O Instituto Butantan só entregou, até o momento, os estudos pré-clínicos à submissão contínua da Anvisa, análise para agilizar o registro da vacina contra a Covid-19.
Os estudos pré-clínicos são aqueles realizados em laboratórios e nos animais, que antecedem os estudos feitos em humanos e são divididos em 3 fases. Segundo fontes da CNN, nenhum dos ensaios feitos em humanos, na fase 1 e na fase 2, foram entregues aos técnicos da Anvisa para análise do pedido de registro.
Em entrevista à CNN, o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que não há como entregar o resultado de um estudo clínico que ainda está em andamento. “Estamos aguardando os resultados de eficácia, não pode ser submetido um estudo que está em andamento”, disse, acrescentando que o sistema de submissão contínua é recente e, quando houver o resultado de todas as fases, eles serão inseridos.
Nesta quarta (28), ele havia dito que não hava mais tempo para começar a vacinação neste ano por conta do atraso na autorização dos insumos para a produção da Coronavac no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário