Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer
de próstata. Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e
diagnóstico desse tipo de câncer, entidades médicas em todo o mundo
iniciam neste mês campanha chamada Novembro Azul. No Brasil, a campanha
será lançada oficialmente neste domingo(1º), durante o 35º Congresso Brasileiro
de Urologia, no Rio de Janeiro. O movimento surgiu na Austrália, em
2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de
novembro.
De acordo com o médico Alfredo Canalini, membro da Comissão de
Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o foco da
campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata,
principalmente aos 50 anos, e mais ainda para aqueles que são do fator
de risco, que envolve história familiar forte para câncer de próstata e
homens afrodescendentes.
“A gente lamenta que alguns desses casos
[câncer de próstata] não são feitos no momento em que a doença é
inicial. Por isso, a gente enfatiza muito o aspecto do exame rotineiro
do homem”, disse ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário