Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma fonte importante
de acesso a notícias. Contudo, esta tendência começa a mudar. A
conclusão é do Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters,
um dos mais conceituados do mundo. O estudo, divulgado nesta semana,
entrevistou milhares de pessoas em 37 países para entender os hábitos de
consumo de jornalismo.
Segundo a pesquisa, o índice de pessoas que se informam pelas redes
sociais caiu em diversos mercados importantes, como Estados Unidos (6%),
Reino Unido e França. “Quase a totalidade disso se deve à diminuição da
busca, publicação e compartilhamento de notícias do Facebook”, analisam
os autores. Apesar disso, a rede social ainda é a mais utilizada para
ler notícias (36%), seguida de Whatsapp (15%), Twitter (11%), FB
Messenger (8%) e Instagram (6%).
Na comparação entre países, o Brasil ainda é o local pesquisado em
que o Facebook tem maior popularidade como fonte de notícias (66%),
seguido por Estados Unidos (45%), Reino Unido (39%) e França (36%).
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