A
educação apresentou índices positivos crescentes nos últimos anos, como
no número de crianças e jovens matriculados, de alunos que concluíram o
ensino fundamental e médio e ainda nos dados sobre desempenho escolar,
enquanto a taxa de abandono caiu. Entretanto, muito ainda falta para que
o país atinja patamares ideais de escolaridade: no segundo trimestre de
2015, estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
mostrou que 8,3% da população do Brasil com mais de 14 anos estudou
menos de um ano; 30,3% possui ensino fundamental incompleto e 7,7% não
terminou o ensino médio.
Na região Nordeste, a fatia sem instrução chega a 15,2%, frente a
4,8% no Sudeste. Há dez anos, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF)
visitou crianças do bairro Canaã, em Caruaru (PE), onde havia estado,
semanas antes, o então presidente Luís Inácio Lula da Silva, e encontrou
uma situação crítica: crianças que não sabiam ler ou escrever e
frequentavam a escola para receber a merenda. Voltou lá dez anos depois
e, em entrevista ao Correio, Buarque atestou que pouco mudou na vida
delas.
Os agora adolescentes não concluíram o ensino fundamental, são
analfabetos funcionais e seguem dependentes do Bolsa Família.
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