O helicóptero Ingenuity, da Agência Espacial estadunidense (Nasa), realizou o primeiro voo em Marte, conforme anunciado na manhã desta segunda-feira (19). O helicóptero integra a missão do robô Perseverance, que chegou a Marte em fevereiro.
Esse é o primeiro voo controlado realizado em outro planeta. A tentativa deveria ocorrer em 11 de abril, mas foi adiada para ajustes no sistema.
Ingenuity alçou voo a 3 metros acima da terra vermelha e se manteve instável por 30s no ar, segundo divulgado pela Nasa. As informações completas do voo e novas imagens devem ser divulgadas em breve pela agência.
“Não sabemos exatamente onde Ingenuity nos levará, mas os resultados de hoje indicam que o céu – pelo menos em Marte – pode não ser o limite”, afirmou Steve Jurczyk, administrador interino da Nasa, ao anunciar o sucesso do voo.
O helicóptero tem cerca de 49 cm de altura, 1,8k kg e 4 pás com 1,2m de largura. A aeronave não tem elementos científicos.
Segundo a Nasa, seis engenheiros participaram da missão do voo. O Perseverance foi utilizado para dar suporte ao voo, intermediando a comunicação entre o helicóptero e a missão de controle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário