CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Barra Torres: Sputnik V causou 92% dos eventos adversos na Argentina

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmou, nesta terça-feira (11/5), que 92% do total de eventos adversos registrados em pessoas vacinadas na Argentina ocorreram da aplicação de doses da vacina russa Sputnik V. Ele presta depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

“Da Argentina, vem uma informação que é bastante relevante e nós temos que ter atenção. A vacina Sputnik V comparece com um percentual de 57% de toda vacinação. Entretanto, dos eventos adversos apontados, veja bem não estou falando de eventos adversos graves, ela [a vacina russa] comparece com 92%”, explicou.

Segundo Barra Torres, os números decorrem de solicitação feita pela agência reguladora aos países que já encomendaram doses dos imunizantes.

O diretor-presidente afirmou que, dos 58 países que já compraram as vacinas, 24 responderam que não estão utilizando a Sputnik V. “Onze dos 58 países não responderam. Os países que estão efetivamente usando estão aplicando quantitativo pequeno”.

Ele lembrou que a vacina russa é a primeira registrada no mundo, em agosto de 2020. Isso, no entanto, não implica dizer que o imunizante é seguro, conforme o diretor da agência. “Corrida vacinal não é quem larga na frente, é quem chega na frente”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário