Desde o começo deste ano, a Justiça anulou 19 investigações ou ações penais que tramitavam contra o ex-presidente e ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é do site R7.
A suspensão em série dos processos teve início com a decisão do STF que considerou o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro parcial na condução das ações contra o petista na Justiça Federal do Paraná.
A decisão dá fôlego para que outros réus, colaboradores e condenados também peçam a revisão de seus processos em todas as instâncias, e abre brecha, inclusive, para a anulação de acordos de colaboração, o que geraria um prejuízo imenso aos cofres públicos.
No momento, Lula responde a apenas um processo na Justiça Federal de Brasília, em que é acusado de tráfico de influência e corrupção em um processo para a compra de caças destinados à Força Aérea Brasileira (FAB).
Entre os casos anulados estão os relacionados ao triplex do Guarujá, que chegou a levar Lula à cadeia por 580 dias, e do Sítio de Atibaia. Os imóveis teriam sido repassados ao ex-presidente em forma de propina em troca de favorecimentos à Construtora OAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário