Os brasileiros estão mais confiantes na economia do país e com a possibilidade de uma melhoria em sua situação financeira. É o que mostra a pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O índice de confiança do consumidor brasileiro aumentou 2,4% entre setembro e outubro, elevando a medição de 41,3 pontos para 42,1 pontos.
Pela metodologia, em uma escala de 0 a 100 pontos, quanto mais
próximo da pontuação máxima, maior é a percepção de otimismo. O
Indicador de Confiança é composto pelo Subindicador de Expectativas, que
subiu de 52,7 para 54 pontos, e pelo Subindicador de Condições Atuais
(de 29,8 pontos para 30,3 pontos).
Na avaliação do presidente da CNDL, Honório Pinheiro,
o país está retomando o crescimento, embora ainda de forma lenta. Ele
acredita que a percepção virá nos próximos meses e com isso haverá um
resgate maior da confiança. “A mais aguardada mudança é a redução do
desemprego, que já registrou queda nos últimos meses, mas ainda
permanece elevado e foi fortemente influenciado pelo aumento da
informalidade”, disse o executivo.
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