05/02/2020 - Por Blog da HCS-Manguinhos e Portal de Periódicos Fiocruz*
Confira a seleção de artigos da Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos
Hoje (5/2), o Plenário do Senado aprovou o projeto que regulamenta as medidas que deverão ser adotadas pelas autoridades sanitárias em caso de emergência de saúde pública provocada pelo coronavírus (PL 23/2020).
A proposta prevê, entre outros pontos, o isolamento, quarentena e fechamento de portos, rodovias e aeroportos para entrada e saída do país. Na última segunda-feira (3/2), o Ministério da Saúde já havia reconhecido a emergência sanitária internacional do coronavírus, elevando o nível da resposta brasileira para Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), mesmo sem nenhum caso confirmado de coronavírus no Brasil.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem participado ativamente dos esforços para enfrentar o problema: criou uma Sala de Situação em Saúde dedicada a ampliar o conhecimento, monitorar e acompanhar a situação do novo coronavírus e integra o Centro de Operações de Emergências (COE) do Ministério.
Revisitando a história das grandes epidemias
Com o mundo em alerta para evitar a disseminação do coronavírus, que já matou centenas e infectou milhares de pessoas na China, é interessante rever a história das grandes epidemias — como a gripe espanhola, que matou mais de 50 milhões de pessoas no mundo há um século.
Veja o que a revista científica HCS-Manguinhos já publicou sobre o tema:
Nenhum comentário:
Postar um comentário