CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Deputados do RN aprovam criação do Dia de Conscientização e Combate às Fake News de autoria do deputado Hermano Morais/PSB

Lei de Combate à Fake News é sancionada e ALPB realiza seminário sobre o  tema nesta quinta - Assembleia Legislativa da Paraíba

O que é Fake News? De um modo simples, trata-se daquela notícia falsa que tem a intenção de propagar uma mentira ou induzir em erro os receptores da mensagem, seja ela parcial ou total, buscando algum retorno financeiro ou não.

As fakenews que têm prejudicado muito a coletividade, isso é verdade. Mas como fazer para dar um basta nesta situação? Não é facil quando o pais esta dividido a meio, uns defendendo o governo e outros acusando como se fosse uma guerra de quem mente mais, lembrando o 1º de Abril, consagrado popularmente como o Dia da Mentira. 
Tanto a oposição como o defensores de governadores e prefeitos, como tambem do presidente disseminam fakes a torto e a direito nas redes sociais, o que fica dificil de controlar e saber se realmente tem veracidade o conteúdo explicito se há uma pitada de ódio para se divulgar.
Portanto, no Rio Grande do Norte ficou instituído para se comemorar no 24 de março, o Dia Estadual de Conscientização e Combate às Fake News, que ora, coincide com o Dia Internacional do Direito à Verdade.
O projeto que espera sanção da governadoria é de iniciativa do deputado Hermano Morais (PSB). Parabéns deputado. Existem projetos em outras federações em que pode gerar tres anos de cadeia para o autor quando se propagar a mentira como verdade.
 

“E,afinal de contas, o que é uma mentira? É apenas a verdade mascarada.” (George Lord Byron)

“Com o engodo de uma mentira, pesca-se uma carpa de verdade.” (William Shakespeare)

1. História

Notícias falsas existem desde os primórdios da humanidade, como se noticiou[2]: 

“O historiador Robert Darnton, que é professor emérito da Universidade Harvard, conta que 

as notícias falsas são relatadas pelo menos desde a Idade Antiga, do século 6: 

“Procópio foi um historiador bizantino do século 6 famoso por escrever  a história do império 

de Justiniano. Mas ele também escreveu um texto secreto, chamado ‘Anekdota’, 

e ali ele espalhou ‘fake news’, arruinando completamente a reputação do imperador 

Justiniano e de outros. ‘Era bem similar ao que aconteceu  na campanha eleitoral americana’, 

diz Robert Darnton ao jornal Folha de São Paulo.”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário