Lira criticou o “monopólio absurdo” da Petrobras sobre o gás de cozinha e
disse que a companhia prioriza a distribuição de dividendos. Segundo
ele, o foco da discussão não é nem mudar a política de preços da estatal
nem a diretoria da empresa.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje, em entrevista à Rádio Novas de Paz (PE), que tem vontade de privatizar a Petrobras e que conversará sobre o assunto com a equipe econômica.
A declaração do presidente ocorreu em meio a reclamações de que ele tem poder limitado no preço do combustível, mas que é apontado como culpado a cada aumento do item.
“Eu já tenho vontade de privatizar a Petrobras, tenho vontade, vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer, porque, o que acontece? Eu não posso, não é controlar, não posso melhor direcionar o preço do combustível, mas quando aumenta a culpa é minha. Aumenta o gás de cozinha, a culpa é minha, apesar de ter zerado o imposto federal”, afirmou o presidente.
A declaração vem após o ministro da Economia, Paulo Guedes, defender na véspera que o governo possa vender ações da petroleira estatal em momento de valorização dos papéis para distribuir parte dos ganhos à população mais vulnerável.
As ações preferenciais da Petrobras saltaram após os comentários de Bolsonaro, avançando 1,9% para R$ 30,20 reais no pregão da manhã de hoje(14/10).
Lira questiona: “Não seria o caso de privatizar a Petrobras?”
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), questionou nesta quarta-feira, 13, se “não seria o caso de privatizar a Petrobras”. Em entrevista à CNN Rádio, ele afirmou que a empresa hoje atua num limbo entre o público e o privado.
Lira criticou o “monopólio absurdo” da Petrobras sobre o gás de cozinha e disse que a companhia prioriza a distribuição de dividendos. Segundo ele, o foco da discussão não é nem mudar a política de preços da estatal nem a diretoria da empresa.
“Ela só escolhe os melhores caminhos para performar recursos para distribuir dividendos. Essa é a pergunta que tem que ser feita: Então não seria o caso de privatizar a Petrobras? Não seria a hora de se discutir qual é a função da Petrobras no país? É distribuir dividendos para os acionistas?”, afirmou. As informações são da Revista Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário