A maioria dos ministros do STF rejeitou pedido do PSB contra a realização da Copa América no Brasil. O partido contestou a autorização de Jair Bolsonaro para o país sediar o evento, mas os ministros consideraram que tal decisão é dos governadores.
Até o momento, votaram nesse sentido Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
Nenhum dos governadores se opôs a abertura dos estádios onde ocorrerão os jogos — Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás. A responsabilidade por qualquer surto será deles, conforme o voto de Cármen Lúcia, relatora da ação.
Ainda ontem, Bolsonaro enviou ao STF pareceres favoráveis do governo à Copa América no Brasil.
Advocacia-Geral da União e Secretaria-Geral da Presidência argumentaram que será seguido um protocolo que prevê vacinação e testagem de jogadores, comitivas e árbitros, além de reiterar que não haverá público nas arenas.
Mesmo assim, Lewandowski, Fachin e Gilmar Mendes exigiram que o governo federal envie à Corte um plano para impedir o avanço da Covid durante a realização do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário