CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

quarta-feira, 15 de junho de 2016

ORIGEM DO MENSALÃO: PT PODE FICAR TRES MESES SEM RECEBER FUNDO PARTIDARIO DEVIDO EMPRESTIMO PAGOU AO BANCO RURAL


O PT corre o risco de ficar três meses sem receber repasses do fundo partidário em pleno ano eleitoral. A legenda perdeu todos os recursos que apresentou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para reverter decisão de 2015 que suspendia a transferência de recursos por esse período.

UM FIO
O processo foi encaminhado anteontem ao gabinete do presidente do TSE, Gilmar Mendes, para que a assinatura dele seja colhida e a decisão, publicada. Depois disso começa a execução. Os advogados do PT dizem que vão recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar suspender a medida.


UM FIO 2
Uma resolução do TSE impede bloqueios no segundo semestre justamente para não comprometer o funcionamento de partidos em período eleitoral. O PT tentará ganhar tempo para evitar o bloqueio ainda neste ano. A legenda recebe R$ 7,9 milhões por mês do fundo partidário.


MEMÓRIA
O PT foi condenado porque, em 2009, usou recursos do fundo partidário para pagar o empréstimo que tomou no Banco Rural em 2003 e que deu origem ao mensalão.


MEMÓRIA 2
Como a operação bancária foi considerada apenas uma simulação no julgamento do escândalo pelo STF, o tribunal eleitoral considerou que o uso dos recursos do fundo para pagar o empréstimo era irregular.


SOMA ZERO
O PT ainda responde a outra ação no TSE, que determina o pagamento de multa de R$ 7 milhões por irregularidades na prestação de contas da campanha de 2010.


VOO LIVRE
Dilma Rousseff segue com agenda de viagens, apesar da proibição de usar aviões do governo em deslocamentos para outras cidades que não Porto Alegre e Brasília. Na segunda (20) ela vem a SP para o lançamento do livro "A Resistência ao Golpe de 2016", na Casa de Portugal.


LINHA DIRETA
José Yunes assumiu o comando do PMDB municipal com apoio de Marta Suplicy e Paulo Skaf, presidente da Fiesp. Um dos amigos mais próximos e assessor direto do presidente Michel Temer, ele vai comandar a campanha da senadora à Prefeitura de SP.

Colunista Monica Bergamo

Nenhum comentário:

Postar um comentário