CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Vou viajar e quero atrasar a menstruação. O que fazer?

 

Você certamente já foi tomada pelo desejo de atrasar a menstruação, seja por diversos motivos, principalmente no caso de viagens, não é? Nesse artigo você poderá descobrir se isso é possível e como não menstruar.

A probabilidade de praticamente todas as mulheres do mundo já terem desejado a atrasar a menstruação por causa de uma viagem ou passeio é imensa. A menstruação é um período em que a mulher vive alguns desconfortos corporais e precisa ter mais atenção e cuidados nos dias em que ela acontece.

E, definitivamente, esse não é o tipo de plano esperado por ninguém que queria viajar ou ir a um evento ou passeio importante. Ao longo dos anos, alguns métodos para atrasar a menstruação surgiram. E hoje, falaremos mais sobre eles, como eles funcionam, quais são os riscos e tudo mais. Acompanhe esse artigo e entenda melhor.

É realmente possível atrasar a menstruação?

Sim, é possível atrasar a menstruação. Com o passar dos anos, a medicina foi evoluindo e conquistando novas possibilidades, inclusive em relação ao período menstrual.

Existem muito métodos contraceptivos que são capazes de pausar ou suprimir a menstruação, como pílulas anticoncepcionais, DIU’s trabalhados com hormônios, injeções de progesterona e muitas outras possibilidades.

Com esses avanços, os métodos têm se tornado cada vez mais eficazes e seguros. E o uso deles, além de tornar a menstruação um evento raro, ainda são capazes de evitar uma gravidez indesejada, em muitos casos, promovendo uma melhor qualidade de vida.

A menstruação é necessária para uma boa saúde?

Apesar de ser um evento natural do organismo feminino, a menstruação cientificamente é apenas um sinal de que a mulher ovulou e não houve a fecundação, ou seja, não engravidou. Não possui mais nenhum significado além desse. Logo, não existem provas de que ela seja realmente necessária.

Até o presente momento, nenhum estudo medicinal pode comprovar sua necessidade, ou mesmo que menstruar todos os meses seja sinal de uma boa saúde.

Há poucas gerações, as mulheres não menstruavam com frequência pelo fato de emendarem uma gestação em outra, e essas mulheres raramente apresentaram problemas de saúde, especialmente por não menstruarem todos os meses.

Deixar de menstruar ou atrasar a menstruação faz mal?

Assim como menstruar todos os meses não é sinal de uma boa saúde, deixar de menstruar ou atrasar a menstruação também não implica necessariamente em um malefício à saúde.

Pelo contrário, existem casos em que os desconfortos, como cólicas e efeitos promovidos pela ovulação e menstruação, são muito extremos, e suprimem toda a qualidade de vida das mulheres por um bom período. Nesses casos, usar métodos para evitar a menstruação é altamente recomendado, desde que acompanhados por um médico.

Atrasar a menstruação por causa de uma viagem é ruim? Como conseguir atrasá-la?

Como dito anteriormente, a menstruação não se trata de um evento necessário, logo, atrasá-la por causa de um evento importante não apresenta maiores riscos. No entanto, é importante que isso seja feito da maneira correta.

Os meios mais comuns para atrasar a menstruação são os métodos contraceptivos já conhecidos:

  • Pílulas anticoncepcionais;
  • Injeções de progesterona;
  • DIU hormonal;
  • Adesivos hormonais;
  • Implantes subcutâneos.

Porém, eles funcionam apenas se você já faz uso deles. Em todos os métodos citados, o uso é feito de uma maneira similar. Por exemplo, no caso das pílulas, o indicado é que se tome um comprimido ao dia, durante 21 dias, e faça uma pausa (para que a menstruação aconteça), para então iniciar uma nova cartela de comprimidos.

Se você faz uso de pílulas anticoncepcionais, basta emendar uma cartela a outra, não fazer essa pausa, e consequentemente sua menstruação será evitada. O mesmo procedimento funciona para os demais métodos.

Além dos métodos contraceptivos, atualmente já existem medicamentos desenvolvidos especialmente para atrasar a menstruação, como o Noretisterona, que permite atrasar o ciclo em até duas semanas. Se você quiser conhecer mais métodos ou medicamentos para esse fim, consulte um médico ginecologista e se informe melhor.

Viu só? Agora você pode viajar e atrasar sua menstruação quando quiser, afinal, há várias opções para isso e tomando os devidos cuidados não há nenhum risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário