Atitudes que podem ser consideradas assédio moral no ambiente de trabalho
Há
uma grande quantidade de atitudes de um gestor que causam
constrangimentos ao funcionário. E, resumidamente, o assédio moral
ocorre ao se colocar um indivíduo em uma situação constrangedora
repetidamente. Duas vezes já caracterizam repetição.
Compreender e
evitar essas situações são atitudes fundamentais para a retenção dos
funcionários, preservar o clima organizacional e atrair novos talentos
para a organização. Se não por isso, servem também para reduzir os
riscos jurídicos da empresa.
Entre as atitudes mais comuns de
assédio moral está o feedback negativo de maneira não apropriada.
Criticar alguém em voz alta na frente de seus colegas de profissão é
constrangedor. Além de desmotivar e desmoralizar a pessoa, causa medo em
todos os demais, de que o mesmo ocorra com eles. Feedback é a
competência que exige mais treinamento por parte dos líderes, e sua
execução errada é motivo recorrente de assédio moral.
Uma situação
mais sutil ocorre quando o líder estabelece metas inalcançáveis para o
subordinado. É o caso de, em plena crise econômica, o gerente definir
que as vendas devem aumentar 20%, por exemplo. Como alguém cumprirá
isso? E, se o fizer, qual o custo pessoal envolvido em horas sem dormir,
ausência no ambiente familiar e um grande estresse?
Outra
situação comum, mas também discreta, é a do líder que não oferece
informações necessárias para que o funcionário execute a tarefa de
maneira apropriada, em menor tempo ou com maior qualidade. Em casos
extremos, o líder induz o profissional ao erro.
Observe que isso
causa, propositalmente, um ciclo no qual o funcionário faz algo errado e
recebe um feedback negativo; na sequência, nova tarefa, também com os
mesmos vícios de comportamento da liderança, e o processo se repete.
A
vítima, por fim, acredita que não é capaz de fazer as tarefas sob sua
responsabilidade, se desmotiva e, ou pede demissão, ou transforma-se em
alguém resignado. É tudo que a empresa não precisa, principalmente se
for um profissional com qualidade e que necessite apenas de um ambiente
saudável para desenvolver suas atividades.
Muitos gestores se
surpreenderiam com a resposta à seguinte pergunta: por quais doenças de
meus liderados eu sou responsável? A qualidade de vida de todos diminui
quanto menos consciente for um gerente de suas responsabilidades, não
apenas com o resultado, mas também com a maneira como ele é obtido.
Ele pode causar um clima desanimador, estressante e empobrecedor, ou promover um ambiente relevante, marcante e inspirador.
O
assédio moral é cada vez mais identificável e intolerável nas
organizações. Um bom líder sabe evitá-lo e reprimir aqueles que o fazem.
Afinal, se queremos resultados duradouros, devemos fomentar a
permanência na empresa dos melhores talentos, de maneira saudável e
produtiva.
Vamos em frente!
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