CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Cingapura decide interromper contagem diária de casos de Covid-19: “De agora em diante será tratada como uma Gripe”

Cingapura, um dos países asiáticos que melhor administrou a pandemia do vírus chinês, declarou que a partir de agora o vírus será tratado como outras doenças endêmicas, como a gripe. O plano pode se tornar um modelo para outros países que buscam retornar à vida normal após dezoito meses de restrições.

Não haverá metas de transmissão zero, e o governo planeja não anunciar mais números de casos diários de Covid-19. A quarentena será descartada para os turistas, as medidas de bloqueios e rastreamento serão eliminadas e o contato de pessoas próximas aos infectados não terá que ser isolado.

O anúncio foi feito pelos principais ministros de Cingapura que integram o grupo de trabalho do governo sobre a pandemia, e marca uma mudança radical do modelo de transmissão zero adotado por diversos países da Ásia e do Pacífico. Modelo este que, embora tenha se comprovado bem-sucedida para prevenir grandes surtos, prevê medidas de quarentena rígidas com penalidades severas.

A ideia central é que, como possivelmente a Covid-19 pode nunca desaparecer, é possível conviver com ela normalmente, segundo entende os ministros do Comércio, Gan Kim Yong, das Finanças, Lawrence Wong, e o ministro da Saúde, Ong Ye Kung. O posicionamento destes ministros foi explicitado em artigo no jornal Straits Timesesta semana.

O vírus continuará a sofrer mutação e, portanto, sobreviverá em nossa comunidade. Todos os anos muitas pessoas pegam gripe. A grande maioria se recupera sem ser hospitalizada e com pouca ou nenhuma medicação. Mas uma minoria, principalmente os idosos e as pessoas com comorbidades, podem adoecer gravemente e alguns sucumbir”, afirma o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário