CBN Noticias plugada diretamente com ReporterGM7

terça-feira, 7 de julho de 2015

MENINO OU MENINA? DIA DA RELAÇÃO SEXUAL AJUDA A DEFINIR SEXO DO BEBÊ



Marina Oliveira e Rita Trevisan
Do UOL, em São Paul
  • Getty images
    Escolher o dia do mês para a concepção aumenta chances de escolha do sexo do bebê
    Escolher o dia do mês para a concepção aumenta chances de escolha do sexo do bebê

Quando finalmente conseguiu engravidar de uma menina, Eva, que hoje está com dois anos e meio, depois de ter dois filhos meninos, a apresentadora Angélica, 41, revelou em entrevistas ter recorrido a uma tática aliada à famosa tabelinha: teve relações sexuais dois dias antes do início da ovulação. Pode parecer estranho, mas a estratégia de escolher alguns dias do mês para a concepção realmente ajuda a determinar o sexo do bebê.

Existe uma explicação científica para isso: os espermatozoides que carregam o cromossomo masculino e o feminino possuem características diferentes. Enquanto o que gera menino é menor, mais leve, rápido e frágil, o da menina tem mais peso e perde em velocidade, porém, é mais resistente.

"Cientistas das décadas de 1970 e 1980 mostraram que, se você tem relação sexual cerca de dois dias antes da ovulação, a chance de nascer uma menina é maior, porque o espermatozoide feminino consegue esperar pelo momento da ovulação. O masculino não, por ser menos resistente", explica o obstetra e ginecologista Fábio Cabar, especialista em reprodução humana e médico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

Por outro lado, se a pretensão é engravidar de um menino, o melhor momento para ter relações sexuais é no dia do início da ovulação. "Os espermatozoides que carregam o cromossomo Y são mais rápidos e conseguem chegar antes ao óvulo", explica a médica Paula Bortolai, do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, de São Paulo.

Seguindo essas recomendações, a possibilidade de conceber um bebê de um sexo ou de outro aumenta, mas não é garantida. "Você pula de uma chance de 50% para até 80%. É um cenário mais otimista, mas não preciso", declara Cabar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário