Escrito por Robson Pires em . O blogue do Xerife concede o DIREITO de RESPOSTA ao Governo do RN meramente por EDUCAÇÂO, pois essa “ruma de mentira” e de ataques ao bom jornalismo – que não é CHAPA BRANCA – preocupa, e muito, a Governadora Fátima Bezerra e a sua Assessora de Comunicação que controla a mídia vendida no Estado a MÃO de FERRO, Guia Dantas.
Só para se ter uma ideia, os 10 leitos relacionados mais abaixo pelo Governo do RN para Caicó (RN) ainda vão ser disponibilizados. Inda falam no DIREITO de RESPOSTA que os leitos FORAM ou estão sendo REVERTIDOS ainda. Não é uma piada? Lá embaixo da nota tem o relato do que diz o jornalista Gustavo Negreiros em seu conceituado Blog sobre o assunto para comprovar tudo o que disse.
Mas, vamos ao DIREITO DE RESPOSTA que Guia “Mão de Ferro” Dantas pediu:
Sobre reportagem publicada por este blogueiro, nesta quarta-feira (9/12), sob o título “A picaretagem da comunicação de Fátima”, que classifica como mentirosas as informações divulgadas pelo Governo do RN a respeito da quantidade de leitos hospitalares estruturados por ocasião do atendimento aos pacientes com Covid-19 no Rio Grande do Norte, cabe repor a verdade e ressaltar a importância da prática do bom Jornalismo.
As informações são públicas, e não foram demandadas em nenhum momento por este “blogueiro”, que prefere atacar em detrimento ao compromisso com o leitor e exposição da informação correta. O Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estruturou 611 leitos clínicos e de UTI em todo o Rio Grande do Norte, seja em parceria por meio de TAC ou direta, enviando equipamentos, e cofinanciando com repasse de recursos. Entre as ações mais recentes, na última sexta-feira, dia 4, o Governo do RN reverteu 89 leitos de UTI em diversas regiões do estado. Os dados detalhados estão disponíveis a qualquer cidadão, e seguem abaixo para publicação por este “blogueiro”, que certamente os publicará em pleno compromisso com a verdade:
DETALHAMENTO SOBRE LEITOS COVID-19 NO RN
1° Região (Agreste) – Total = 11
5 UTI | 6 clínicos.
2° Região (Oeste) – Total = 145
76 UTIs | 62 clínicos | 7 estabilização
3° Região (Mato Grande) – Total = 35
15 UTIs | 18 clínicos | 2 estabilização
4° Região (Seridó) – Total = 61
35 UTIs | 26 clínicos
5ª Região (Potengi/Trairí) – Total = 35
11 UTIs | 20 clínicos | 4 estabilização
6° Região (Alto Oeste) – Total = 18
10 UTIs | 6 clínicos | 2 estabilização
7ª Região (Metropolitana) – Total = 290
173 UTIs | 111 clínicos | 6 estabilização
8ª Região (Vale do Açu) – Total = 16
10 UTIs | 4 clínicos | 2 estabilização
ANTES DA PANDEMIA
RN: 555 leitos de UTI – desses, 384 disponibilizados para o SUS. Dos 384, 232 são leitos públicos (municipal e estadual) e 152 são privados/filantrópicos, disponibilizados para o SUS.
O estado contava com 2.245 leitos clínicos de enfermaria, segundo o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde);
Desse total de leitos segue a lista do que já foi revertido:
Oeste
11 leitos críticos no Tarcísio Maia (a UTI com 9 leitos foi transformada em Covid e a Covid, com 20, foi transformada em leitos geral)
18 leitos clínicos no Hospital Rafael Fernandes
10 leitos no Hospital São Luiz (atualmente, são 30 leitos críticos nessa unidade, além dos clínicos).
SOBRE 0S 89 LEITOS REVERTIDOS A PARTIR DE 4 DE DEZEMBRO/2020
Os 53 leitos de UTI e 36 clínicos serão distribuídos da seguinte forma nas regiões:
Região Metropolitana de Natal
10 UTI + 10 clínicos – João Machado.
Seridó
10 UTI Caicó
Oeste
1 UTI + 10 clínicos – Pau dos Ferros
10 UTI São Luiz
6 clínicos Assu.
Agreste e Mato Grande
10 UTI João Câmara.
6 UTI Santo Antônio.
Trairi/Potengi
São Paulo Potengi
6 UTI + 10 clínicos
Região Metropolitana de Natal
6 leitos críticos no Walfredo Gurgel
10 leitos críticos e 10 leitos clínicos no Hospital João Machado
20 leitos críticos e 20 leitos clínicos desativados na LIGA – todos os equipamentos serão encaminhados para serviços de saúde do Estado
10 leitos críticos no Hospital Belarmina Monte, que não era do Estado, mas foi cofinanciado
10 críticos no Hospital da Polícia Militar do RN
Seridó
10 leitos críticos no Regional do Seridó
Os leitos do Estado que foram revertidos serão, ou já foram, transformados em leitos de UTI ou clínicos e de estabilização.
PS: O que disse Gustavo Negreiros no seu blogue com o título: COMUNICAÇÃO PICARETAGEM.
Vejamos:
Comunicação institucional é muito importante, o problema é quando é usado de forma picareta. O governo do estado insiste em dizer que abriu 600 leitos COVID-19. O que é mentira.
No Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana do Novo
Coronavírus, na página 29, tem a relação dos leitos abertos. O governo do estado contar 120 leitos do hospital de campanha de Natal (RN) como abertos pelo estado é doloso. 20 leitos do hospital de campanha de Parnamirim (RN). Como também somou leitos de São Gonçalo (RN), Macau (RN) e Mossoró (RN).
A falta de responsabilidade tem que levar essa cambada da comunicação do governo do estado a responder por improbidade administrativa, já que manipulam as informações de forma assintosa para ludibriar a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário