quase" do futebol grossense, que depois de perder, 3 decisões, finalmente inscreveu seu no nome na galeria dos campeões do evento.
Em 1995, a Seleção de Olho D'água do Borges, também se inseriu, dentre os campeões, superando o valente time do Alto Sport de Caraúbas, comandado por Rivelino Câmara, atual prefeito do município de Patu. 
O time de Olho D'água, dirigido pelo prof. Charles Soares, ficou com o título, depois de empate por 1x1, no tempo normal, de 0x0 na prorrogação e da vitória por 3x2 nos tiros livres. 
A decisão, deu-se no Estádio municipal Antonio Lopes Filho em Apodi.

Depois da parada de 1996, a Copa Oeste volta no ano seguinte, quando o time do ROCAS do município de Pendências, acabou campeão, derrotando o ACDF, no Nogueirão em Mossoró. 
O título do time do Vale do Açú, veio somente nos tiros livres por 4x2, depois de empates por 0x0, no tempo normal e na prorrogação. 
No quadro de pendencias, destaque para o atleta Welington Jacaré, que depois atuou profissionalmente por times como ABC, Potiguar e Baraúnas, São Gonçalo, Macau, ASSU e Santa Cruz no RN e fora do estado em times como Imperatriz-MA, Central-PE e Corinthians-AL.

A temporada de 1998, consagra o futebol de Baraúna, com sua 1ª conquista, superando o Selecionado de São Rafael, com goleada na Final por 4x1.
Em 1999, o campeonato não permitiu, a inscrição de atletas profissionais e no final colocou frente a frente times de cidades vizinhas. 
Seleção de Apodi e Alto Sport de Caraúbas, fizeram uma das mais eletrizantes decisões de Copa Oeste. 
O duelo final aconteceu em Mossoró, no Estádio Nogueirão, que foi palco de um 3x3 no tempo regulamentar, 0x0 na prorrogação e 4x2 nos tiros livres em favor do quadro apodiense.

Em 2000, último ano do século passado, o time do Baraúnas, venceu o Internacional de Areia Branca, numa decisão que aconteceu em 2 jogos. No 1º jogo, disputado no Estádio Gentil Fernandes, na Salinésia e o 2º no estádio Nogueirão em Mossoró. O Leão, venceu por 2x0 e 1x0, respectivamente.
Em 2001, a primeira disputa do novo Millennium, marca a volta da supremacia itajaiense na competição. Naquela disputa de 2001, título para o CSI, que venceu a Seleção de Apodi por 2x0 em Itajá e por 2x1 na casa do adversário.
Em 2002, o título volta para a cidade de Baraúna, vencendo na decisão, por 2x0, diante de seu torcedor, o Tiradentes de Pau dos Ferros. Time da Polícia Militar da Capital da Tromba do Elefante, foi comanda naquela oportunidade pelo Major Antonio Cipriano. 
A equipe de Baraúna, formada quase que totalmente por profissionais e em plena atividade era comandada pelo competente Onesimar Fernandes.

Nos anos de 2003 e 2004, o CSI de Itajá, conquista seu 2º bi- campeonato, repetindo o feito de 1990-1991. 
Primeiro, levou a melhor no confronto diante do ACDF, quando goleou em Felipe Guerra por 6x1 e confirmou o titulo no 2º jogo, disputado na cidade das cerâmicas. 
E no segundo, vitória diante do F. Souto de Mossoró.

A competição sofreu a sua segunda grande parada, deixando os desportistas da região sem sua principal competição de 2005 a 2008.
Em 2009, a competição volta, a acontecer, e novamente, deu CSI de Itajá na cabeça. Na decisão, vitória sobre o Upanema Futebol Clube, por 2x0, em jogo disputado no Nogueirão em Mossoró.
Em 2010, a Sociedade Desportiva Apodiense, ganhou do Baraúnas no Nogueirão em Mossoró por 1x0, gol de Canindezinho.
Infelizmente a competição sofreu mais uma parada em 2011, só voltando em 2018, quando a Seleção de Triunfo Potiguar, venceu a disputa diante da Seleção de Serra do Mel. 
Mais uma vez, a disputa aconteceu no Nogueirão em Mossoró. 
No placar final 2x1 para os triunfenses, com gols de Jefinho, atual artilheiro do Brasil e Campeonato Estadual. 
Aliás, ninguém, fez mais gols que o Jefinho na Copa Oeste de 2018, no total, foram 13 gols em 11 partidas.

Gostaria de ressaltar que estou pesquisando sobre a Copa Oeste. 
Tenho objetivo de suprir uma enorme pobreza de informações sobre esta que é a mais tradicional e importante da região. 
Com isso espero trazer a luz, os feitos de vários atletas profissionais e amadores, dirigentes e donos de times, técnicos, auxiliares, árbitros e de tantos outros personagens deste que para mim é a nossa Copa do Mundo.

Como toda pesquisa, essa é desafiadora, portanto, queria aqui lançar o desafio a tantos e quantos queiram fazer parte desta jornada.
Comecei essa trajetória no ano passado e nos últimos 2 meses tenho me medicado mais. 
Nos últimos dias consegui contatos e contribuições de pessoas como Bandeira Praxedes Bandeira Aldenir Silva, Prof. Charles Soares, Joca Dantas Melica Macena, Maraba Izidio, Haroldo Gurgel Fernandes Gurgel, Geomar Praxedes, Roberto Hellinks Santos Silva, Dacildo Viage Pra Natal Encomenda Emerson Pinheiro, Rivelino Câmara, Welingnton Jacare e espero que daqui para frente mais pessoas possam se integrar e fortalecer este time.

Desde já agradeço aos que já abraçaram este desafio e convido e conclamo a participação de todos. 
Essa conquista já lograda e as que estão por vir, são dedicadas e para o deleite de vocês e de todos os demais que fizeram como protagonistas essa linda epopeia.

Para finalizar por enquanto gostaria de pedir a gentileza e ajuda de amigos como Lucílio Filho Cici radialista assuense; radialista e historiador do futebol potiguar Marcos Trindade Radialista e de Fábio Willard de Oliveira, da TCM, co-promotora e parceira da competição atualmente divulgar e preencher lacunas desta linda história.
Informações, fotos, recortes de jornais, campanha de cada campeão e vice campeão, artilheiros e etc, enviar para o estacioze@hotmail.com; ou para o zap: 9-9900-00816, ou ligar no 9-9937-3366
Aos interessados, a nossa Copa do Mundo!!!

Um comentário:

  1. parabens pelo trabalho de resgate do futebol do oeste. A Copa oeste e tantas outras competições do estado são esquecias e não ficam para a historia. Estou publicando sua pesquisa no nosso site tambem.ok https://futguar-futebolpotiguar.blogspot.com/

    ResponderExcluir