Enquanto no Brasil as montadoras tentam tirar o máximo de eficiência de pequenos motores flex, na Europa já se usa uma solução mais racional há muito tempo. Por lá, qualquer veículo pode utilizar um propulsor a diesel, como os de caminhões e picapes, desde que respeitem os limites de emissões de poluentes do Velho Continente.
Mas, por que nós não temos carros pequenos a diesel também? Essa é a hora de jogar a culpa no governo, pois veio dele uma lei que proíbe veículos de pequeno porte de utilizar esse tipo de motor. E a regra é de 1976, o que significa que, por conta de uma legislação de 45 anos atrás, o seu carro precisa ser movido a gasolina ou etanol.
O que determina isso hoje é a Portaria nº 23 do Departamento Nacional de Combustíveis, que substituiu a Lei nº 346 de 19 de novembro de 1976, redigida pelo então Ministério da Indústria e Comércio do regime militar. No entanto, vale lembrar que eram tempos de crise do petróleo e a importação de combustíveis estava afetando a balança comercial brasileira. Sendo assim, a medida foi tomada para priorizar o uso de diesel em transportes de carga, geradores e máquinas agrícolas.
Ela poderia ter sido revista em 1994, quando a portaria em vigência foi publicada, mas o governo da época preferiu manter a regra do jeito que estava. Se você queria saber somente o motivo de você ser proibido de ter um carro pequeno a diesel como os europeus, é por conta de uma regra velha que nunca foi alterada.
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