O Ministério da Saude busca abrir um diálogo com o governo dos Estados Unidos para tratar de medidas de combate à pandemia de Covid-19. Um encontro entre as partes deve acontecer nos próximos dias após o Brasil demonstrar interesse na doação de 10 milhões de doses da AstraZeneca, que estão estocadas nos EUA.
Fontes da pasta da saúde disseram que o Ministério de Relações Exteriores já entrou em contato com os americanos, que deram sinal verde para alinhar a reunião. A farmacêutica AstraZeneca também deve participar do encontro.
O governo federal acelerou as tratativas após o governador do Piauí, Wellinton Dias (PT), que comanda a temática da vacina no Fórum Nacional dos Governadores, avaliar pedir a liberação de doses do imunizante ao presidente dos EUA, Joe Biden.
Os EUA adquiriram 30 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, que ainda não podem ser aplicadas, porque o laboratório não terminou os testes da fase 3 em solo americano.
Para solicitar os 10 milhões de doses, a estratégia do Ministério da Saúde é mostrar para o governo americano que a doação não vai interferir e nem atrasar a campanha de imunização deles. O plano dos EUA é intensificar o ritmo de vacinação no país e ter doses suficientes para imunizar toda a população acima de 18 anos até meados de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário