A construção civil potiguar apresentou alta em julho, após estar por 81 meses em queda, segundo levantamento feito pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). O último mês com resultado positivo aconteceu em setembro de 2013.
A Sondagem da Indústria da Construção Civil, publicada este mês, mostra uma retomada em relação ao ritmo de atividade verificado nos últimos meses de 2019. Os indicadores de expectativa também sugerem um cenário menos adverso para os próximos meses. Todos apresentaram crescimento na passagem de julho para agosto, o que mostra menor pessimismo dos empresários.
Apesar do resultado, o nível de atividade ainda foi considerado, pela maioria dos empresários, como abaixo do padrão usual para os meses de julho. Acompanhando o desempenho positivo da atividade, o nível médio de utilização da capacidade de operação (UCO), também subiu, atingindo 43%, o nível mais alto para um mês de julho desde 2017, quando o indicador alcançou 44%.
O número de empregados, por sua vez, apontou recuo, ainda que menos acentuado do que no levantamento anterior. É importante salientar que a Construção foi um dos setores industriais menos impactados pela pandemia do coronavírus, e tem mostrado uma rápida capacidade de recuperação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário